30.9.12

Hoje é dia (de S.) Tarantini!

Todas as atenções centradas no marcador do golo do ano!
Bem merecidas.
«De vez em quando lá consigo uns golos nos treinos, mas nos jogos nunca tinha feito um assim, com esta importância e visibilidade»
«Estava no café a ler e comecei a ser rodeado por um grupo de jovens. Queriam todos o meu autógrafo»

Rodriguez está lesionado e o Rio Ave omitiu essa informação? (ATAUL.)

Quando ontem li a informação em O Jogo não quis acreditar - afinal o Rio Ave tinha deixado claro que Rodriguez ficara de fora por opção de Nuno. Afinal, segundo este jornal, o jogador está lesionado e ficou de fora por isso.

Ontem li e não quis escrever nada porque pensei que, de alguma forma, a notícia iria ser desmentida.
Mas mais de 24 horas depois sou mesmo levado a pensar que é verdade aquilo que o jornal transmitiu.
E isso é muito mau, por várias razões.
Como poderemos acreditar, a partir daqui, nas justificações para as exclusões?
Como poderemos pensar em explicações pela positiva, como tentei fazer, se estamos a ser enganados?
Mais uma nota, que é um desabafo, sem pretender por em causa o profissionalismo de Rodriguez: nos poucos mais de dois meses desde que assinou, já são várias as 'trapalhadas' que rodeiam o jogador. Parece-me muita parra para pouca uva...
Outra nota: confirma-se, portanto, que o jogador não pode fazer dois jogos seguidos? Fez os da seleção, jogou 11 minutos em Braga, saiu ao intervalo em Freamunde (provavelmente lesionado) e já está no departamento médico?

(nos 15 minutos dos próximos treinos abertos à comunicação social Rodriguez aparece e depois recolhe, quando as portas se fecham?)

ATUALizo a 3/10: o Rio Ave não confirma, já que, diz o site, Pateiro é o único lesionado.

Dois patrocínios no futsal

Cardinal não foi a única novidade de ontem.
Há dos novos patrocínios nas camisolas.
RNA, Rede Nacional de Assistência na frente
e SBConde nas costas.

Vilas Boas, o primeiro

jogador do Rio Ave na nova caderneta da Panini que começou hoje a ser distribuída

Algumas notas ainda do jogo de ontem

- Nuno foi bastante assobiado quando tirou Wires para meter Ukra; não terá sido pela entrada de Ukra, penso, portanto só pela escolha de Wires para sair; ainda bem que saiu Wires e não Tarantini, digo eu... (a perder dois-um, tirar um avançado também não faria sentido, embora a produção de Esmael exigisse outra atitude), pelo que não critico a substituição (além de que Wires estava em subrendimento);
- Nuno bem no final do jogo: «Não estou satisfeito com o resultado»;
- No final do jogo, enquanto a equipa do FC Porto se reunia no centro para agradecer o apoio, alguns jogadores do Rio Ave regressaram rapidamente ao balneário, enquanto outros ficaram mais uns instantes; não compete ao capitão de equipa mobilizar os seus colegas para uma coisa mais organizada? Eu por exemplo fiquei mais algum tempo na bancada para um aplauso merecido, mas...
- Esmael foi entregar a sua camisola a um adepto do FC Porto, na bancada dos superdragões. Eu preferia que a entregasse a um do Rio Ave, mas não censuro.
- por falar em superdragões, desta vez isto não se repetiu;
- e os jogadores voltaram a aquecer atrás das balizas;

(5ªj FC Porto) Um-a-um: Tarantini, há dúvidas?

