22.9.13

(5j Sporting) Grande segunda parte; resultado justo, com ou sem Xistra

Pode dizer-se que foi o Sporting que caiu muito na segunda parte e que deixou o Rio Ave fazer o seu jogo. Mas não é argumento que me pareça honesto.
Depois de uma primeira parte fraca, sobretudo até ao golo do Sporting, em que nos faltou garra, o Rio Ave dominou a segunda parte, ocupou melhor os espaços, foi mais rápido sobre a bola e teve os  melhores lances de perigo.
Pelo que fez na segunda parte até podia ter ganho, mas não seria justo numa análise global.
A este Rio Ave da segunda parte dou nota muito positiva: grande solidariedade entre setores, muito acerto defensivo, a tal garra que faz chegar primeiro aos lances ou não desistir de uma bola aparentemente perdida.
Este Rio Ave vai fazer um campeonato tranquilo na metade de cima da tabela, estou certo.
E depois há a magistral exibição de Marcelo, que os Rioavistas tão cedo não esquecerão...
Esteve tudo bem? Claro que não.
Continuo a pensar que é preciso outro tipo de jogador atrás do avançado e - sinceramente - Braga naquela posição continua a ser difícil de entender, tantos jogos depois (perde o jogador e perde o Rio Ave). Como Ukra ainda não está a cem por cento, o ataque cria poucas oportunidade de golo e Hassan não recebe a bola para fazer a diferença.
Nota 4 para o jogo e nota 4 para Nuno que, ao intervalo, soube afinar devidamente a equipa.
PS - sou muito crítico da generalidade das arbitragens e de Xistra... Se fosse ao contrário, também estaria aqui a escrever sobre o grave problema de visão do árbitro («não vi, não vi», dizia ele aos jogadores do Sporting) que nos perdoou um penalti por mão de Marcelo (esse braço, Marcelo, esse braço...). Até o treinador do Sporting reconheceu no final que foi um resultado justo.