19.5.16

A estatística da época (1) O 'caso' Yazalde

clicar na imagem para aumentar
Começamos hoje uma série de textos em que nos propomos analisar o que foi a nossa temporada em números.

E para dar início ao exercício, olhamos para os jogadores utilizados na Liga. Fora 31 jogadores que Pedro Martins utilizou nos 34 jogos do campeonato. 2 guarda-redes, 5 centrais, 3 defesas laterais (e aqui não contei Marvin nem Kayembé, apesar de também terem actuado como defesas esquerdos), 2 médios defensivos, 4 médios "box to box", 2 médios ofensivos, 7 extremos e 6 avançados.

Sem surpresa os 3 com mais presenças são os 3 com mais minutos: por esta ordem Cássio, Wakaso e Lionn. Daí para baixo há algumas curiosas flutuações: Yazalde foi o 4º jogador com mais presenças, mas apenas o 11º em minutos somados, fruto da sua baixa média de minutos por presença, apenas pouco mais de 52 minutos.
Outro caso curioso é o de Roderick. O central demorou para se afirmar na 1ª equipa, mas acabou por cumprir 18 jogos, mais de meio campeonato, sem nunca ter sido substituído, se ter lesionado ou ter sido expulso. Por isso é o único jogador com mais de 10 jogos a cumprir integralmente os 90 minutos de cada partida disputada.

Olhando a média de tempo de utilização de cada atleta, percebe-se com facilidade que o treinador tentou privilegiar a estabilidade defensiva. São os jogadores que jogam mais perto da nossa baliza os que têm maior tempo médio de utilização. Entre os mais avançados, apenas Kuka tem uma utilização média superior a 70 minutos.