Oblak: 2 (sinceramente ainda não me convenceu; ainda não mostrou que é melhor do que Huanderson, por exemplo; no primeiro golo do FC Porto poderia ter evitado que a bola batesse na barra; depois há um lance junto à sua baliza em que a bola corre sem que ele a toque; curioso: pouco trabalho teve)
Lionn: 3(gostei; ainda lhe faltam aqueles cruzamentos para área e a velocidade na desmarcação junto à linha, mas ontem já se viu mais Lionn)
Nivaldo: 3 (não fosse o lance do segundo golo portista, e a nota seria maior; um lance que atenua uma boa exibição)
Marcelo: 4 (voltou ao acerto defensivo, à capacidade de antecipação e ao sentido posicional; é impossível não ter um lapso em 90 minutos - e teve-o(s) - mas não alteram a nota)
Edimar; 4 (seria o melhor em campo, novamente, não se desse o caso de Tarantini...; se continua a jogar assim não teremos Edimar por muito mais tempo; caro ASC: e se comprássemos o seu passe ao Cluj??)
Wires: 2 (poderia dizer que não está num momento bom, mas não tenho informações para fazer essa afirmação; sei é que a quantidade de passes longos falhados, sobretudo na primeira parte, foi desesperante; o amarelo aos 12' pode ter ajudado)
Tarantini: 5 (o melhor jogo da vida de Tarantini! ontem teve o que lhe faltou em muita da sua carreira: sorte! e mesma antes de marcar essa falta de sorte já dissera presente. Ontem o Sr. Quase encheu as medidas. Video para guardar e mostrar aos netos!)
Braga: 3 (o melhor jogo de Braga esta época; sem preocupações de ir para a linha e cruzar, já conseguiu desequilibrar, antecipar-se e rematar; não correu como ele desejava, certamente, mas ontem vi Braga!)
Filipe Augusto: 3 (também subiu de produção face a jogos anteriores, mas ainda não se percebeu em que local rende mais e melhor; se pode chutar mais de longe, se deve defender mais, se... em adaptação)
Esmael: 1 (de útil, em 89 minutos, um passe para João Tomás, que o árbitro anulou por fora de jogo; desesperante a falta de noção de passe e a inutilidade das fintinhas
Tomás: 3 (quase marcava, na primeira parte, mas Helton não deixou; correu muito, fez passes e importunou  a defesa portista; o ataque com ele é outra louça!)
Ukra: 2 (deu um sinal da sua graça, mas teve dois ou três momentos em que podia ter feito melhor - ter feito a diferença; não foi a estreia em Vila do Conde que desejaria, mas está a começar)
Vilas Boas e Vítor Gomes: 1 (sem tempo)

29.9.12

5a. jornada - faltou-nos um bocadinho assim...

Já jogámos muito pior e muito melhor contra o Porto sem pontuar. Honestamente hoje fiquei com a sensação que cometemos a boa acção de penalizar um adversário sobranceiro e convencido. Não desistir foi um mérito conquistado e que teve um protagonista aqui muitas vezes visado por, pelo menos a mim, parecer demasiado escondido e de não ser guloso e ambicioso. Hoje tanta vez porfiou Tarantini que fez dois golos que foram por si conquistados. Teve sempre a fome de os procurar que foi natural ter sido ele a marcar. Por isso, chapeau Sr. Ricardo, esta noite o espectáculo foi seu. Aquele segundo golo foi qualquer coisa! Sério candidato já a golo do ano.
Nuno ES voltou a mexer na equipa e Tomás voltou a fazer parte da equipa inicial. Não marcou, mas foi sempre presença incómoda para os defesas do Porto. Mas tambem nós parecemos algo incomodados por não haver uma continuidade na equipa inicial. Esmael pareceu um corpo estranho durante toda a primeira parte, mas foi melhorando. Deixou a ideia que rende mesmo mais quando  tem um elemento mais fixo no ataque e ele pode surgir mais de trás. Braga não está no seu melhor, Filipe Augusto ainda se está a ambientar, mas é evidente que tem um toque de bola de qualidade, que é lutador e que tambem é o elemento mais esclarecido do nosso meio-campo.
Na defesa gostei dos laterais, sobretudo de Edimar que desequilibra muito nos apoios ofensivos, mas os dois centrais ficaram um pouco aquém do que já prometeram.
Nuno leva um 4. Acertou com a entrada de Ukra, reforçou o meio-campo quando o jogo o exigiu, mas mais que isso conseguiu manter a equipa sempre com vontade de pontuar e conseguiu virar um resultado e quase vencer uma equipa reconhecidamente mais forte que a nossa.

Contra o Porto, um a um

Oblak 3
Edimar 3
Nivaldo 3
Marcelo 2
Lionn 3
Wires 2
Filipe Augusto 3
Tarantini 5
Braga 2
Esmael 2
Tomás 2
Ukra 2
Vilas Boas e V. Gomes 1

