19.9.16

Positivo e Negativo contra o Sporting

Positivo
O futebol praticado. Não só na primeira parte, que foi o melhor que já vimos este ano, mas em todo o jogo. Positivo, incisivo, prático, eficiente. Venham mais 29 jogos assim!

Gil Dias. Ao vê-lo jogar ontem lembrei-me de Van Gaal ainda treinador do Barcelona a comparar Kluivert com Sonny Anderson: o primeiro melhor a jogar com menos espaço e o segundo melhor para jogos onde o adversário não marcasse tão em cima. Gil Dias parece-me um jogador para o segundo tipo de jogos. Ontem foi brilhante na forma como explorou os espaços que lhe deram e soltou-se de tal forma que rebentou com a defesa adversária. Brilhante!

Separar adeptos na bancada coberta. A ideia não é consensual e vi que colheu a ira de muitos rioavistas (nunca é fácil fazer alguém abdicar de um direito que entende adquirido, obrigando a que se mudem hábitos de muitos anos). Mas eu concordo com a ideia, em teoria. Sabemos que haverá sempre nos jogos grandes quem se misture com os adeptos do Rio Ave, seja por ser adepto também do adversário, seja por outro motivo qualquer. Separar não resolve tudo e até pode criar outros problemas (cabem todos os sócios de coberta num só sector? Se chove fica toda a gente abrigada?...) mas a mim agradou-me a solução. Evitam-se atritos e confusões e, em teoria, reunimos a força toda num sector. O que terá falhado foi a comunicação aos sócios de que seria assim. Eu, pelo menos, não li nada sobre o assunto, nem ouvi.

Negativo
Hoje é segunda-feira, continuo pobre e a ter de trabalhar para viver.