21.6.13

Formação/balanço (entrevista a Francisco Costa/3): filosofia de vitória em todos os escalões

3) O que te preocupa mais, os resultados ou a formação de jovens valores que possam trazer retorno ao Clube?
«Na minha perspetiva, o ideal, é conseguirmos aliar os dois fatores, ou seja, formar a ganhar.
O principal objetivo é, obviamente, a formação de jovens jogadores para a equipa sénior, mas é de todo importante, que seja incutido aos jogadores um espírito de vitória.
Quando assumi as funções de coordenador técnico da formação do RAFC, senti e observei que faltava incutir a filosofia de vitória em todos os escalões, que perder não pode e não deve ser algo normal no nosso Clube. Assim sendo, juntamente com os meus colegas de trabalho, ou seja, com a ajuda de todos os treinadores, temos vindo a modificar essa de forma de sentir e de reagir perante a derrota (tristeza/ superação), bem como a reação à vitória (equilíbrio).
Posso até realçar um exemplo prático desta mudança, há uns anos, perder com o FCP por dois a três zero, não era mau (era esse o sentimento estabelecido nos plantéis ), hoje em dia ao empatar com o FCP, temos jogadores a chorar no balneário.
Respondendo mais diretamente à pergunta, a fusão destes dois fatores, torna-se na minha ideologia essencial para todo o processo da formação. Com princípios, valores e objetivos, quando bem delineados e sustentados em todos os escalões, teremos com toda a certeza um RAFC melhor!
Sendo assim, estou perfeitamente convicto de que, em função do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por todos nós na formação, teremos futuramente jogadores com capacidade para integrar o plantel sénior do Clube, consequentemente, dando retorno financeiro ao mesmo.
Para isso, realço o trabalho não só dos técnicos, como também de toda a Direção do RAFC (tanto o Departamento Juvenil, como também o Departamento Sénior), dos funcionários, do Departamento Médico, não podendo deixar de enfatizar o trabalho desenvolvido pelo nosso Presidente António Campos»