31.7.13

Sábado há festa a partir das 17h

O jogo (com o Corunha?) será às 20h, mas desde as 17 horas que haverá um arraial e pequenos espectáculos para animação do público seguido da apresentação dos plantéis de iniciados, juvenis e juniores. Antes do jogo, será apresentada a equipa principal do Rio Ave.
(mais detalhes aqui)

Jogo com o Corunha mantém-se?

Para o de hoje com o Arouca, o Corunha vai apresentar a equipa B.
Por causa disto.

Roderick - é agora?

O Record diz que sim...
(vem para evoluir - mas jogará com regularidade? Silvério não poderia ser uma aposta de longo prazo com mais resultados a nível desportivo e financeiro? Ficará algum jogador da formação no plantel?)

21 e 22 de setembro: Sporting a dobrar

Futsal e futebol em Lisboa.

30.7.13

ASC: «uma época razoável»

O Record de hoje cita palavras de ASC ontem à Renascença (não estão online, penso) e deduz que o «presidente baixa as expetativas», já que ASC se apresenta «mais comedido» do que há um ano, diz o jornal.
Não ouvi, não posso concluir, mas registo estas palavras: «penso que estamos preparados para fazer uma época razoável dentro das nossas ambições e onde o objetivo principal é realizar uma época tranquila. Atingida essa meta, pensaremos jogo a jogo, apesar de reconhecer que fazer igual ou melhor do que na última época seria muito importante».

Parece claro que há uma sintonia entre ASC  e Nuno, mas por outro lado registo aquilo que me parece uma alteração de posições, face ao que nos disse em maio: «próxima época vai ter objectivos mais ambiciosos, vamos lutar desde logo pelos 8 primeiros lugares, queremos no minimo 20 pontos na 1ª volta».

Deportivo com salários em atraso falha jogo com o Rio Ave? (ATUAL.)

"Continuamos na expetativa. Pensámos que, quando regressássemos de férias, o problema já estaria resolvido, mas não foram encontradas soluções. Faltam dois dias (para o final de julho) e esperemos que tudo seja resolvido. É algo que já vem de trás e deixaram tudo para a última hora. Se não encontrarem uma solução, não viajaremos até Portugal", garantiu Manuel Pablo.

ATUALizo a 31/7: plano B em marcha...

Empresário esclarece que Edimar e Ronny chegam por empréstimo

«Edimar e Ronny chegam ao Rio Ave por empréstimo do CFR Cluj até ao final da época. Ambos os jogadores estão vinculados ao CFR Cluj até 31/06/2014»
(curioso: são emprestados no último ano de contrato; o que ganha o Cluj?)

(esta informação no site da OnSoccer é do dia 27, mas só hoje a vi; três dias não foram suficientes para o Rio Ave nos dar a mesma informação?)

PS - António Araújo também representa Ângelo Meneses, além de Lionn

Ainda o torneio do Varzim

Deixei em momento oportuno as minhas reservas à participação do Rio Ave no torneio do Varzim, pelo menos parcialmente confirmadas pelo facto de a equipa poveira, com uma semana de trabalho, se ter apresentado com um garra/força superior à nossa. O facto de o Varzim ter muitos jogadores locais e no Rio Ave jogar apenas André Vilas Boas pode explicar, pelo menos em parte, o que se passou.
Se o Rio Ave tem perdido por 2-0 com o Varzim, nos 90 minutos, como podia ter acontecido, se calhar estávamos a lamentar-nos.
Mantenho, portanto, tudo o que escrevi e que quem não conhece a cultura do Rio Ave criticou.
Mas não foi tudo mau.
O torneio serviu para rever o 'enorme' Pimenta, o ex-futuro fisioterapeuta do Rio Ave, cujo trabalho no Varzim - pude constatá-lo pessoalmente - está a ser muito apreciado. Nem podia ser de outra forma, aliás...
PS - a claque do Varzim gritava, nos penalties do Rio Ave, qualquer coisa como «são uns cavalos, são uns cavalos» (o que, explicaram-me depois, é habitual fazerem com outras equipas). Não há gente com bom senso na Póvoa?

Uma boa ideia

(já que os torniquetes permitem controlar os acessos)

29.7.13

Futsal: a semana do arranque (ATUAL.)

A secção de futsal começa esta semana a bulir e ficaremos com uma noção do plantel.
Para já sabem-se três coisas:
- que há muitas saídas (Alex, Cardinal, Cristiano, Julinho, Paulo Leite e João 'Rato')
- que está pendente uma decisão da FPF sobre a transformação do Caxinas (que ascendeu à terceira divisão nacional) em equipa B do Rio Ave; a vinda dos quatro ou cinco jovens do Caxinas, que ainda são juniores, está dependente dessa decisão da Federação, já que jogarão preferencialmente pelo Caxinas ou equipa B do Rio Ave (Fábio Marafona é um caso diferente, por já ser senior e, portanto, jogador do Rio Ave);
- que na próxima semana haverá os treinos de captação...

A partir daqui há incógnitas.
Mas se há tantas saídas e só sete jogadores no plantel (Vítor Hugo, Fábio Lima, Coelho, Israel, Formiga,
Renato Pontes, Fábio Marafona), são precisos vários reforços (se saíram seis...).
Um já será conhecido, Emerson, mas há mais para confirmar em breve. Um guarda-redes, que pode vir do Freixieiro, e um fixo/ala talentoso que já esteve no Rio Ave e saiu por causa de uma lesão; na época passada jogou no Operário.
Mesmo com estes três (não confirmados) reforços, serão apenas 10 jogadores?
E se a FPF não autorizar a equipa B?

ATUALizo a 30/7: vamos a Braga na primeira jornada, dia 7 de setembro.

Mendes no Varzim?

O Jogo dá conta de que os dirigentes do Varzim pediram o empréstimo de Mendes.
A confirmar-se são más notícias para o jogador, que vai cair num campeonato amador. Ou o jogador acredita nas suas qualidades e luta para conseguir um clube no mínimo da divisão de honra ou então...
Para o Rio Ave também é obviamente mau: a visibilidade do jogador reduz-se muito e mais vale tentar um acordo de rescisão (digo eu...)

10 jogadores fora de opção

O Record de hoje fez as contas aos lesionados (Jeferson, Tiago Silva, Salin, Tiago Pinto, Nivaldo, Filipe Augusto), mais os ainda impedidos (Ukra, Ronny e Edimar) (e Sandro Lima?)

Edimar e Ronny são jogadores do Rio Ave?

O Record de sábado (que só agora consegui ler...) garante que ambos vão assinar contrato por uma época com o Rio Ave, tendo-se desvinculado do Cluj. ATUALizo: já o JN e o Jogo garantem que chegam emprestadios pelo Cluj, o que tem mais lógica.
Eu espero para ver, já que nomeadamente Edimar é muito bem cotado no Cluj e foi muitas vezes titular.

Confirma-se: Feliz no Ribeirão

Estreou-se logo a marcar, na vitória do Ribeirão sobre o Limianos.
Veja-se a qualidade da desmarcação do nosso jogador aqui.

Apresentar Rodriguez?

Não é só Valkenedy que falta apresentar. Também Rodriguez. Já que Ukra continua por acertar.

28.7.13

Rio Ave perde torneio na Póvoa (1-0)

O Rio Ave iniciou o jogo com:
Ederson, Nuno Lopes,Vilas Boas, Rodriguez e André Dias;
Wakaso, Valkenedy e Luís Gustavo;
Renato Santos, Sandro Lima (Del Valle aos 20') e Rafa Miranda
Ao intervalor entraram:
Lionn, Ângelo Meneses, Tarantini, Diego Lopes, Braga e Hassan para os lugares de Rodriguez, André Dias, Valkenedy, Luís Gustavo, Renato Santos e Rafael Miranda.
Ou seja, Nuno usou basicamente os mesmos jogadores nos dois jogos.
Sandro Lima saiu lesionadona primeira parte.
Aguardemos para saber novidades

Valeu o golo de Cásar Peixoto (grande penalidade).

O Rio Ave fez dois jogos e não conseguiu marcar um único golo em 180 minutos.
Vale o que vale mas não é bom sinal.


Fabinho já jogou ontem pelo Mónaco

na mesma equipa de James Rodriguez, por exemplo.

