17.3.13

Ainda o sexto lugar (CORR) +ATUAL

O nosso leitor e amigo VP complementa estas informações com mais estas:

«No caso do V. Guimarães não vencer a final da Taça, não teremos ninguém a entrar diretamente na fase de grupos da Liga Europa.
Nesse cenário, tal como o Paços em 2009/10, Marítimo em 2010/11 e Nacional em 2011/12, em teoria o Rio Ave entraria na 2.ª pré-eliminatória e teria de passar 3 adversários até chegar à fase de grupos [e não dois como escrevi].
O triunfo da Académica no Jamor mudou tudo para 2012/13, dado que agarrou a vaga do Cup Winner e puxou os outros um patamar para cima.
Por isso só teremos certezas a seguir à final da Taça, até porque podemos ficar em 6.º com o V. Guimarães abaixo na tabela e precisarmos que eles percam mesmo para entrar na 2.ª pré. Cenário ainda muito volátil. Vamos ver no que dá»
Obrigado

ATUALizo a 18/3/13, com mais dados: «O atual modelo uefeiro para a Liga Europa implica 3 pré-eliminatórias mais o que eles chamam playoff. Ou seja, a ronda decisiva que dá acesso à fase de grupos e onde já entram clubes que chegam das prés da Champions. O melhor exemplo para aplicar à realidade rioavistas é o do Marítimo de 2010/11, que eliminou o Sporting Fingal, Bangor City e depois levou um arrepio do Bate Borisov. Seria um pouco essa a nossa sorte. Com o ranking elevado de Portugal éramos capazes de ter adversários acessíveis, mas depois no playoff já seria preciso botar abaixo um cabeça-de-série... O pior disto? Começar a competir oficialmente por volta de 15 de julho, com viagens possivelmente aborrecidas pelo meio, algo que não está no ADN rioavista e que obrigaria a iniciar os treinos a meio de junho ou quanto muito na 3.ª semana»