(5ªj FC Porto) O melhor jogo do Rio Ave

O melhor jogo desta época e, mesmo recuando à época passada, talvez não seja fácil encontrar um jogo tão bem conseguido.
O empate é justo, mas a haver um vencedor, sobretudo pela segunda parte, teria de ser o Rio Ave.
E se em Alvalade tivemos alguma sorte, frente ao FC Porto esse fator não foi determinante.
Nuno disse antes do jogo que a fórmula para bater o FC Porto está preparada e só resta ir a jogo, concentrado, organizado e confiante e o jogo deu-lhe razão: a defesa voltou a ser muito bem [apesar da gigantesca falha de Nivaldo no segundo golo portista], muita agressividade sobre os jogadores do FC Porto no meio campo do Rio Ave (mal passavam a linha) e um Tarantini inspirado fizeram a diferença.
Só o ataque continua a estar menos bem, apesar de Tomás dar à frente do Rio Ave uma dinâmica muito diferente; mas Esmael... francamente!
O Rio Ave foi a melhor equipa ao longo dos 90 minutos, teve mais oportunidades e teve mais garra.
Este Rio Ave não tem nada a ver com o dos outros cinco jogos!
A Nuno (que apostou, e com bons resultados num 4-4-2, que depois passou a 4-3-3, com Ukra) dou nota 4, com uma única ressalva crítica: incompreensivelmente deixou ficar Esmael até ao fim do jogo (saiu aos 89').
Tirando esse pormaior, resta esperar que o Rio Ave confirme no Estoril o bom jogo que fez
Finalmente vi uma equipa!

Futsal: vitória por 7-1

Vitória clara, frente a uma das mais fracas equipas da primeira divisão, de regresso marcado à segunda.
O Rio Ave não fez uma exibição por aí além, até porque nem precisou.
Jogou q.b. para ganhar sem qualquer margem para dúvidas.
Cardinal estreou-se com dois bons golos e um amarelo, numa boa segunda parte.
Raul pôs toda a equipa a rodar e até Alex voltou à quadra - infelizmente sofreu o único golo.
Melhor em campo: Formiga (que subiu muito de rendimento face ao jogo de há 15 dias).

Juniores vencem 3-1

Sétima vitoria.
Jogo em Freamunde

4-2-3-1 para logo

Se fosse eu o treinador, apostaria num 4-2-3-1 para logo.
Num quarteto com Lionn, Marcelo, Nivaldo e Edimar.
Em Wires e Tarantini logo à frente.
Em Vitor Gomes na direita, Ukra na esquerda e em Braga pelo meio.
João Tomás na frente.
Disparatado?
Provavelmente.
Mas falta a raça e a capacidade de passe de Vítor Gomes, falta o unico abre-latas do plantel do Rio Ave, chamado Braga (a meio!) e faltam os cruzamentos de Ukra.
Ter o melhor avançado no plantel e não jogar por sistema com ele é que não faz sentido.

28.9.12

É justo dizer que o Rio Ave cai sempre nas segundas partes?

As segundas partes do Rio Ave são mais fracas do que as primeiras e há jogadores que terminam os jogos muito aflitos.
Um problema a rever?

E-mail aberto ao rioavista Fábio Coentrão

Caro @Fábio
Acabei de ler a notícia que está no fundo deste texto.
E a ser verdade peço-te que penses duas vezes.
É óbvio que tens todo o direito de o fazer, mas se vais investir/ajudar um clube, porque não o fazes no teu Rio Ave?
Se tens - e eu fico feliz com isso - 250 mil euros (?) para meter no Varzim, olha que Vila do Conde nunca te faltou com nada.
Falo apenas por mim, mas acredito que outros pensem como eu; por isso conta com a incompreensão dos rioavistas se o fizeres!


Eu e Cardinal de acordo; quem diria? (ATUAL)

Cardinal também acha que o Rio Ave, com a sua contratação e as que foram feitas esta época, pode chegar aos primeiros lugares.
(mas para isso tem de ser mais forte do que em Oeiras)  ATUALizo: e por falar na derrota em Porto Salvo, Raul Moreira vai dizer logo mais na Linear (18h) que amanhã é necessaria mais atitude e concentração e que não houve a dedicação por parte da equipa como devia ter havido no 6-3.

PS - até na vitória de amanhã frente ao FC Porto estamos de acordo!!!!

ATUAL: Rodriguez volta a ficar de fora dos convocados (FC Porto)

Surpresa nos 18 convocados de Nuno para o jogo de amanhã com o FC Porto: Rodriguez, que muitos imaginavam poder jogar, não está convocado. Mais uma vez por opção técnica.
Jeferson entra e sai, da convocatória de Braga, além de Rodriguez, André Dias.
Guarda-redes: Oblak e Ederson
Defesas: Nivaldo, Jeferson, Edimar, Lionn e Marcelo
Médios: Tarantini, Vitor Gomes, Braga, André Vilas Boas, Filipe Augusto, Diego Lopes e Wires
Avançados: João Tomás, Ukra, Del Valle e Esmael


(uma nota: parece-me que só há uma explicação benigna para esta situação, a rotatividade entre Jeferson e Rodriguez; Rodriguez foi a opção em Braga, Jeferson ficou de fora; agora, esta semana, fica Rodriguez de fora e joga Jeferson. Quero acreditar que seja isso, para evitar outras especulações que não ajudam a equipa; ATUALIZO depois de ler A Bola de hoje: diz-se que Rodriguez não está em condições de fazer dois jogos seguidos! Não acredito. Só se for do fuso horário ser diferente na Europa... )