«Roderick bem encaminhado para o Rio Ave»

Mais uma notícia, neste caso de O Jogo de hoje,
(e mais um jovem, neste caso do Benfica, que vamos estar a ajudar a promover, para depois regressar à Luz?)

Para mais tarde recordar; o video do momento chave

aqui.

Destaques inidividuais

Excelente: Ederson (sempre seguro, com boas intervenções).
Muito bom: Marcelo (muito trabalho, mas bem posiocionado)
Bom: Vilas Boas, Lionn
Desilusão (só entre os novos): Ângelo Meneses (primeira nota, teve muito trabalho e é corajoso, vai aos lances e não se esconde; mas teve dois ou tres sobressaltos que podiam ter dado golo); Luis Gustavo (jogou a trinco e não 'apareceu'; tem uns pés magnificos mas não pegou no jogo nem o dinamizou); Sandro Lima (detetei algumas limitações técnicas que é necessário confirmar em jogos posteriores); Valkenedy (não confirmou as boas indicações do jogo anterior; pareceu-me perdido, depois de dois lances individuais que não lhe correram bem); Wakaso (em 45 minutos não se viu nada de positivo, pelo contrário).
Dos outros, ou não não se viu o suficiente para se poder dizer o que quer que seja e/ou não tiveram tempo suficiente.

Ainda o jogo de ontem

Sinceramente não há muito a dizer. O Rio Ave jogou abaixo das suas possibilidades e deixou que o Varzim não só equilibrasse como, na segunda parte, se superiorizasse.
No local onde eu via o jogo um velho conhecido, jornalista de raízes varzinistas, dizia-me que tenha deixado de ler o ReisdoAve por causa do que eu disse dos jogos com o Varzim; pois, para o Luís (e não só..) aqui fica: o Varzim, na soma dos 90 minutos, foi melhor e merecia ter vencido (e nem quero pronunciar-me sobre o facto de o Varzim só ter uma semana de treinos).
Da segunda parte não vale a pena falar. O Rio Ave apresentou-se completamente transfigurado, com uma espécie de equipa C, e conseguiu um lance de perigo em 45 minutos. Ainda assim, esperava mais de alguns jogadores (ver depois análise individual).
Na primeira parte, em que jogámos com um onze parecido com aquele que iniciará o campeonato, estivemos abaixo. Faltou alguma motivação? Faltou querer? Duas coisas faltaram: acerto (e concentração?) e força para acelerar o jogo. É, também, forçoso reconhecê-lo, capacidade (a partir do banco?) para contrariar o que o treinador do Varzim nos preparou: um bloqueio dos extremos, que pouco ou nada fizeram. E, assim sendo, Hassan passou o jogo à míngua...
Para concluir: Ederson foi o melhor em campo. E não apenas porque defendeu o penalti...

André Dias, o médico de ontem

Com Basil Ribeiro na seleção de futebol de praia, coube a André Dias ( outro...) estar no banco
Aqui fica para a posteridade:

27.7.13

Rio Ave na final. 4-2 após penaltis

Resultado injusto, mas o que conta é a passagem à final.

Desempate dos penaltis

Rio Ave marca o primeiro por luis Gustavo. 1-0
Varzim empata por Telmo. 1-1
Nuno Lopes manda para A ver o mar. 1-1 na mesma.
Varzim falha. Grande defesa de Ederson. 1-1 na mesma
Renato Santos marca e faz 2-1.
Varzim empata. 2-2
Sandro lima marca 3-2.
Varzim falha.
Se Rodriguez marcar, o Rio Ave vai à final
Rodriguez marca 4-2

Varzim. Empate no final (0-0)

Penaltis agora para desempatar.
Segunda parte muito má com o Rio Ave a apresentar-se com uma espécie de equipa C. Mesmo assim, nota negativa para a maior parte dos jogadores 

Varzim: 65 minutos e mais substituições

Sai  Vilas Boas e entra Rodriguez
Sai Tarantini e entra Valkenedy
Sai Del Valle e entra Rafa Miranda
Sai Diego Lopes e entra Diogo Gonçalves 
Sai Lionn  e entra Andre Costa

Varzim: cinco substituições ao intervalo

Entra Ângelo Meneses e sai Marcelo.
Entra Nuno Lopes e sai André dias.
Entra Luis Gustavo e sai Wakaso.
Entra Renato santos e sai Braga.
E entra Sandro Lima e sai Hassan

Varzim: empate a zero ao intervalo. Fraquinho...

O Rio Ave apresentou-se desinspirado e sem conseguir contrariar as ideias do treinador adversário, que tapou os extremos. Braga não se viu, Del Valle quase não tocou na bola (dois lances apenas) e a bola não chegou a Hassan.
Assim, acabou por ser o Varzim a brilhar, equilibrando a partida e dispondo mesmo da melhor oportunidade para marcar.
No Rio Ave nota positiva apenas para a defesa, com muito trabalho. 

Ruben Alfaiate, guarda-redes dos juniores do Benfica, no Rio Ave

Tem 17 anos, fez a formação no Benfica e senta-se hoje no banco do Rio Ave como guarda-redes suplente.

Varzim: Rio Ave com boa claque

Uma centena de adeptos do Rio Ave na bancada do estádio varzinista.
So é pena não estarmos a jogar com o nosso equipamento, e sim com o alternativo.

Varzim: o mesmo onze da semana passada

Ederson, Lionn, Marcelo, vilas Boas e André dias. Wakaso, Tarantini  e Diego Lopes. Del Valle, Hassan e Braga.
No banco: Rodriguez, Ângelo, luis Gustavo, Nuno Lopes, rafa Miranda, Diogo, Sandro lima, André costa, Valkenedy, Renato santos e alfaiate. Alfaiate????? Há um Rúben alfaiate que é guarda-redes dos juniores do Benfica. Estamos a falar do mesmo?

Tiago Pinto sai?

Com o regresso de Edimar, TP terá mais dificuldades em fazer a tal época que deseja e precisa.
Daí que a saída seja um cenário lógico.

(ou me engano muito ou ainda vamos falar de saídas durante o mês de agosto)

26.7.13

Nove reforços até agora

(confirmados pelo site)
Nuno Lopes
Edimar
Ronny
Sandro Lima
Lionn
Ângelo Meneses
Luís Gustavo
Salin
Wakaso

Plantel fechado?

A menos que seja verdade que ainda queremos mais um central, o plantel para esta época estará fechado:
Guarda-redes:
Salin,
Ederson
Tiago Bizarro?

Defesas:
Lionn
Nuno Lopes
Marcelo
Nivaldo
Rodriguez
Angelo Meneses
Jeferson
Tiago Pinto
Edimar

Médios
Wakaso
Vilas Boas
Valkenedy?
Tarantini
Filipe Augusto
Diego Lopes
Luís Gustavo
Ruben?
Daniel?

Avançados:
Ukra
Braga
Del Valle
Renato Santos?
Ronny
Sandro Lima
Hassan
Rafael Miranda?

Por posições:
guarda-redes: Salin, Ederson e Tiago Bizarro?
defesa direito: Lionn e Nuno Lopes
Centrais: Marcelo, Rodriguez, Nivaldo, Ângelo e Jeferson
Esquerda: Tiago Pinto e Edimar
Médios:
'6': Wakaso, Vilas Boas e Daniel?
'8': Tarantini, Filipe Augusto, Valkenedy, Ruben?
10: Diego Lopes e Luis Gustavo
extremo direito: Ukra, Renato Santos
Extremo esquerdo: Braga, Del Valle
Ponta de lança: Hassan, Sandro Lima, Ronny e Rafael Miranda

Três reforços: Nuno Lopes, Edimar e Ronny

Se Nuno lopes já era esperado, (duas épocas de contrato), Edimar é surpresa e Ronny ainda mais. Estes dois emprestados pelo Cluj, e ambos representados por António Araújo? Parece que sim.
Sobre  Ronny, o homem que marcou com a mão ao Sporting, é um avançado que pode jogar a ponta de lança. A extremo, também? Com Hassan, Sandro Lima e Ronny??? Vai sair alguém?

PS - voltamos a ter um Ronny, também avançado. Lembram-se do outro?

Passa-se alguma coisa com Valkenedy?

