22.5.16

A estatística da época (4). Dos 21 jogos perdidos por Capela aos 18 de Vilas Boas no banco

Já vimos o que os jogadores jogaram e agora vamos ver o que não jogaram.

Como nota prévia, há que dizer que alguns destes números podem não corresponder à realidade. Passo a explicar: o Rio Ave em vários jogos desta Liga optou por não divulgar lista de convocados. Assim, nesses encontros contámos os 18 da ficha de jogo como os únicos convocados. Em casos de lesões prolongadas e conhecidas, a ausência foi dessa forma contabilizada, mas nos restantes jogadores todos entraram no rol dos não convocados. Os números são como os vemos abaixo.
clicar na imagem para aumentar
Sem surpresa, Rui Vieira foi o suplente mais vezes não utilizado. Depois são os defesas Vilas Boas (18 vezes) e Pedrinho (14) e o médio ofensivo Krovinovic (também 14 vezes) os homens que mais vezes passaram os jogos inteiros no banco. Entre os que foram convocados mas nem ao banco foram, Pedrinho lidera com 6 vezes e depois temos Monte, Novais e Kizito com 4.

Entre os que não foram mesmo chamados a jogo lidera o jovem Carlos, titular dos júniores, mas 3º guarda-redes dos seniores. Depois com expressão relevante na primeira equipa temos Capela 22 vezes (21 por lesão e 1 por castigo), Pedro Moreira 12 (10 por lesão), Monte 11 vezes (1 por castigo), Kizito também com 11 (ele que acabou por ser depois emprestado ao Feirense) e Roderick 10 vezes (4 por lesão e 1 por castigo).

O mais azarado da época foi Capela como já vimos, Pedro Moreira esteve lesionado 10 jornadas, Heldon 8 e Marcelo 7. num total de 13 jogadores que contámos como lesionados.

O rei dos castigos foi Wakaso, mas a isso prestaremos mais atenção amanhã.