15.3.14

(23j Gil Vicente) Um pouco de sorte não faz mal a ninguém; empate seria mais justo (Atualizado)

A primeira parte do Rio Ave, muito à custa de Ruben Ribeiro, foi boa. Tivemos várias oportunidades, não deixámos o Gil Vicente jogar com uma pressão forte na linha do meio campo e até podíamos ter marcado mais um golo (ainda que a melhor oportunidade, e única, penso, tenha sido dos da casa - de baliza aberta).
Na segunda parte o Rio Ave caiu. Ruben Ribeiro saiu demasiado cedo (por causa do amarelo? por cansaço? ATUALizo: pelos vistos sim)  e Diego Lopes tem características muito diferentes - não é um desequilibrador.
O Gil Vicente empatou de penalti (Tarantini dá um pequeno toque, provavelmente desnecessário) e foi mais perigoso e o Rio Ave desempatou de penalti (há bola na mão do gilista, dentro ou fora fica a dúvida) a dois minutos do fim. Só por isso falo em forte. O empate teria sido mais justo.
Houve dois penalties, mas o mais flagrante não foi assinalado: ainda na primeira parte, a nosso favor, quando um defesa do Gil (Danielson?) trucidou Hassan quando este ia cabecear. Este foi dos três o mais evidente. E Jorge Sousa, que fez uma arbitragem com erros, não assinalou.
Nuno surpreendeu com Rúben Ribeiro - e ganhou a aposta; já tenho mais duvidas quanto à saída do jogador aos 50 minutos de jogo. Nota 3 para Nuno.

PS - por falar em Nuno, já com a equipa a caminho do balneário, o treinador esteve largos instantes junto à dos cerca de 100 adeptos que estavam atrás da baliza (incluindo a claque), agradecendo o apoio. Um gesto que caiu bem. E nota muito positiva para a claque (a velhinha) que nunca se cansou de apoiar aos longo dos 90 minutos (abafando os adeptos gilistas).