15.5.14

O tempo de utilização

Elaborar um ranking com os valores do tempo médio de utilização de um jogador revela alguma da crueza da estatística: um atleta que só participe num jogo e o cumpra na integra fica logo nos lugares cimeiros desse ranking. Na lista que aqui se mostra é isso que acontece. Por isso a nossa análise foca-se nos jogadores com presenças mais regulares na equipa.

Entre esses o destaque é para Marcelo que nunca foi substituído em 24 presenças e tem a média perfeita de 90 minutos. Edimar que também nunca foi substituído, foi no entanto expulso uma vez. Tarantini que foi quem mais minutos somou, foi 2 vezes suplente utilizado. Entre as escolhas habituais de Nuno para a equipa inicial, com mais de 80 minutos de média, temos 10 jogadores. Curiosos são os casos de Wakaso e Salin que saíram do Rio Ave com 10 ou mais presenças e que estavam entre estes 10 jogadores.

Hassan que foi o 8º mais utilizado, tem uma média de tempo de jogo de apenas 66 minutos. Diego Lopes, que foi o 6º, 71 minutos. Diego foi de resto o jogador mais vezes substituído, 18 vezes, Hassan o 2º nesse ranking, 14 e com 13 substituições temos Braga que foi o 2º no tempo de utilização.