23.4.14

É o mesmo Nuno?

Uma análise mais cuidada pode e deve ser feita com outro cuidado, mas parece-me claro que este Nuno que agora treina o Rio Ave não é exatamente o mesmo que chegou a Vila do Conde em junho de 2012.
Onde antes havia um Nuno inflexível (o processo, o sistema, a identidade), cheia de ideias pré-concebidas (os treinos à porta fechada, as entrevistas), distante, temos agora um treinador com vários sistemas táticos, com abertura à mudança, mais próximo dos adeptos que vários jogadores. Um treinador muito mais confiante, com mais recursos, que soube gerir o plantel e mesmo algumas 'crises' sem turbulência.
Acredito que o processo de crescimento de Nuno não está completo e por isso acho que não deveria ir já para um 'grande', mas não tenho dúvidas - nesta altura - que tem todas as condições para treinar qualquer grande equipa. Portuguesa e estrangeira.
Aliás: quanto mais vejo Nuno, mais acho que está ali um treinador 'à Pinto da Costa', pelo perfil, pela personalidade e pela ambição. (é um elogio, apesar de nada me ligar ao azul e branco)

PS - Várias vezes critiquei Nuno neste blogue; mas também vários elogios. Tenho orgulho deste, com data de fevereiro.