25.9.17

7 jornada: Toma, toma! Aprendam jornalistas!

Hoje ficou a conhecer-se outra faceta de Miguel Cardoso: o psicólogo educador. Viram aquela flash interview? Eu não, mas ouvi na Linear que dá no mesmo. E que tal?

Eu acho que aquilo foi uma aula de psicologia senhores! Há que educar os jornalistas a verem o copo meio cheio e não meio vazio. Então que pretende o nosso treinador? Que se use linguagem positiva quando se analisa os jogos. Foi como se estivesse a dizer aos srs. jornalistas que a quem vê, lê ou escuta se deve mostrar e realçar o lado bonito da coisa, um bocado como à semelhança do que se faz com as crianças, com os nossos filhos, quando por exemplo nos dão aqueles desenhos que necessitam que a criança explique o que é e a que depois reagimos realçando a bela combinação de cores escolhida. Acção negativa, reacção negativa: pergunta sobre o lado negativo da prestação, resposta sentida e enérgica embrulhada em Psicologia.

Ah, o jogo,  o jogo. Vamos fazer o que nos diz o treinador, só realçar o positivo. ...mas isso já ele fez e vou estar aqui a repeti-lo. É melhor dizer o que penso.
(foto: Rio Ave FC)

O Rio Ave tem um modelo de jogo e é-lhe fiel. Os adversários já perceberam e respeitam muito o nosso clube. O jogador do Aves que foi à flash interview não teve problemas em admitir isso. Isso é bom, denota crescimento mas tem este lado perverso da atitude adversária. Sabem o que me lembra o nosso Rio Ave? Aquele  Barcelona de Guardiola que esmagava na posse de bola. A diferença é que aquele Barcelona tinha executantes incríveis com os quais só podemos sonhar. O Barcelona também tinha um lado entediante no seu futebol, mas depois tinha artistas que resolviam jogos e faziam os adversários tremer de medo. E esse tal de tédio resultava amiúde em goleadas. Entendam-me, não é uma crítica negativa. Eu acho que percebi onde o nosso treinador quer chegar: com mais controlo, com mais posse, vamos ganhar mais vezes e ditar mais vezes o destino dos encontros. A nossa equipa também ainda estará a melhorar a sua compreensão do modelo e daqui para a frente vai ser ainda melhor.

Ontem foi estéril na obtenção de golos, foi às vezes aborrecida (e agora faltava aqui o "mas" para acabar com o lado positivo) e eu não gostei muito. (......mas acredito que virão dias melhores! Pronto, assim ninguém se zanga)