18.3.13

(23j Moreirense) O comentário ao jogo de ontem

Não me lembro de, por opção, ter retardado tanto o comentário ao jogo. Preferia não ter de escrever, mas penso ser uma falta de respeito para com os nossos leitores.
Assim, e acrescentando que apenas me refiro ao jogo de ontem, aqui vai:
- o Rio Ave entrou a perder, com o esquema tático desenhado por Nuno (uma espécie de 4-4-2 tosco]. Braga não era nem segundo avançado nem ponta de lança; Ukra estava na direita, isolado, Diego Lopes não seria titular no Benfica B (independentemente de poder vir a evoluir muito).
- Nos primeiros 45 minutos, o Rio Ave teve três lances na área e apenas um podia ter dado golo. É muito pouco. A equipa esteve apática, desinspirada e, apesar da candidatura ao 5º lugar, pareceu desmotivada.
- No segundo período não estivemos melhor: as substituições de Nuno em nada resultaram e parece ter-se abatido um desânimo quase geral. Um ou dois lances de perigo é muito pouco.
A Nuno, neste jogo, dou nota zero - não foi capaz de montar uma equipa com ambição, não encontrou soluções ao longo do jogo e penso que é de questionar o facto de termos ficado sem dois pontas de lança (Tomás e Esmael) sendo previsível a convocatória de Hassan para o campeonato sub20 africano. Falta de planeamento? [nota: não questiono o empréstimo de Esmael, que agora seria fácil de fazer, mas quase de um momento para o outro termos ficado sem alternativas - e sem ter havido lesões].
Também critico Nuno pela incapacidade de, semana após semana, construir uma equipa que ganhe jogos em casa.
Resultado justo?
O Moreirense foi mais competente, fez o que o seu treinador pediu e marcou um golo. Nós fomos incompetentes, por isso...
(muitas vezes no futebol confunde-se querer com atitude; se fosse por querer, eu e muitos Rioavistas eram titulares; atitude é mais do que isso; e isso faltou a quase todos. Tarantini disso não pode ser acusado)

PS - insisto: não misturo uma análise mais global da época com este jogo ou com um jogo em concreto.