13.10.16

O caminho para a felicidade

Ser feliz no futebol é vencer os jogos. Para vencer temos de marcar golos. E se o adversário também marcar, marcar mais do que ele.

Em 9 jogos o Rio Ave já marcou 10 golos. A média é superior a 1 golo por jogo, mas este é um dos casos em que a estatística pode ser enganadora, porque na verdade não marcámos golos em todos os jogos. No entanto, os números são entusiasmantes, porque marcámos em 8 jogos. O jejum foi só na abertura oficial da época, no jogo fora com o Slávia.

clicar na imagem para aumentar
O gráfico acima mostra-nos os marcadores de golos do Rio Ave. Guedes é líder com 2 golos. Este ano, porém, o avançado não vai conseguir repetir o feito de de 2015/2016 de marcar em todas as competições em que o Rio Ave participa. O nosso golo na Liga Europa foi marcado por Ruben Ribeiro. O médio criativo não voltou a marcar com a camisola do Rio Ave desde então.
Olhando à divisão por sectores, vemos que são os médios os que mais acertam na baliza dos adversários. Há 5 golos marcados pelos homens do míolo, contra 3 dos avançados e 2 dos defesas.

Já no que toca aos sofridos, são também 10 golos. 8 de bola corrida, 1 após um canto e outro na recarga a um penalty. Nós de bola parada só temos mesmo o que Marcelo marcou de cabeça após um canto contra o Porto.