13.5.15

O Rio Ave como entreposto dos jogadores do Benfica?

Carlos Barbosa da Cruz, advogado, antigo dirigente do Sporting, escreve hoje no Record:
«A comunicação social dá conta do interesse do milionário Peter Lim, já proprietário do Valencia, em comprar a maioria da SAD do Rio Ave, estando as negociações aparentemente em fase adiantada. Não tenho qualquer objeção a investimentos na Liga Portuguesa, que bem deles precisa, se daí advier um aumento de competitividade e visibilidade; se Peter Lim fizer no Rio Ave o que está a fazer no Valencia, é claramente um fator de valorização do clube e do futebol português. (...)
A propósito destas novidades, fala-se também do envolvimento do Benfica e de Luís Filipe Vieira no projeto; Jorge Mendes prepara-se para levar três jogadores do Rio Ave para o Benfica e é referido que o Rio Ave irá funcionar como entreposto de jovens promessas daquele clube. Aqui é que a porca torce o rabo, pois tudo aponta para o estabelecimento de uma promiscuidade empresarial e desportiva, ao nível da que já existe com o Belenenses, e que leva a que, como se sabe, os jogadores emprestados (e outros) do Belenenses não joguem contra o Benfica, mas joguem contra os outros clubes, com a perversão da verdade desportiva que essa prática envolve.
Por outro lado, estas relações perigosas que se vão estabelecendo a coberto dos negócios de jogadores têm de ser não só regulamentadas como monitorizadas, a bem da credibilidade e transparência do campeonato português. É urgente pois, que o quadro legal e regulamentar seja alterado, no sentido de dotar a Liga de poderes de supervisão e intervenção mais alargados, que permitam verificar a idoneidade de quem investe e o fair play de quem compete».

O meu comentário: só pode ser equívoco (falta ou má informação) do cronista. Nunca ouvi tal coisa e parece-me muito absurdo.