12.1.14

(Marítimo 15j) Empate justo, vários acertos necessários

O Rio Ave não jogou bem, sem jogar mal.
O Marítimo foi dominado em termos de espaço e posse de bola mas conseguiu o que mais queria - pontuar.
Nuno mexeu na equipa, voltou a apresentar dois pontas de lança (Hassan e Sandro Lima), o que significou um desinvestimento no meio campo (apenas Tarantini e Luís Gustavo - e estiveram bem).
Braga voltou a ser extremo, mas não correspondeu.
O Rio Ave teve quatro lances de perigo em todo o jogo, mas só no final é que se viu dinamismo - com a entrada de Joeano e Ruben Ribeiro.
Na primeira parte, apesar de dominado, o Marítimo teve o único lance de golo - uma bola ao poste (com o Rio Ave a falhar os dois lances que lhe permitiriam chegar à frente).
Nuno, como sempre acontece quando não está a perder, não mexeu ao intervalo - e a equipa continuou desinspirada. Só Tarantini ia aparecendo com perigo, sendo que Ukra continua uns furos abaixo do que se espera.
No final tudo se transformou: Joeano quase marca (fez tudo bem, mas a defesa de José Sá é do 'outro mundo', na resposta Marcelo deixa Heldon fugir e marcar o 1-0 e logo a seguir Tarantini assiste Joeano que não falha).
Empate justo?
Acho que sim, embora só o Rio Ave merecesse ganhar - nesse ponto estou de acordo com  Nuno.
A opção por dois pontas de lança não funcionou, o Rio Ave precisa de um extremo-esquerdo a sério (Pedro Santos?) e Ruben Ribeiro, nos poucos minutos, deu boas indicações. Nuno, nota 1.

(há um lance na área do Marítimo, com a bola a ir ao braço de um dos seus jogadores; já vi marcarem penalties por menos,mas não contesto a decisão de Jorge Sousa, que só pecou em alguns amarelos um pouco disparatados)

PS - a equipa termina a primeira volta com 18 pontos, menos um do que o limite definido por Nuno e com apenas uma vitória em casa (cinco no total, contra sete derrotas). Um pouco abaixo das expetativas? Sim, mas o balanço, em termos de campeonato, não é negativo.