20.5.16

A estatística da época (2) Se Bressan fosse defesa...

Depois de ontem termos olhado para o número de presenças e tempos de jogo dos atletas, hoje olhamos para a forma como cada atleta foi utilizado pelo treinador.
Desde logo o destaque para o Rei Cássio que sempre que jogou foi titular e nunca foi substituído. O outro guardião utilizado, Rui Vieira, soma uma presença vinda do banco, mas porque Cássio foi expulso. Capela antes dos problemas físicos estava firme na equipa inicial e também nunca foi substituído. Roderick (que o substituiu no onze) manteve esse mesmo registo. Como já ontem se percebeu, o treinador era avesso a mudar defesas nos jogos. Por lesão teve de o fazer, mas de resto, sempre que possível, mexia no meio-campo ou no ataque, sobretudo no ataque.

O jogador mais vezes substituído foi Bressan. O bielorruso foi titular 21 vezes, mas apenas em 7 não foi substituído. Substituídos 10 ou mais vezes temos 3 homens de ataque: Guedes e Heldon e depois Ukra. Não é também surpresa que sejam atacantes ou jogadores mais ofensivos os que foram a jogo saídos do banco. Kayembé 15 vezes suplente utilizado, Yazalde 13 e Guedes 10. Já ontem realçamos as muitas presenças de Yazalde (27), mas apenas 14 como titular, o que acaba por explicar a sua baixa média de minutos por utilização.