13.10.13

(6j Futsal) Ainda o empate de ontem (ATUALizadox2)

Em complemento a isto, aqui ficam mais algumas notas:
- nenhum jogador da Académica seria titular no Rio Ave, para se perceber que temos melhores jogadores e que não foi o adversário que foi superior (embora seja uma equipa com algumas qualidades, mas muitas limitações técnicas); ATUALizo a 14/10: chamaram-me a atenção para o facto de haver dois jogadores na Académica de muita qualidade, os brasileiros Eskerda e Jander. O primeiro jogou na Rússia na época passada. E eu aceito o reparo, porque basicamente conheço os jogadores do Rio Ave. Mas insisto que, pelo que vi no sábado, nenhum jogador da Académica se destacou ou impressionou.
- outra coisa, ligeiramente diferente, é se o cinco-base do Rio Ave (Vítor Hugo, Israel, Coelho, Formiga e Fábio Lima)  está em condições, neste momento, de o ser. Eu, que não treino a equipa e só vi quatro dos seis jogos, acho que Coelho, por exemplo, esteve muito abaixo do que se pode exigir, que Israel também não esteve bem e que até Formiga - o melhor jogador da equipa, do meu ponto de vista, ao lado de Vítor Hugo - falhou golos e passes que não costuma falhar.
- é fácil dizer que a equipa atravessa uma crise (psicológica) de confiança, mas (ainda?) não tenho a certeza de que assim seja. Certo é que a equipa revelou sintomas que podem apontar para essa crise, sobretudo na primeira parte: chegou por sistema mais tarde à bola do que o adversário, falhou demasiados passes (e várias combinações de ataque), alguns jogadores evitavam rematar à baliza e não houve criatividade para resolver os problemas. ATUALizo: no final do jogo, Raul Moreira confirmou isso, que há uma crise de confiança na equipa, que os jogadores estão com medo de arriscar.
- o melhor jogador em campo foi o jovem Tiaguinho. Por ter marcado o golo? Não apenas. Sobretudo porque foi o que mais vezes tentou rematar, não sentindo o 'receio' que alguns colegas, muito mais experientes, estavam a demonstrar.
- Raul Moreira usou apenas oito jogadores (os cinco, mais Tiaguinho, Emerson [com dores num joelho, pareceu] e Renato Pontes), o que me leva a pensar que não vê - não viu - nos restantes verdadeiras alternativas para 'ganhar o jogo'.
- se a minha memória não me atraiçoa, é a primeira vez que Raul Moreira enfrenta uma crise (pelo menos de resultados) desde que orienta o Rio Ave nestes últimos anos. A equipa sente-se órfã de Cardinal? Os jogadores não acreditam em si próprios? Tem a palavra o míster, que vai ter de liderar a recuperação.
PS - lá estava, na bancada, com a mulher o nosso amigo Rioavista Joaquim Vareiro, antes de partir para o mar.