22.6.13

Formação/balanço (entrevista a Francisco Costa/4): sempre presente, antes, durante e depois dos jogos

4) Qual é o papel do coordenador na articulação com as várias equipas técnicas (na escolha das mesmas, na definição de prioridades e na articulação jornada a jornada)?

«Em primeiro lugar, acho que ninguém verdadeiramente tem noção do trabalho que desenvolvo no Clube. Sou um profissional que entro às 8.30h e saio às 20.00h do Clube.
Relativamente e abordando o assunto da articulação que eu, como coordenador, tenho para com os técnicos, apraz-me dizer, desde já, que é um prazer "chefiar" um grupo de treinadores como este. Um grupo com o qual cada vez mais me identifico, que, cada vez mais, se identifica com a coordenação, um grupo que, de ano para ano, está mais competente e que tem vindo a demonstrar a sua competência de uma forma cúmplice com o modelo implantado, com os princípios e com a ideia de um RAFC melhor.
Temos vindo a tornar-nos mais fortes, porque tenho colegas ávidos por aprender, outros com a capacidade de transmitir as aprendizagens que ao longo do tempo foram adquirindo. Esta relação estreita de cumplicidade é um dos pontos fortes do nosso sucesso.
A escolha das equipas técnicas é, obviamente, uma articulação dinâmica entre o nosso Presidente, o Chefe do Departamento do Futebol Juvenil (este ano o Sr. José António- realço desde já o excelente trabalho realizado até esta data) e eu, que apresento as escolhas técnicas, reunindo com o objetivo de chegar a uma ideia comum. Posso acrescentar também que efetuamos várias reuniões durante o ano, onde articulamos e discutimos conteúdos relativos ao modelo de jogo, à organização e implementação do mesmo, as dificuldades e obstáculos que se nos vão deparando ao longo da época, etc...

É um processo que está constantemente em evolução. Para além disso, existem sempre pequenas reuniões antes e depois dos jogos com todos os técnicos principais dos escalões, onde são abordados assuntos técnicos, tais como: adversário, estado atual do grupo, da classificação, jogadores, evolução dos treinos da semana, dificuldades sentidas e abordagem de algumas estratégias. Tento também acompanhar de uma forma direta e presencial o maior número de jogos dos escalões, e, quer ao intervalo quer no final dos mesmos, existe um partilhar de ideias, observações estratégicas e sentimentos relativamente a esses jogos»