Fez o estágio de Ofir, entrou na segunda parte frente ao Newcastle e treinou a semana toda.
Valkenedy está há duas semanas em Vila do Conde mas não assinou?

Feliz no Ribeirão

A notícia é de O Jogo.
A confirmar, será mais um regresso (terceira época no Ribeirão).
O jornal diz ainda que Zé Diogo vai para o Tirsense, onde já estava Gilmar.

Nuno Lopes rescindiu e já treinou hoje?

A imprensa desportiva diz que Nuno Lopes rescindiu ontem com o Beira Mar e que deve treinar já hoje em Vila do Conde. O Record lembra que Nuno Lopes pode jogar na direita e na esquerda da defesa.

A equipa mais forte, frente ao Varzim

Imagino que nos planos de Nuno, ao aceitar participar no torneio varzinista, estaria a possibilidade de apresentar duas equipas diferentes nos dois jogos.
Se assim é, que Nuno não guarde a 'principal' equipa para o jogo de domingo; em nome da tal cultura, de que falava, para o Rio Ave é fundamental ganhar ao Varzim.
(o que penso que vai fazer é equilibrar a equipa que fez a primeira parte frente ao newcastle com alguns jogadores diferentes)

Mais um central? (ATUAL.)

No JN de hoje: Jeferson e Ângelo Meneses podem ser emprestados em breve, e há ainda a lesão de Nivaldo, pelo que o Rio Ave (com Marcelo e Rodriguez) pode contratar mais um central.

(o meu comentário: não sei se a notícia tem fundamento, até porque está escrita na 'condicional', mas não será má gestão dos poucos recursos económicos ter dois centrais e emprestá-los e ainda ir contratar outro? E Silvério, por exemplo?)

PS - vida difícil, a de Jeferson; esta é a terceira notícia a dar conta do empréstimo de Jeferson; apesar disto.

ATUALizo: A BOla diz que pode ser Roderick.

Sobre o futebol de praia, na praia!

Duas vezes por semana, ao fim da tarde, os jogadores orientados por Raul Moreira treinam na praia de A Ver o Mar, na Póvoa (pena não haver um 'recinto' em Vila do Conde...).
Ontem passei por lá e acompanhei um pouco do trabalho dos 10 que compareceram ao treino para poderem vencer com a equipa do Rio Ave.
Eis a 'equipa' de ontem:
Em cima, da esquerda para a direita: Ricardo Silva, Fábio Marafona, Raul Moreira, Rudy Viana, Hélder Castiço; em baixo: Cristiano Torres, Tiago Cruz, Ruben Feiteira, Daniel Flores, José Sampaio
(Faltam ainda: Joel Silva, Nelson Monte, Hélder Silva, Luís Albuquerque, Fernando Ferreira e Pedro Castro)

Ainda o 75º aniversário

«O Rio Ave  vai comemorar em maio próximo as Bodas de Diamante, o que exige uma comemoração à altura do passado e do presente do Clube. Não seria de atempadamente formar uma Comissão Organizadora(...)?» (in JVC desta semana)

25.7.13

Jeferson e André Costa ficam na equipa?

É pelo menos o que parece deduzir-se do plantel atualizado, publicado no site do Clube.
Parece-me que faria pouco sentido serem depois retirados.
Até porque nessa lista não estão André Dias ou Feliz, por exemplo (nem nenhum dos miúdos da formação)

Ainda as captações do futsal

Tento, e nem sempre consigo, ver o lado positivo das coisas mas neste caso das captações para a equipa principal do futsal não é fácil ver os méritos.
A não ser que a iniciativa tenha a ver com a ideia de uma equipa B, como aqui já se falou.
Nesse caso as coisas mudam de figura, mas o comunicado - mesmo não podendo dizer tudo - devia ter sido escrito de outra forma! Assim leva toda a gente ao engano!

A cara por trás do número 17

Murilo, o júnior que entrou no final do jogo com o Newcastle (nº 17)...
é este:

Acordo com Gondomar

É certo que o Gondomar já o revelou, mas o Rio Ave ainda não.
Por isso JVC diz que «o Rio Ave pretende fazer um acordo com um clube que atue na mesma divisão e que utilize esses jovens-promessas do nosso Clube, tudo indicando que venha a ser o Gondomar».

Nuno ao JVC

«A ambição que nos caracterzia, ao Clube, à equipa técnica e aos jogadores, é melhorar o que fizemos. A única promessa e é de que vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar».

Outra ideia: «Achamos que um clube tem uma cultura, que tem de se identificar com uma região e isso [na época passada] foi conseguido em pleno».

A equipa está mais forte?

É a pergunta que mais vezes me fazem, nesta altura.
A resposta não é fácil.
Claro que se tivermos em conta o jogo como Newcastle só podemos estar otimistas. Mas jogos como aquele , com 30 minutos perfeitos, acontecem de vez em quando (foi o melhor jogo do Rio Ave desde a vitória sobre o Sporting, para a Taça da Liga....).
Comparando o onze titular da época passada com o desta (em previsão):

Salin: igual a Oblak, pelo menos
Lionn, Marcelo, Rodriguez e?: veremos
Wakaso, Tarantini e Luís Gustavo: melhor do que Wires, Tarantini e Diego Lopes
Ukra, Hassan e Braga: igual

Ou seja, se o defesa esquerdo der as mesmas garantias de Edimar e se Luís Gustavo confirmar as expetativas, teremos um Rio Ave mais forte do que aquele que acabou a época passada.

AG já não é em julho

Estava curioso para ver se o JVC trazia a convocatória para a próxima Assembleia Geral, que, assim, poderia ser a 3 de agosto. Mas não.
O que significa que não será antes de 10 de agosto.
Que me recorde é o maior atraso dos últimos anos.
Uma Assembleia que, entre outros assuntos, servirá para esclarecer se também conheceremos as contas da SDUQ ou se o relatório se limitará ao futsal e aos infantis/iniciados.

PS - nesse caso, quando e de que forma se conhecerão as contas da SDUQ?

24.7.13

Faltam dois jogadores para fechar o plantel?

Faltam um defesa-esquerdo e um extremo?

Guarda-redes:
Salin,
Ederson
Tiago Bizarro?

Defesas:
Lionn
Nuno Lopes
Marcelo
Nivaldo
Rodriguez
Angelo Meneses
Jeferson?
Tiago Pinto
?

Médios
Wakaso
Vilas Boas
Valkenedy
Tarantini
Filipe Augusto
Diego Lopes
Luís Gustavo
Ruben?
Daniel?

Avançados:
Ukra
Braga
Del Valle
Renato Santos?
?
Sandro Lima
Hassan
Rafael Miranda?

Nuno Lopes contratado (ATUAL.)

mais uma notícia de O Jogo, que neste defeso se tem destacado nas notícias relativas ao Rio Ave.
Com esta contratação, fica apenas um lugar vago na defesa (a esquerda; O JN de hoje diz que Quiñones ganha demasiado para poder vir a ser jogador do Rio Ave)

ATUALizo a 25/7: o JVC desta semana confirma a contratação, o que significa que pelo menos desde terça que é jogador do Clube.

Campeonatos de juniores e juvenis arrancam a 17/18 de agosto

Na primeira jornada, o Rio Ave recebe o Vizela (juniores) e vai a S. João da Madeira (juvenis)

Divisão Elite Pró-nacional da AF Porto é um nado-morto

Já são conhecidas as equipas que vão participar na nova divisão Elite Pró-nacional da AF Porto.
20 equipas, entre as quais se destacam o Barrosas, o Pedras Rubrasm, o Rebordosa e... o Varzim B.
Um fracasso, face ao que a AF Porto desejava, mas da qual é a única responsável.

Sábado e domingo às 19h na Póvoa

Primeiro, no sábado, derrotar os poveiros; depois, no domingo, a final.

23.7.13

Futsal do Rio Ave recebe jogadores à experiência

Sinceramente, esta informação deixa-me confuso.
Por um lado, até pode acontecer que surja uma grande revelação e que a iniciativa, só por isso, já tenha valido a pena.
Mas ao mesmo tempo parece-me coisa de clube amador e não de um Clube, que com Raul Moreira atingiu o topo a vários níveis. O plantel não está definido? Há lacunas que esses jogadores podem preencher? E se não aparecer ninguém com valor? Tem a ver com a necessidade de poupar e de encontrar jogadores mais baratos? Será lógico esperar que apareçam jogadores melhores do que aqueles que dispensámos nas duas últimas épocas?
Provavelmente estou a ver mal, mas fiquei surpreendido por ver a equipa principal de futsal do Rio Ave abrir 'captações'.


