28.6.13

Wakaso (bem) visto por Rui Malheiro

Aqui fica a opinião que Rui Malheiro nos enviou sobre Wakaso, a partir de um conjunto de quatro jogos televistos do Portimonense

«Joga habitualmente a 6. Pode ser o único médio-defensivo como pode jogar com outro médio-defensivo ao lado (o que agora se define como duplo-pivô, expressão que não aprecio muito). Isso permite-lhe aparecer mais em jogo do ponto de vista ofensivo, pois está mais protegido.
Defensivamente: combina força e disponibilidade física (não se cansa e ocupa muitos espaços); gosta muito do choque (algo excessivo, mas não tem medo de colocar o pé); boa antecipação (rápido e agressivo a atacar a bola); bom desarme (ainda assim, pode melhorar o tempo de entrada - durinho!). Pelo ar, sentiu-se confortável, mas os adversários também eram mais baixos. A nível posicional, compensações interessantes (ao centro e nas laterais) para um jogador africano. Alguma tendência por defender com referência individual (admito que fosse opção do técnico): não deixa o adversário jogar, mas se ele abre na ala, vai atrás e, em alguns lances, abria espaço ao centro (a culpa não era só dele, claro, tinha que haver uma compensação de um dos médios-centro).
Ofensivamente: gosta de assumir jogo; baixa para o pegar ou cria linha de passe - preocupa-se quando a bola sai dos centrais em colocar-se de costas e fugir do espaço de pressão para criar a tal linha. Arrisca um bocadinho no 1x1: "safa-se" bem, porque é forte, tem agilidade interessante para o físico que tem e tecnicamente é interessante (vai crescer), mas faz coisas típicas de jogador africano: tenta dribles na pequena área ou à entrada da área. Como disse, não se sai mal, mas não convém abusar na Liga. Faz ações de penetração com e sem bola entre a 2ª e a 3ª fase - movimentos interessantes: procura remates de fora da área (um bocado excitado!) ou passes de ruptura (razoável). Na 2ª fase, quando recebe a bola, óptimo passe: joga, muitas vezes, curto; mas o que gosta mais de fazer é variar para o flanco. Nem sempre acerta, mas acerta muitas vezes, o que significa que varia bem o centro de jogo e é importante a procurar dar largura ao jogo ofensivo da equipa ou a lançar transições: a primeira mais pelos laterais, a segunda mais pelos alas. é destro.
Em resumo: bom reforço. Na minha opinião, bem melhor do que o Soares e ainda com margem para progredir e para valer um belo negócio futuro. Em relação aos nossos adeptos: tem tudo para ser adorado ou detestado. depende da forma como entrar na equipa mas acredito que possa vir a ser coqueluche. Espero que tenham paciência. Atendendo à saída do Wíres, procurava mais uma solução para o lugar. É bom ter concorrência para crescer. De preferência: um jogador mais velho.
Obrigado Rui, por este retrato completíssimo de Wakaso.