27.3.13

O melhor para Vítor Gomes

A propósito disto, também disto e ainda de outras coisas: eu acho que o melhor para Vítor Gomes foi sair do Rio Ave. Para o Vítor e para o Rio Ave.

O jogador estava com dificuldades em se afirmar no Rio Ave. Não era aposta de Nuno? Pelas minhas contas, em 8 épocas Vítor Gomes conta com 129 presenças para o campeonato, 99 a titular. A sua "melhor" época foi a passada com 24 presenças, 22 a titular. Com um empréstimo para Itália e lesões pelo meio, dá uma média de pouco mais de 16 jogos por época, 12 na condição de titular. Foi falta de aposta nas suas qualidades ou algo mais?

A minha opinião é que o Vítor foi sempre uma promessa adiada. Algo refreou a sua evolução e acho que isso criou algumas inibições ao jogador a quem, e espero que não fiquem dúvidas, eu reconheço muitas qualidades e muito valor. Mas para mim ficou sempre aquém do que podia e, se calhar em alguns momentos, deveria ter mostrado e provado. Para mim não estava a ser uma mais-valia.

Assim, a sua saída foi o melhor para todos. O Vítor tem a sua oportunidade de se mostrar num ambiente diferente, de se valorizar, de ganhar outra maturidade, de se libertar de alguns fantasmas que o poderiam estar a retrair e até prejudicar. O Rio Ave vê o jogador ganhar cotação e pode colher vantagens numa transferência futura. Só vejo coisas positivas.

O Vítor faz falta? Faz sempre falta quem tenha qualidade e tenha muita vontade de representar o Rio Ave trazendo um valor acrescentado ao clube. Faz sentido evocar o seu nome sempre que algo nos corre mal? Para mim não. Eu também sou dos que querem futebol agradável e vitórias, mas ainda não ganhei arrogância  de ter tiques de grandeza, reclamando como se o Rio Ave fosse o Sporting gastando o que eles gastam e tendo os resultados que apresentam este ano. O nosso caminho é duro, deve ser feito devagar e com cuidados. Coloquemos as coisas em perspectiva.

Quero o melhor para o Rio Ave, desejo muita sorte ao Vítor, mas neste momento acho que faz bem a ambos estarem como estão.