20.7.14

Balanço final do jogo de apresentação

Primeiro, uma palavra sobre o adversário: o Rio Ave é melhor e mostrou-o; aos ingleses faltava qualidade individual técnica, compensada com luta e posicionamento. Foram, penso, uma boa escolha para o teste, nesta fase, porque é preciso dar confiança.
Em segundo lugar, queria reafirmar que o Rio Ave fez o suficiente para ganhar por 2 ou 3-0, dominando completamente a primeira parte (Cássio quase não tocou na bola) e sendo sempre melhor.
O que mudou face à época passada? Em primeiro lugar ainda não há um onze definido e é muito diferente fazê-lo com Filipe Augusto e Marcelo ou sem.
Parece-me que à frente de Cássio (Pedro Martins fará uma gestão cuidada no caso dos guarda-redes, mas Cássio parece partir à frente) estarão lionn ou Nuno Lopes, Marcelo, Prince e Tiago Pinto. Se não houver Filipe Augusto, haverá Wakaso? Jony? Aqui há duvidas (Luis Gustavo parte mais atrás). Depois serão Tarantini e Pedro Moreira ou Tarantini e o reforço que virá;
Na frente é que as dúvidas são maiores. Só Ukra  tem lugar certo. Hassan não tem estado a resultar (nos dois jogos que vi) e Esmael parece estar melhor (e ainda haverá um reforço): no outro lado há uma vaga; Entre Del Valle e Diego Lopes (as opções de ontem), claramente Diego Lopes, mas há que equacionar Boateng e o reforço que virá.
Penso que no essencial o Rio Ave está muito parecido com o da época anterior, o que é normal, mas há alguns acertos no meio campo que vale a pena perceber com mais cuidado e que podem vir a fazer a diferença (insisto, só vi dois jogos).
Pedro Martins tem razão: a equipa demonstrou uma grande entrega e lutou bastante.
PS - alguns sócios estranharam não ver o nome da empresa do nosso presidente nas camisolas, mas o patrocínio de ASC irá continuar