13.12.15

3-1 ao Arouca - uma tarde de felicidade

1) Foi um daqueles jogos em que correu tudo bem, mas em que não se pode dizer que ganhámos por sorte ou sem merecimento. Correu tudo bem (o autogolo* aos 40 segundos, a expulsão do adversário ainda na primeira parte), mas o Rio Ave foi de longe a melhor equipa e a única que fez para ganhar;
2) Yazalde no onze foi a grande surpresa. Já tardava. Os três avançados móveis em Guimarães não resultaram. Só entrou pelo castigo de Marvin Zegelaar? Talvez, mas que há muito merecia, disso não tenho dúvidas.
3) Monte fora dos onze também surpreendeu se não todos pelo menos a maioria. Não acredito que seja castigo pelo jogo de Guimarães. Prefiro pensar que o jogador foi poupado para ser titular já na terça em Setúbal.
4) Sem Wakaso e Tarantini, Pedro Martins não mudou o esquema e manteve dois médios atrás de Bressan. Novais correspondeu, como se esperava (o seu passe para o primeiro golo é de grande qualidade);
5) Há um momento na segunda parte em que o Rio Ave parece cair, ainda com 2-0. Talvez se tivesse justificado ma intervenção a partir do banco.
6) Não há muito mais a dizer: quando tudo corre bem, quando árbitro "não existe" e quando ganhamos!
(foto: Lusa/TVI)

* Falei em golo de Yazalde porque foi isso que me pareceu no Estádio. Pelos vistos tratou-se de um autogolo.