23.5.16

Estatística da época (5) - Wakaso, o gigante... amarelo

clicar na imagem para aumentar
34 jogos, 95 cartões*, 88 amarelos, 5 duplos amarelos e 2 vermelhos directos, 22 jogadores na lista disciplinar, 12 dos quais a  terem de cumprir castigos.

Wakaso foi o que mais vezes foi parar nas fichas disciplinares. O médio foi suspenso por 3 vezes ao completar sucessivamente séries de amarelos que implicam suspensão: 5+4+3. Ainda assim, o médio não foi expulso nenhuma vez. De resto nenhum jogador do Rio Ave foi expulso mais que uma vez. Edimar somou 9 amarelos e também surge destacado em 2º nesta tabela, cumprindo também 2 jogos de suspensão. Surpreendente é ver Cássio como o 3º jogador com mais cartões. Não só porque Cássio é um jogador tranquilo, mas também porque é guarda-redes. Mas as perdas de tempo foram o calcanhar do nosso novo Rei. Com os amarelos e a expulsão na jornada 26 na Madeira com o Nacional foram 2 castigos que teve de cumprir. Também suspensos por 2 vezes estiveram Tarantini e Marvin, se bem que o um dos castigos do holandês resulta de ter sido expulso nos 1/8 final da Taça de Portugal quando fomos a Setúbal eliminar o Vitória nos penalties.

Destaco ainda aqui Capela. O defesa que somou quase mil minutos em 11 presenças só viu 2 cartões amarelos. O destaque vai para o facto de os ter visto no mesmo jogo (8ª jornada, fora com o Estoril, empate a 2 golos) com um intervalo de 23 minutos. 

* contar os nossos cartões chega a ser penoso. As fichas de jogo dos jornais e mesmo as da Liga contêm imensos erros e vale-nos muitas vezes a preciosa ajuda do Paulo Vidal da Rádio Linear para acertarmos as contas.