Mais um reforço para a equipa junior? Fábio Miranda

Fábio Miranda, que veio do FC Porto. Ponta de lança. Em complemento a isto.

Nuno Lopes (Beira Mar) é o defesa direito que o Rio Ave quer (ATUAL.)

... diz A Bola, que também acrescenta a luta por Quinones.

Desde 2009 que o Rio Ave 'persegue' Nuno Lopes!

(conheço relativamente bem Nuno Lopes, irmão do Miguel; ainda não estou é convencido com a saída de André Costa. Nuno não é um fora de série e André teria todas as condições para ser o nº 2 de Lionn)

ATUALizo a 24/7/13: Nuno Lopes tem contrato com o Beira Mar.

Silvério vs Ângelo Meneses

Primeira nota prévia:
- não conheço o valor de Ângelo e se das minhas palavras oode ficar alguma "crítica" ao jogador que veio do Famalicão, então espero que os factos me venham a desmentir o mais rapidamente possível; não tenham dúvidas de que cá estarei para o reconhecer;
Segunda nota: no limite, a contratação de Ângelo não é incompatível com a promoção de Silvério à primeira equipa, sobretudo tratando-se de um jogador que ainda pode fazer mais uma época como júnior.*
Mas o meu ponto é: será Ângelo muito melhor do que Silvério?
Quando é que apostamos, a sério, nos bons valores da nossa formação?
Silvério é um desses bons valores, super-titular na equipa do ano passado e merecia essa possibilidade.
Se Brito não tinha grande sensibilidade para os jovens jogadores, relativamente a Nuno ainda não consegui definir uma opinião.

* Nuno terá quatro centrais à sua disposição? Marcelo, Nivaldo, Rodrigues, Ângelo (mais Vilas Boas). Qualquer outro nome, como Silvério, já não terá grandes hipóteses de se mostrar. É disto que eu falo.

22.7.13

Ukra e Rodriguez já treinaram (ATUAL.)

(chamava-se os jornalistas para meia hora antes ou depois do treino e fazia-se um 'número' com estes dois jogadores que regressam; assim, é uma notícia "envergonhada", num treino à porta fechada; ATUALizo a 23/7: mesmo que a explicaçãos eja esta [«as formalidades processuais destas entradas não estão concluídas, motivo pelo qual os dois futebolistas ainda não viram as suas contratações oficializadas pelo emblema liderado por António da Silva Campos»] a verdade é que treinaram e não são clandestinos...)

PS - Ukra vem emprestado pelo FC Porto ou rescindiu e assina pelo Rio Ave, mesmo ficando o FC Porto com uma parte dos direitos económicos do jogador?

Sub19 - o que já se sabe

Várias notícias têm saído sobre a equipa sub19 da próxima época (é uma das vantagens dos jovens jogadores terem empresários...):
O zerozero dá nesta altura seis reforços (Tiago Bizarro, Vítor Pessanha [que transita dos juvenis], João Rafael, André Gomes, Tiago Esgaio e Tiago Abreu), mas há mais nomes: Diogo Gonçalves e Murilo, por exemplo. Há ainda Marco Ribeiro, guarda-redes, Silvério, Nelson Monte (os dois que transitam do ano passado) ou Fernando. (vários destes jogadores são representados pelo antigo guarda-redes Sérgio Leite, agora a começar uma carreira de empresário).

(Atenção: o Clube não confirmou qualquer nome, pelo que tudo isto é suscetível de poder ser alterado; será um texto em atualização)

Hassan: Carlos Brito, João Tomás, o Rio Ave e o... Ramadão!

Entrevista de mão-cheia em O Jogo de hoje.
Hassan fala das dificuldades de respeitar o Ramadão e ser atleta de alta competição, de como Brito viu neles qualidades imediatas, do que João Tomás lhe ensinou, fala ainda das duas expulsões injustas na época passada e diz que não quer sair já do Rio Ave.
(clicar para aumentar) 

Ricardo Martins titular ontem frente ao FC Porto

Mudou-se para o Deportivo Anzoátegui, da Venezuela e ontem foi titular no particular frente ao FC Porto. Jogou bem, como ele sabe!

Sandro Lima chega emprestado

A informação do Rio Ave era equívoca, não falando em contrato nem por quantas épocas. A explicação é simples: Sandro Lima vem emprestado pelo Grémio Anápolis, por dois anos.
(não é o melhor para o Rio Ave, penso, mas terá sido o possível, imagino)

Bebé escondido nas Caxinas?????? (ATUAL.)

«Imprensa britânica diz que o internacional sub-21 português "escondeu-se" de oficiais de justiça no centro de treinos do Manchester United, suspeitando-se que tenha fugido na bagageira de um carro»

ATUAL: Um jornal desportivo diz que vai para Paços de Ferreira.

Murilo e Diogo

Os adeptos Rioavistas presentes no Estádio no sábado terão ficado surpreendidos com várias substituições, mas para quem acompanha os juniores já sabe do valor de Silvério.
Menos conhecido é Diogo Gonçalves, que foi pouco usado na época passada e será certamente um dos titulares da equipa sub19 da próxima temporada.
Surpresa, surpresa, foi Murilo, um jovem português, que fez a formação no Brasil e que há uns meses chegou a Vila do Conde. Preparem-se para o ver como defesa-esquerdo dos sub19 nesta época que aí vem!

21.7.13

Rio Ave vence o Varzim por 3-0 e está na fase seguinte

Bastava não perder por mais de dois golos, mas a equipa do Rio Ave quis deixar a sua marca na equipa varzinista e marcou três golos.
3-0
E venham daí outros adversários na segunda fase.
E Raul Moreira soma e segue!

(parte da) Equipa B transfere-se para o Gondomar?

Baldaia, Tiago Santos (Mansilha) e Paulo Jorge são alguns dos jogadores que o Rio Ave emprestou ao Gondomar.
Seriam jogadores que o Rio Ave faria alinhar na equipa B e para os quais já encontrou solução.
E se uns chegam, outros saem do Gondomar para o Ribeirão.

Onze tipo do Rio Ave com Braga a '10'?

Vem n'A Bola de hoje.
A mim parece-me fazer pouco sentido, já que na época passada, mesmo quando estava  mais aflito Nuno não usou Braga a 10. Será esta época? Nos dois primeiros jogos desta época voltou a ser extremo esquerdo...

Por falar em Braga: a mim o terceiro golo do Rio Ave pareceu-me na própria baliza, mas a generalidade dos observadores atribuiu-o ao nosso jogador que - além disso - foi brilhante no passe do segundo golo.

O nosso melhor leitor!

Moisés Cambola, grande Rioavista e nosso leitor, informou-nos ontem que o seu filho Moisés, também ele um futuro Rioavista de primeira, é leitor atento do Reis do Ave!
bom dia Moisés!

Notas individuais do jogo de ontem

Excelente: Hassan (enquanto continuarem sem ver o predestinado que ali está, beneficia o Rio Ave!)

Muito bom: Del Valle (bons pormenores), Ederson (duas excelentes defesas)
Bom: Wakaso (promete fazer esquecer Wires, pela sua presença em campo e força, mas ainda se nota alguma imaturidade na forma como perde alguns lances) e Valkenedy (que não foi apresentado como reforço, mas já joga - e com que raça! Por ele ninguém passou!)
Dos outros ou não houve tempo para ver (os que entraram na parte final), ou tiveram pouco trabalho (os centrais) ou passaram ao lado (Renato Santos, por exemplo, ou mesmo Luis Gustavo).
E, acho, não deu para ver muito mais - nem quero ser injusto com ninguém, muito mais nesta fase de 'testes'.
Fotogaleria do jogo aqui.

A estreia do médico

Basil Ribeiro estreou-se no banco do Rio Ave.
(ao nível capilar não bate Luís Lourenço...)

