24.6.13

Formação/balanço (entrevista a Francisco Costa/6): A equipa B vai trazer dinheiro ao Rio Ave

6) Ontem falavas nas responsabilidades que assumiste na equipa B; isso lembrou-me que a primeira pessoa do Rio Ave a quem ouvi falar de uma equipa B foste mesmo tu, informalmente, há muitos meses; o que te parece o projeto, tal como é público? 
«Realmente fui das primeiras pessoas a pensar nessa possibilidade, já que estou dentro do processo da formação e senti a extrema importância que seria dar esse passo. Há sensivelmente dois anos fui-me apercebendo e até dando alguns feedbacks ao nosso presidente nesse sentido, para que se pudesse formar essa equipa.
Posso afirmar que neste aspeto, os dois grandes impulsionadores são o nosso Presidente António Campos e o Vice-Presidente da formação o Sr. José António que estão e fizeram tudo para que se concretizasse este projeto.
Em termos técnicos, a avaliação feita ao projeto é no sentido que a constituição da mesma irá permitir dar seguimento à evolução dos jogadores oriundos da formação, mais concretamente dos juniores. O Clube terá a oportunidade de ter mais um "espaço" onde analisar e avaliar atletas com potencialidade para a equipa Sénior e irá ficar com maior número de atletas com que poderá contar. A diferença competitiva entre o escalão júnior e o escalão sénior irá ser estreita, já que os atletas de 1º ano Sénior irão competir no futebol sénior e numa divisão com índices competitivos consideráveis.
Logicamente se tivéssemos entrado numa divisão superior, para nós, Clube, e para os atletas seria melhor, mas a realidade é esta e será o primeiro passo de um projeto que irá dar com toda a certeza alguma sustentabilidade financeira futura ao Clube».