13.4.15

Os internacionais pelo Rio Ave, além de Ukra (1) Figueiredo (ATUAL.)

Ukra foi o primeiro jogador do Rio Ave a vestir a camisola da seleção principal.

Mas outros, nestes 76 anos, também serviram a equipa de Portugal enquanto jogadores do Rio Ave. Vamos evocá-los  numa série de textos, com a colaboração de Fernando Soares.
E o primeiro é Figueiredo, defesa-central, vindo do Amora, que na sua primeira e única época como jogador do Rio Ave (81/82, Mourinho...) representou a seleção olímpica de Portugal, jogando 90 minutos frente à Alemanha.
ATUALizo com uma falha imperdoável: Figueiredo fez o mítico golo da única vitória do Rio Ave nas Antas. «O Porto pressiona, ganha um canto e a equipa sobe toda. Canto marcado, a defesa do Rio Ave corta e a bola sobra para a entrada da área para os pés de Figueiredo que arranca com ela para a baliza do Porto. Atrás dele, desesperado, braços no ar, um central do Porto bem durinho e inestético de que tenho de falar um dia, o Freitas. A distância até a baliza do Porto parecia imensa. Quase como atravessar o atlântico, mas o Figueiredo, um médio bem rudimentar, lá chegou, entrou na área e rematou para o ...golo. Pouco depois, apito final e o Rio Ave ganhava nas Antas (1-2!) e continuava a ser a equipa sensação da época»