Do jogo de ontem

Correu tudo bem ao Rio Ave, nos primeiros trinta minutos, com uma entrada fulgurante. A dúvida é se foi o Newcastle que entrou a dormir e o Rio Ave beneficiou ou se foi o Rio Ave que deixou  Newcastle 'KO'.
Futebol rápido, envolvente, tecnicamente perfeito e Hassan a fazer a diferença.
A partir dos 30 minutos o Newcastle acordou e podia ter reduzido.
Na segunda parte, os ingleses estiveram mais por cima, mas não faltou combatividade à equipa B do Rio Ave. Basta ver que dos jogadores que terminaram o jogo apenas um poderá vir a ser titular (e joga no meio campo...).
O video do jogo:

Rio Ave 3-1 Newcastle (Highlights) por RicardoTVGolo

Outras notas:
- boa assistência na bancada para um jogo de pré-época (ainda que com um adversário de peso se pudesse sempre esperar mais);
- na bancada era difícil ouvir quem entrava nas muitas substituições; estranhamente, o Rio Ave também não informou (site e facebook), pelo que deduzo que o o jogador que substituiu André Dias nos últimos minutos se chame Murilo. Quem é?
- A estreia de Silvério, o talentoso defesa central da formação, pela equipa principal do Rio Ave

20.7.13

Newcastle: 3-1 resultado final

Bom jogo do Rio Ave com vitorias justa. O Newcastle dos primeiros 30 minutos pouco jogou e o Rio Ave tirou partido disso.
Ederson, Del Valle, Wakaso, Valkenedy e, sobretudo, Hassan foram os melhores.
Duas notas: o Rio Ave apresentou-se com muitas limitações e nem por isso deixou de mostrar boa atitude e para quem veio de uma semana de estagio foi muito bom!
Amanha analise detalhada e individual.

Newcastle: segunda parte;sai Braga entra Renato Santos

Adivinham-se muitas alterações ao longos destes 45 minutos, que aqui vamos actualizar.

15 minutos: entra Angelo e sai Vilas Boas entra Luís Gustavo e sai Diego Lopes e entra Sandro Lima e sai Hassan.

20 minutos: entra André Costa e sai Lionn, entra Silvério e sai Marcelo e entra Valkenedy para o lugar e Tarantini.

22 minutos:sai Del Valle e entra Rafael Miranda.
30 minutos: sai Wakaso e entra Diogo
45 minutos: sai André Dias e entra Murilo (??)

Newcastle: 3-0 ao intervalo (ATUAL.)

O Newcastle só acordou quando o Rio Ave marcou o terceiro (autogolo, após jogada de Del Valle e Braga). Após esse golo o Newcastle podia ter marcado um ou dois.
Mas o Rio Ave esteve melhor nesta primeira parte.

PS - Rodriguez e Ukra estão na bancada.


Hassan marca golo espetacular e bisa

Um golo do fim do mundo, marcado por Hassan, depois de jogada excelente de Del Valle. Hassan, com um toque genial, marca o primeiro aos 5 minutos. Dois minutos depois Hassan marca o segundo.

Rio Ave com equipamento alternativo

Vermelho e amarelo


Newcastle: o onze da época passada mais Wakaso (ATUAL.)

Rio Ave com Ederson, Lionn, Marcelo, vilas Boas e André Dias, Wakaso, Tarantini e Diego Lopes; Braga, Hassan e Del Valle.
No banco, entre outros, estão Valkenedy e Silvério.

Rio Ave - Newcastle - gostei da dinâmica

Boa dinâmica de marketing para promover o jogo de logo.

Comentários sobre a entrevista de ontem

Em complemento a isto, algumas ideias:
- Nuno diz que há empatia entre ele e os adeptos. Eu que estou na bancada acho que não, que não há.
Não sei, em primeiro lugar, se ele isso é importante para ele, se Nuno considera importante que haja essa empatia. Mas se sim, se considera, então deveria fazer algo  mais por isso.
Os treinos são importantes para essa empatia. Uma ou duas vezes por mês abrir os treinos aos adeptos não iria estragar nada, penso. Nuno continuará a pensar quando um dia chegar ao FC Porto ou, mesmo, a um dos grandes da Europa?

PS - tirando esta questão, no essencial gostei do que li. Só tenho pena que não aposte mais em jovens da nossa formação, mas no final qualquer treinador é julgado pelos resultados.


19.7.13

Da entrevista de Nuno

Desde logo, não há grande novidades - e isso vê-se no título que O Jogo escolheu.
Algumas ideias:
- gosto de preservar a minha imagem fora do campo;
- agora é que o momento adequado (para a entrevista);
- não sou fechado com os jornalistas;
- a presença dos adeptos (nos treinos) inibe o desempenho;
- com os adeptos há empatia;
- assumir a Europa: não considero isso fundamental;
- estou extremamente feliz no Rio Ave;
- não é pelo facto de haver discordia que deixa de haver união (sobre a saída do médico);
- prioridade aos jogadores de Jorge Mendes: isso é completamente falso;
- admite prioridade para Ukra e Rodriguez;
- sobre os ex-juniores e a equipa B: poderão ficar de forma permanente ou encontrarmos outras soluções;
- confirma que não está muito ligado à formação porque confia em quem tem essa responsabilidade;

Sem prejuizo dos comentarios que farei amanhã, saúda-se, isso sim, a propria entrevista!

O objetivo de Nuno nesta altura

«Queremos um maior controlo da ansiedade que, por vezes, e por vários fatores, a equipa sentiu na época passada. Queremos um comportamento muito mais linear nesse aspeto»

Fabinho volta a ser emprestado (Mónaco)

O Rio Ave provavelmente queria receber algum desde já, com a venda do passe do jogador, mas Jorge Mendes entendeu valorizá-lo na equipa do Mónaco, pelo que - se tudo correr bem - teremos negócio na próxima época.

Ideias para o 75º aniversário (3)

As comemorações podem ter em vista apenas evocar o passado (o que não é errado) mas podem também ser uma oportunidade de lançar o futuro - e aí qualquer dinheiro que seja gasto é um investimento.
Volto à ideia de centrar as comemorações nos jovens estudantes de Vila do Conde, com mais duas sugestões:
- criar um pequeno livro de banda desenhada, com passos curiosos e importantes da nossa história, que pudesse ser oferecido em todas as escolas;
- com o mesmo argumento (ou adaptado) criar uma curta-metragem com imagens históricas, para poder ser exibido não apenas no site mas mas também em escolas e divulgado no youtube;

Diálogos imaginários 54

Nuno: podem dar-me o vosso onze para amanhã?
Reis do Ave: claro!
Salin, Lionn, Marcelo, Vilas Boas e Tiago Pinto; Wakaso, Tarantini e Luis Gustavo; Del Valle, Hassan e Braga. Sempre ao dispor!
Nuno: o Salin e o Tiago Pinto estão com pequenas lesões
Reis do Ave: Ederson e André Dias, se não houver Quiñones até amanhã...

Rafa no Chaves

Já se esperava a saída, faltava saber para onde.

Nuno em entrevista hoje a O Jogo

Duas páginas
Um exclusivo, um ano depois de ter começado a ser treinador!

Para ler mais tarde

Nivaldo já treina sem limitações?

É pelo menos o que se lê em O Jogo de ontem.
Excelente notícias.

18.7.13

Encontrar um clube satélite

Ao ler isto, relacionado com a Académica, lembrei-me que a solução para a ex-equipa B poderia passar por uma equuipa satélite. O importante era fazer uma equipa sub23 para estes jovens evoluírem.

O que se passa com Kiki? (ATUAL.)

Pelos vistos não está lesionado («Nivaldo faz treino de corrida, Jeferson e Tiago Silva trabalham de forma condicionada e Salin, Tiago Pinto, Filipe Augusto e Rúben continuam entregues aos cuidados dos responsáveis clínicos do clube) nem há registo de que esteja em Ofir.

ATUAlizo a 19/7: O Record diz que está lesionado.

Apresentação oficial será com o Deportivo da Coruña

No dia 3 de agosto.
Antes haverá apresentação do plantel ou far-se-á uma festa como nos dois anos anteriores, com esse objetivo?

Tiago Pinto: ou... ou...

