24.2.17

Algumas ideias sobre o futsal

Tenho evitado falar sobre o comportamento desportivo da nossa equipa senior de futsal, sobretudo por não ter muitas coisas boas para dizer.
Devo dizer que a classificação atual e os resultados conseguidos não me surpreendem: o futsal em Portugal atingiu um nível qualitativo que não se compadece apenas com muita entrega e profissionalismo.
É preciso talento e isso é mais raro (e caro...).
Falta talento individual na nossa equipa, um ou dois jogadores que façam a diferença, que resolvam, que desequilibrem (Simas, que não é um fora-de-série, é muitas vezes suplente no Módicus...).
Paulo Morim teve tempo para escolher os jogadores, mas provavelmente não teve o dinheiro suficiente para contratar um dois talentos que equilibrassem um plantel.
Resultado: a sete ou oito jornadas do fim, estamos em lugar de descida.
Dos jogos que vi, não se pode apontar falta de empenho à equipa. Mas, como se sabe, só isso não chega.
Do final da primeira volta ainda se falava em disputar os oito primeiros, agora luta-se para não descer de divisão.
Têm a palavra os jogadores e a equipa técnica (se achasse que mudar o treinador resolveria, não teria problemas em o assumir, mas não tenho essa certeza). Boas notícias: o calendário não é desfavorável).
PS - Dos seis últimos classificados, o único clube de uma sede de concelho, com uma dimensão digamos 'nacional', é o Rio Ave. Como é que possível os outros cinco terem mais argumentos financeiros do que nós, alguns deles clubes de freguesia ou de lugares de freguesia???