4.1.16

Pedro Martins (para mim) mal, no final

Elogiei 50 vezes Pedro Martins neste espaço pela lucidez da suas análises no final dos jogos, quando ganhamos e quando perdemos.
Hoje não o posso fazer.
A sua análise ao jogo de ontem com o Tondela esconde as falhas próprias da equipa.
Relativamente ao árbitro parece haver uma unanimidade no lance do 2-1 (falta sobre Marcelo, as imagens mostram-no) mas já tenho muito mais duvidas (mesmo depois de rever as imagens) sobre o lance em que Ukra reclama penalti e - por protestos - Tarantini é expulso.
Parece haver algum desgaste na equipa, que já se notou noutros jogos (em Setúbal, na Luz, com o Moreirense, a primeira parte em Guimarães).
Como se explica o desnorte emocional de uma equipa tão experiente? Dois penaltis falhados nos dois últimos jogos é apenas coincidência?
Voltando a Pedro Martins: uma das qualidades de Pedro Martins é a capacidade de não tapar o sol com a peneira, de ser lúcido na análise do que está mal.
Ontem não me pareceu que o tenha sido.
Os três falhanços de Guedes são tão 'inqualificáveis' como o do árbitro; o lapso de Cássio no 3-1 é determinante, a forma como Ukra marca o penalti foi um convite à defesa; a quebra da equipa (parece faltar força, parece faltar garra, parece faltar alegria) começa a ser preocupante.
(já agora, eis o que escrevi no último Terras do Ave, de 24/12: Outra coisa é percebermos se a equipa está desgastada, física ou psicologicamente. A mim, que não percebo nada, não me parece que haja razões para a cansaço físico - nem sequer tem havido jogos a meio da semana (o de Setúbal, para a Taça de Portugal, foi uma exceção). Talvez algum desgaste psicológico?)
(foto: Rio Ave FC)
PS - escrevi que Tarantin foi expulso por acumulação de amarelos. No momento não me apercebi do que se passou e só mais tarde é que vi o vermelho direto