A carreira futebolística de Tiago Pinto não está a ser - penso - aquela que ele desejaria ou projetaria (não é exatamente a mesma coisa...).
Não sendo um fora de série, é um jogador com muitas qualidades, que pode e sabe ajudar uma equipa a valorizar-se.
Por isso acredito que esta será uma época decisiva para ele, ganhando a titularidade e afirmando-se definitivamente. Nuno pode ajudá-lo.
Acontece que Tiago está no último ano de contrato.
Veremos se está interessado em renovar ou se, para ajudar o Rio Ave, até poderá sair em desembro - seria um ótimo sinal, para ele (porque estaria na 'mó de cima') e para o Clube.

17.7.13

Luís Gustavo explica saída do Barcelona

«Estou na idade de virar ou não jogador. Você vê poucos casos de gente com mais de 20 anos que consegue vingar. O Barcelona é um time ótimo, com uma estrutura muito boa, todos querem jogar lá. Mas chega um certo momento que você percebe se pode subir ou não (para o time principal). E o time do Barcelona hoje é muito complicado. Ainda mais na minha posição. Você vê o caso do Thiago (Alcântara), que é um jogador muito bom, mas não teve tantas oportunidades. Tem que sair para jogar»

bilhete para pensionistas e desempregados com o custo simbólico de 1€.

Boa iniciativa, sem dúvida!

Ilações a tirar da "espionagem"...

- A ficar assim, o plantel teria 31 elementos, o que nem de perto nem de longe acontecerá. 27 no máximo;
- O Rio Ave não ficará com cinco centrais, embora a lesão de Nivaldo possa complicar [ainda que as últimas notícias pareçam animadoras];
- da mesma forma não haverá quatro 'trincos' (Wakaso, Vilas Boas, Valkenedy e Daniel; será o miúdo o 'sacrificado'?) nem quatro '8' (ainda que a lesão de Filipe Augusto obrigue a procurar uma alternativa a Tarantini);
- confirmando-se a vinda de Ukra e a posisbilidade de vir mais um extremo, o ataque ficará com nove elementos. É claramente demais, pelo que haverá certamente acertos.

"Pirateamos" o computador de Nuno!



(falta alguém que o nosso espião em Ofir não tenha apanhado???)

«Rodriguez volta com Quiñones e Ukra»

Três de uma vez?
A Bola garante que sim.
E a ser assim fica apenas a faltar um defesa direito e um extremo para fechar o plantel!

16.7.13

Tiago Esgaio nos juniores

Mais um reforço para a equipa sub19: «Tiago Esgaio é irmão do sportinguista Ricardo e junta-se ao clube de Vila do Conde depois de jogar nos juniores da União de Leiria. Apenas com 17 anos, o destino de Esgaio será a formação de sub-19 do emblema dos Arcos»

Futsal: saídas confirmadas

Aquilo que aqui se avançou sobre as saídas está confirmado (mas não pelo Rio Ave...): Paulo Leite e João 'Rato' Azevedo vão jogar nos Piratas de Creixomil.

(Paulo Leite, de que nunca nos esqueceremos, está em final de carreira, mas João Azevedo é um guarda-redes talentoso e promissor; a sua saída apenas tem uma explicação lógica: o grupo de Guimarães viabilizava as despesas da deslocação diária para Vila do Conde e agora acabou)

Sandro Lima já "marca"!

«Sou um guerreiro. Gosto de trabalhar e mostrar o meu valor no dia a dia sempre em busca de algo mais. Dou o máximo pela minha equipa e vou procurar o meu espaço. Quero ajudar o Rio Ave a alcançar tudo aquilo a que propôs no início da época». (tudo aqui)

Cinco ou seis contratações

A esta lista de cinco, junta-se mais um médio?

Ainda (d)as escolhas de Nuno

Nuno incluiu alguns dos "dispensáveis" no lote daqueles que estão em Ofir e outros não (ou porque precisa deles, para o desenvolvimento técnico-tático da equipa, enquanto não chegam os reforços, ou porque lhes quer dar ritmo competitivo).
Dos cinco cujos nomes vieram a público, estão no estágio André Costa e André Dias, mas não estão Mendes, Feliz e Gilmar.
Também surpreende a presença de Tiago Silva, um extremo que nunca teve a sua oportunidade.

Renato Santos, depois de alguma indefinição, parece ter tido a sua oportunidade para convencer Nuno.

Futsal: quem vai marcar golos?

É evidente que não há substitutos para  Cardinal em Portugal (e mesmo fora...), mas o Rio Ave não pode desistir de encontrar um pivô, que marque pelo menos 15 golos por época.
Temos Fábio Lima (que nem é o pivôt convencional) e Renato Pontes, mas não faltará mais alguém?
Emerson, de quem se fala como reforço, é  um jogador com valor, mas mais um ala.
(Fábio, Tiago e Rafa, três dos quatro jovens caxineiros que poderão vir a jogar no Rio Ave, já com a camisola do nosso Clube! Mistério? Jogaram pelo Rio Ave no futebol de praia no ano passado...)


15.7.13

Filipe Augusto operado e «recuperação demorada»

«O jogador sofreu uma entorse no último jogo da temporada passada. Durante os exames médicos de início de época o médio foi reavaliado e constatou-se uma lesão grave a necessitar de cirurgia»

A Filipe Augusto desejamos uma recuperação o mais rápida possível - sinal de que tudo correu bem.
Filipe Augusto é o primeiro reforço de janeiro!

PS - não havia outros jogadores para falar?

Quem vai para Ofir (ATUAL:)

A confirmar e atualizar mais tarde, mas aqui fica uma primeira lista:

Guarda-redes: Salin, Ederson e Tiago Bizarro
Defesas: Lionn, Nivaldo, Jeferson, Marcelo, Tiago Pinto, Ângelo Meneses (Zé Diogo ? Diogo Neiva?);
Meio campo: Wakaso, Luis Gustavo, Vilas Boas, Tarantini, Felipe Augusto, Diego Lopes, Braga, (Daniel? Kiki? Ruben?)
Ataque: Del Valle, Hassan, Rafael Miranda, Renato Santos, Sandro Lima?

Lista de 22 no Record (inclui jogadores a dispensar):
Salin, Ederson, Bizarro, André Costa, André Dias, Angelo, Jefferson, Luís Gustavo, Tarantini, Hassan, Diego Lopes, Braga, André Vilas Boas, Tiago Pinto, Del Valle, Wakaso, Rafael Miranda, Ruben, Marcelo, Renato Santos, Tiago Silva e Daniel.
(Nivaldo não está, tal como Kiki - a recuperar de lesão? -, Zé Diogo [esteve na seleção de sub19, mas não ficou no lote que vai ao Europeu] ou Diogo Neiva)

Luís Gustavo: «um passo em frente»

Nas primeiras declarações de Luís Gustavo aos jornalistas, a atitude parece positiva e afasta alguns fantasmas que poderiam existir.

FC Porto empresta Ukra e Quinones?

De Ukra, a notícia já era esperada.
Quinones é defesa-esquerdo.

Valkenedy, o médio que se segue? (ATUALx2.)

De acordo com vários jornais, Valkenedy é médio defensivo, tem 20 anos e chega a tempo de ainda ir para Ofir, à tarde.

Com ele deve chegar também Sandro Lima, o ponta de lança já anunciado. (ATUALizo: confirmado, Sandro Lima é oficialmente reforço)

ATUALizo: Valkenedy e Sandro Lima, os mais recentes reforços do Rio Ave chegaram esta manhã a Vila do Conde.

14.7.13

Daniel, ex-junior, no plantel?

Para mim, além da questão dos jogadores à experiência, a grande surpresa foi a presença de Daniel (ou Dani) na equipa que jogou a segunda parte.
Trata-se do trinco da equipa de juniores, que ainda não tinha tido uma oportunidade de se evidenciar - e tem qualidades, indiscutivelmente.
Os seus dois colegas, que assinaram contrato profissional, Kiki e Ruben, não jogaram. Kiki tem estado lesionado, quanto a Ruben nada sei.

Rio Ave quer Diogo Salomão e/ou Wilson Eduardo

... a informação é dada pelo Record.
Poderão vir os dois, um (se Ukra vier) ou nenhum (se o Sporting não os libertar)

O que falta ao Rio Ave contratar (no Sporting?)

Um lateral-direito, um esquerdo, um central e dois extremos, dizem Record e O Jogo.

(comentário: com as saídas de André Costa e de André Dias, as laterais são inevitaveis; Centrais: temos Marcelo, Nivaldo, Jeferson, Meneses e Vilas Boas, mas é natural que com a lesão de Nivaldo Nuno queria mais um; extremos: dois, se Ukra não vier!)

