24.5.16

Estatística da época (6): o onze tipo.

Olhámos para os números mais relevantes dos nossos jogadores e chegámos ao 11 tipo da época, aqueles que mais minutos somaram. Temos então:
Cássio;
Lionn, Marcelo, Roderick e Edimar;
Wakaso, Tarantini e Bressan;
Ukra, Yazalde e Heldon.


clicar na imagem para aumentar
Resulta esta combinação numa réplica perfeita do habitual esquema táctico em 4-3-3 apresentado pelo Rio Ave (mais adiante vamos ver que não vai ser assim em tudo que analisámos).

Curiosidades:
- Cássio, Lionn, Edimar, Marcelo, Wakaso e Tarantini aparecem no top 11 de presenças, minutos e na média de minutos por presença. Estes foram de facto a coluna vertebral da equipa, aqueles que em condições normais seriam sempre as primeiras escolhas do treinador, excepção talvez de Roderick que começou na sombra de Capela, mas aproveitou a lesão do colega para se fixar na equipa;
- Este onze acumulou 64 cartões, 62 amarelos e 2 vermelhos directos;
- Em termos de golos, vale 21 golos marcados para 41 sofridos. Deste 11 tipo não fazem parte o 1º e 3º melhores marcadores do Rio Ave, Guedes e Postiga. Postiga porque chegou ao Rio Ave em Fevereiro apenas e com algumas limitações físicas, já Guedes porque apesar de estar no grupo dos 5º em presenças, foi 12º em tempo de jogo e 22º em termos de média de minutos por presença. Os dois avançados juntos marcaram mais de 1\4 do total dos golos na Liga.