23.8.16

2j jornada - Braga: Afinal, bom ou mau?

Bom, para mim bom.
Nenhuma equipa gosta de ter de jogar com Porto e Braga a abrir o campeonato. Mesmo esperando-se que o Rio Ave tivesse já outro ritmo por ter participado numa pré-eliminatória da Liga Europa, a verdade é que ficámos pelo caminho e o ritmo e entrosamento desejados ainda não chegaram. Juntando a isso temos um novo treinador com um novo esquema táctico preferencial, novos jogadores e já tivemos castigos e lesões a atrapalhar. É uma mistura muito pouco homogénea, para não dizer perigosa em alguns aspectos.

Pareceu-me mais uma vez é que a equipa não está confortável. Se os 4 da defesa se vão mantendo coesos na hora em que o perigo lhes chega aos seus terrenos, daí para a frente há muitas movimentações que carecem de encaixe. Serão Tarantini, Pedro Moreira e Wakaso demasiado "farinha do mesmo saco" para um só criativo mais solto? Os 2 da frente sabem como se movimentar sem ter uma referência de área? Isto são apenas perguntas de quem não é treinador e estava habituado a anos de 4-3-3, com mais ou menos variações ofensivas ou defensivas.

Hoje o Braga em teoria estaria muito por cima de nós em termos de qualidade de plantel. Não demorou a tentar demonstrar isso, mas também não me pareceu uma equipa assim tão forte. Pelo menos não tão forte como a que no ano passado nos vergou com uma pesada derrota. Nós mesmo confusos e mesmo um pouco apáticos fomos dando conta do recado. Eles estavam por cima, criavam algumas ocasiões, mas nem muito flagrantes nem muito perigosas. E o Rio Ave em pézinhos de lã chegou-se à frente e marca com uma bela jogada em que Pedro Moreira aparece em corrida a fazer de ponta de lança e a baralhar as contas dos centrais adversários marcando de cabeça. O resultado não se adequava nada ao domínio que o Braga ia tendo, mas meus caros, estando o Rio Ave na frente isso pouco importava,

Virámos assim o jogo na frente, fomos aguentando com mais ou menos calafrios, até que a nossa teia cedeu e o Braga empatou. Pelo meio levantámos mais a cabeça e de corda mais esticada até perdemos oportunidades para marcar mais golos. No fim parecia que o delicioso gelado que estávamos a comer se tinha fracturado e caído ao chão, deixando-nos desconsolados. Eu não tenho grandes queixas, mesmo assim. Posso achar que não estamos a jogar muito, mas repito que até agora foram sempre adversários muito fortes que nos tocaram na Liga e empatar em Braga é sempre um resultado positivo.