É possível?

Ao ler, em A Bola de ontem, que Miguel Rosa será jogador do Belenenses a título definitivo, lembrei-me disto.
Nem sei se o jogador ainda interessa e se alguma vez equacionou vir para Vila do Conde, mas surpreende-me como é que o Belenenses tem capacidades para pagar aquilo que provavelmente o Rio Ave não conseguiria... (e não é só pagar até dezembro...)

Futsal: Caxinas, equipa B do Rio Ave?

Somando o anúncio de um protocolo com o Caxinas, feito por Pedro Soares no Reis do Ave, às quatro contratações já conhecidas, mais este comunicado da direção do Caxinas («a Direcção da ADCR CAXINAS E POÇA DA BARCA informa que, existe total acordo com o Rio Ave FC para a realização de uma parceria para o Futsal para as próximas duas épocas. Esta parceria, para ser exequível, depende da homologação das entidades competentes e reguladoras das provas de Futsal disputadas por ambos os clubes» via Rioavistas), deduz-se que o Caxinas, que subiu à terceira divisão nacional, poderá funcionar como equipa B do Rio Ave. A grande vantagem é a possibilidade de os jogadores, quando não  utilizados por Raul Moreira, poderem continuar a competir. E também em ter mais opções no plantel. Se não estou enganado, será a primeira situação destas no futsal nacional. A FPF tem, portanto, a palavra.

(Algumas notas: todos sabemos que há algum risco neste 'casamento', mas eu - de uma forma geral - aprovo-o - afinal, se o Caxinas tem a melhor escola de formação do país, não a aproveitar seria descabido. Não sei de que notícias falsas fala a presidente do Caxinas, mas se sentiu necessidade de esclarecer é porque alguma coisa se passou. Do lado do Rio Ave, o que sugiro é que o protocolo seja público, que todos saibamos com o que nos cosemos para evitar especulações sem sentido. Faço, portanto, um apelo a que quando a coisa estiver formalizada haja o máximo de transparência. Temos todos a ganhar.
De que riscos falo? Por exemplo: daqui a dois anos o Caxinas está na primeira divisão nacional e o protocolo deixa de fazer sentido; nesse caso ficaremos 'descalços'?)


Salin, lesionado, não jogou ontem

Estranhei ver Salin, ainda que equipado, fora do alinhamento dos jogadores de ontem, mas como só vi a primeira parte, só percebi o que se passou quando li os jornais de ontem e vi no Rioavistas o alinhamento da segunda. Salin teve dores num joelho no treino da manhã de sexta e foi poupado.

13.7.13

Futebol de praia: mais uma vitória

desta vez frente ao Leixões, que jogava em casa (4-2).

Mendes, André Costa, André Dias, Feliz e Gilmar emprestados

Soube-se hoje que Mendes, André Costa, André Dias, Feliz e Gilmar estão na lista de dispensas do clube e serão emprestados.

Algumas notas:
- a dispensa de Gilmar não surpreende; nunca se afirmou na equipa;
- Mendes também não é propriamente surpresa.
- Nesta linha de ideias, Feliz também não tem tido sorte em Vila do Conde;
- André Dias e sobretudo André Costa são casos diferentes. Poderiam não ser os titulares (Lionn e Tiago Pinto?) mas como segundas linhas poderiam ter as suas oportunidades. Se saem, sobretudo no caso de ANdré Dias, é porque há - acho - uma avaliação menos positiva por parte do treinador. Esta seria a sua quarta época como sénior e já não é altura de experiências.
Aos cinco, que façam grandes épocas e que voltem par mostrar que Nuno se enganou (Feliz e André Costa são jogadores com elevado potencial, na minha opinião)

PS - «Quanto a Miguel Cardoso e Emeka, dois jogadores que prestavam provas em Vila do Conde, não convenceram os responsáveis do clube, e não vão seguir para o estágio da equipa». Continuamos aceitar jogadores à experiência?

Alguma vez Bebé jogará no Manchester?

Esta época volta a ficar de fora.

7-1 no primeiro jogo

Apenas para animar as tropas...

Jeferson, Mendes e Tiago Silva

Treinaram à parte nos minutos iniciais.  Filipe Augusto nem se equipou. Nivaldo está equipado mas não parece que vá jogar

O primeiro onze (ATUAL.)

Ederson. Lionn,  Marcelo,  Vilas Boas e Tiago Pinto. Wakaso, Tarantini e Diego Lopes. Del Valle,  Hassan e Braga.
Se descontarmos Tiago Pinto,  Wakaso é a única novidade

ATualizo a 14/7: na segunda parte:
Ederson (Bizarro) ; Lionn (André Costa), Marcelo, André Vilas Boas (Ângelo Meneses), André Dias; Wakaso, Tarantini (Dani ??), Diego Lopes (Emeka); Braga (Miguel Cardoso), Del Valle (Renato Santos) e Hassan (Rafael Miranda)

Futsal: plantel para 2013/14

A confirmar-se o que veio até agora publicado, temos para começar a trabalhar nos primeiros dias de agosto:

Vítor Hugo,
(há de vir um guarda-redes)
Fábio Lima,
Coelho,
Israel,
Formiga,
Renato Pontes
Fábio Marafona
André Silva
João Rafael
Tiaguinho

(saídas? Alex, Cardinal, Cristiano, Julinho, Paulo Leite e João 'Rato')

11 elementos, contando já com o novo guarda-redes, que é inevitável, ainda é curto. Pelo menos mais um ou dois. É, pois, provavel, que se conheça pelo menos um reforço proximamente.


12.7.13

O Clube mais mal tratado pela imprensa

Dos clubes da primeira Liga, o Rio Ave será provavelmente aquele que menos destaque tem merecido da imprensa especializada.
E, custa-me dizê-lo, a culpa é do Rio Ave!
Por aquilo que me apercebo e por aquilo que me dizem os jornalistas, o Clube está cada vez mais fechado sobre si próprio, impossibilitando o contacto com os jornalistas, que assim não podem fazer o seu trabalho. Enquanto outros clubes tudo fazem para conseguir essa exposição mediática, proporcionando condições aos jornalistas, o Rio Ave faz o contrário.
Já não é só Nuno que não fala. Os jogadores do Rio Ave também - parece-me - só falam ao «site», sinal de que quem manda ainda não percebeu que são meios com objetivos diferentes (e complementares, claro).
Quantas conferências de imprensa houve desde que os trabalhos começaram? Zero! Quantas vezes os jornalistas foram chamados para poderem conversar com alguém do Rio Ave, sobretudo jogadores? Se não estou enganado, zero!
Quem perde? Os adeptos e o Clube, que sistematicamente vê os seus assuntos serem tratados em notícias de 100 caracteres!

(e nada disto tem a ver com o blogue, que não é nem o site nem jornalismo!)

Ainda a contratação de Luís Gustavo

Luís Gustavo é a contratação mais surpreendente até ao momento.
Porque é um jovem a quem vaticinam grande futuro, porque vem do Barcelona (B) onde era titular, porque já tem um currículo assinalável e porque assinou por quatro anos.
Nenhuma notícia fala disso, mas imagino que seja jogador de Jorge Mendes. E que o Rio Ave fique (como aconteceu com Fabinho ou Filipe Augusto) com uma pequena percentagem do passe (10%? Mais?).
Mas não vejo isso como negativo. Recebemos um jogador que pode fazer a diferença e poderemos ganhar algum dinheiro com isso.
Sinceramente - com estes dados - aplaudo! E se foi obra, como diz o Record de hoje, de Miguel Ribeiro, o aplauso vai para ele.

Ideias para o 75º aniversário (2)

Escrevi há dois anos as minhas reservas sobre o investimento na recuperação da sede social, na Praça da República, mas fui convencido pelos argumentos então apresentados (quem não seria?).
Embora até agora as obras não tenham podido avançar [talvez se justifique alguma informação sobre o assunto na próxima AG], teria um valor mais do que simbólico poder realizar alguma das iniciativas do 75º aniversário na sede. Em junho, por exemplo.

Sandro Lima, 22 anos, ponta de lança, é o próximo? (ATUAL..)

A Bola (ATUALizo: O Jogo também) garante que sim.
«Para o ataque está a caminho o brasileiro Sandro Lima, de 22 anos. Trata-se de um futebolista muito promissor, proveniente do Grémio Anápolis, que conta na sua carreira com passagens por Goiatuba, Evangélica e Independente Tucuruí. O novo concorrente de Hassan pelo papel de referência ofensiva da equipa tem à sua espera um contrato de duas temporadas»
(o hat trick de Sandro aqui)
Estas imagens confirmam que se trata de um jogador muito forte fisicamente e com bom chuto.

11.7.13

Ukra regressa?

O JVC diz que sim

Confirmado: Lionn regressa (ATUAL.)

O site confirma o que já se sabia. (só não se percebe se são dois ou três - excelente contratação!)
Ja treinou
ATUALizo a 12/7/13: o site corrigiu entretanto; são três anos

Filipe Augusto e Nivaldo com lesões graves (ATUAL.x2)

O Jogo de hoje pega nesta dica e diz que Filipe Augusto estará ausente nos primeiros meses do campeonato. Falta confirmar que é uma lesão no joelho, sempre de recuperação demorada.

ATUALizo depois de ler o JVC desta semana: «Problemáticas e inesperadas são as graves lesões de dois atletas que irão estar afastados durante meses e meses. Nivaldo e Filipe Augusto».
(a dúvida que fica é: se os treinos começaram esta semana e esta semana já não treinaram, lesionaram-se na semana dos testes médicos?)

ATUALizo a 12/7/13: O Record, que se limita a transcrever o que aqui deixámos, fala num «manto de silêncio»

Ângelo Meneses, três épocas

A confirmação, via site, chegou agora.

(deduz-se que irá ficar no plantel; a confirmar-se, será um dos quatro centrais, o que significa que Rodriguez não voltará. E que Jeferson ficará?)

André Silva, o quarto Caxinas no Rio Ave

Já se conheciam três nomes, agora chega o quarto: André Silva. Surpreendam-se, ou não, com algumas das declarações ao jogador no Desporto ao Minuto: 

(neste texto fica também a saber-se que Julinho e Cristiano saíram)

Luis Gustavo, ex-Barcelona, assina pelo Rio Ave (ATUAL.)

O médio tem 20 anos e já conta com 3 internacionalizações pela Seleção Nacional de sub-21, atuou 32 vezes pela equipa B do Barcelona, e até já decidiu uma Taça do Rei na última época de júnior, assinou por quatro épocas.

Se se inspira em Deco, é o médio criativo que nos falta?

(uma contratação surpreendente, mas sem duvida positiva por se tratar de um jovem com potencial; a única duvida é como o jogador reagirá a esta 'adversidade', ele que tinha o sonho de jogar na equipa principal do Barcelona; se interpretar como um passo atrás para dar depois dois em frente, valorizando-se no Rio Ave e chegando daqui a um ou dois anos a um grande palco, tudo correrá bem)

ATUALizo depois de ler O Jogo, claramente o jornal melhor informado sobre o Rio Ave nesta pré-época. A notícia é parcialmente antecipada pelo jornal, ficando só por perceber quem é o empresário de Luis Gustavo

Eles levam tudo (e deixam alguma coisa?)

O Paços levou-nos Ruben Ribeiro.
Está difícil contratar os melhores!
(O JVC desta semana confirma que era um dos jogadores pretendidos)

Um primeiro onze

Com estes jogadores, que onze se pode imaginar?

Salin
André Costa*, Marcelo, Nivaldo e Tiago Pinto;
Vilas Boas, Tarantini e Braga
Del Valle, Hassan e Feliz

* Lionn está a chegar?

(parece evidente que a equipa tem menos opções de uma forma geral e que o ataque está mais fraco)

10.7.13

Quem está na primeira semana de treinos

À falta de quem nos informe quem são os jogadores que estão a treinar nesta altura, aqui fica uma lista (sujeita a vários erros, como é evidente)
Guarda-redes: Salin e Ederson
Defesas: André Costa, André Dias, Nivaldo, Jeferson, Marcelo, Tiago Pinto, Zé Diogo [veio como avançado mas acabou a época a defesa nos juniores] e Diogo Neiva;
Meio campo: Wakaso, Vilas Boas, Tarantini, Felipe Augusto, Diego Lopes, Braga, Kiki, Ruben, 
Ataque: Del Valle, Hassan, Feliz, Rafael Miranda, Renato Santos, Mendes,

24?

Adeus (dinheiro de) Miguel Lopes?

Há dois dias dei aqui conta do empréstimo de Miguel Lopes ao Lyon e como ficámos sem receber dinheiro. Pois parece que tão cedo Miguel Lopes não renderá nada, apesar da renovação. Para não ter de pagar cinco milhões ao FC Porto, o Sporting optará por emprestar o jogador...

Ideias para o 75º aniversário (1)

Imaginando que já haja quem se esteja a preocupar com um programa digno para as comemorações do 75º aniversário, aqui ficam, algumas ideias, como tentativa de contributo:
- concurso "literário" e criativo envolvendo todas as escolas e todos os estudantes do concelho, por idades e nos mais variados suportes (texto, imagem, vídeo, com o denominador comum: o Rio Ave (no final, vários prémios e entrega numa cerimónia);
- criação de um equipamento especial para os 75 anos e de um símbolo (não é para substituir o emblema, mas seria para acrescentar durante o período que durassem as comemorações);
- isto associa-se à ideia de uma 'imagem' geral para os 75 anos, com um slogan e o tal símbolo;
- homenagem a antigos jogadores (dos velhinhos, mesmo, como Lizarda);
- e que tal nomear Lizarda como embaixador/rosto das comemorações?
- o livro! [ou está a ser preparado ou terá de se aproveitar o que já foi feito, não acredito que se possa começar do zero, nesta altura]

(sei que há quem entenda que coisas como estas são uma perda de tempo, de energias e de dinheiro. Mas se chegámos aos 75 anos foi porque alguém tocou o Clube para a frente. E da mesma forma que os atuais corpos sociais gostarão - e merecem - ser recordados no futuro, também faz todo o sentido lembrar/evocar os que ajudaram a fazer a história do Rio Ave)

Filipe Augusto lesionado?

Tanto quanto percebi, não tem treinado.
São as chamadas mialgias de início de época ou?

Lionn regressa? Assina por três anos!

O Record diz que tudo indica que sim.
ATUALizo: assinou por três anos, citando o zerozero (que usa, mas não cita, O Jogo)
(bom jogador, excelente reforço!)

Paulo Henrique já não é reforço?

Já falou como jogador do Rio Ave, mas tarde em se apresentar.
«Paulo Henrique, reforço proveniente do Santos, já se encontra no nosso país, mas voltou a não marcar presença no treino matinal»
ATUALizo: «Os exames médicos detetaram uma lesão no joelho e o jogador seguiu de regresso ao Brasil sem rubricar qualquer contrato, estando agora o Rio Ave à procura de um defesa-esquerdo no mercado» (fonte original: O JOGO)

Rabiola, outra vez

O Rio Ave estará novamente interessado em ter Rabiola. Digo novamente, porque foi um dos nomes equacionados para substituir Tomás, acabando por ir para Braga, onde não vingou. Agora está na lista de empréstimos e pode chegar a Vila do Conde (diz A Bola).

Sem equipa B, que alternativas?

Partindo do pressuposto de que a Associação de Futebol do Porto não volta atrás na decisão de obrigar as equipas B a serem constituídas por jogadores profissionais, será de esperar um 'plano B'. Uma equipa-satélite? um acordo mais informal com outra equipa?

9.7.13

Renato Santos vai ficar no plantel?

É o que parece deduzir-se desta informação colocada no site.

(voltou o mau português? «Renato Santos, desde o início da pré-época, e Hassan, desde ontem, são dois avançados ao serviço de Nuno Espírito Santo») Situação corrigida.

Aumentar o número de sócios (com o exemplo dos outros)

Barcelos tem cerca de 100 mil eleitores e nós cerca de 66 mil. Se o Gil Vicente, como dizem, têm cinco mil sócios e nós três mil a proporção é aceitável.
O que me interessa aqui é destacar as iniciativas que tomam regularmente para aumentar o número de sócios. Esta é a última. Para chegarem aos oito mil, dizem.