Para ajudar Nuno a fazer o onze

Quais são os jogadores que têm tido  melhor rendimento?
Uma pergunta com alguma subjetividade, a que decidimos ajudar a responder, a partir um novo critério introduzido no Reis do Ave: que percentagem de pontos conseguiu cada jogador face ao total que podia ter conseguido.
Com isto chegamos à conclusão que há alguns que estão acima da média e outros abaixo.
Vale o que vale, mas é um elemento com alguma objetividade.
E nesta altura dos 20 jogadores utilizados só 10 têm nota positiva.
Edimar por exemplo tem 72,7% (do total dos pontos possíveis); Marcelo, Wires, Tarantini, Oblak e Ederson têm 60 ou mais por cento.
Os restantes positivos são Nivaldo (59%), Lionn (58%), Felipe Augusto (56%) e Del Valle (51%).
Os outros, seja porque foram suplentes e tiveram menos pontos, ou porque não estão a corresponder, têm balanço negativo.

Colombo & Zappa - 52

27.9.12

Bruno Esteves, o árbitro para sábado

Não tenho registos (negativos) deste árbitro!

Alterações no onze de sábado (FC Porto)

Depois do que aconteceu no sábado, acredito que Nuno não vai continuar a insistir. Nivaldo regressará, depois de cumprido o castigo ou voltará a ser Rodriguez? Haverá mudanças no meio campo e no ataque (não jogaremos só com um avançado...)?
Diego Lopes, que passou despercebido em Braga, esteve muito bem (segundo rezam todas as crónicas) em Freamunde; mas há outros elementos em sub-rendimento no meio campo.
Vitor Gomes, sugerido pela segunda semana consecutiva pelo JVC, é candidato a entrar.

Ainda o jogo de Braga: JVC mais severo do que o Terras do Ave?

Frases do JVC:
- «O Rio Ave foi a Braga revelar existirem muitas carências»
- «o treinador NES errou no esquema que apresentou, que não resultou e que até pode ter influenciado negativamente no subconsciente dos atletas»;
- «Esmael não tem técnica para segurar a bola e esperar pelos colegas, Diego não se viu e Braga não é nem nunca será extremo»;
- «Há que repensar, pois, quem joga apenas para empatar , acaba por perde
- «(...) com o meio campo perdido, no qual se começa a notar a falta de Vitor Gomes, que lhe dá alma e qualidade»
Frases do Terras do Ave*:
- «Em Braga houve alguma sorte (aquele golo marcado...), o adversário joga melhor do que o Sporting e a nossa defesa, sobretudo, esteve muito mal (os jogadores do Braga cabecearam na área como quiseram)
- «Temos bons jogadores mas não temos uma boa equipa. E aqui a «culpa» é sempre do treinador, que, no limite, não estará a fazer as melhores escolhas. Toda do treinador? Claro que não. Que culpa tem o treinador que dois centrais tão acertados, como Marcelo e Nivaldo, tenham andado literalmente aos papeis em Braga?»;
- «Mas a inoperância no ataque e a falta de 'qualidade' do meio campo começam a ser preocupantes».

*texto da minha autoria;

Estoril-Rio Ave, dia 7, 17h

A segunda vitória fora do Rio Ave já tem dia e hora: domingo às cinco da tarde, no Estoril.
(sem televisão...)

Insólito: foi titular um jogador não convocado! (ATUAL)

André Costa, titular ontem em Freamunde, não aparece na lista dos convocados!
(e não foi por falta de alertas, aqui e no 12º Jogador...)
ATUALizo: meia hora depois deste texto e quase 48 horas depois da falha inicial, a situação foi corrigida; mais vale tarde do...

Visto de fora

Não porque não goste de ouvir o relato do Paulo Vidal, mas apenas por curiosidade sobre o que dizem os outros do nosso Rio Ave, escutei o relato do jogo de ontem na Rádio Clube de Paços de Ferreira. Entre elogios à nossa primeira parte e uma certa admiração pela quebra na segunda, houve uma coisa que se ouviu várias vezes e que não posso deixar de realçar: o mau jogo de Vítor Gomes. Não tenho como atestar as palavras do relatador, obviamente, mas registei. O Vítor foi descrito como um bom jogador que parecia que ao jogar estava a fazer um favor ao patrão. Ou seja, que parecia não estar minimamente empenhado. As palavras não são minhas, que fique claro, e não pretendo com a reprodução das mesmas beliscar a qualidade nem o profissionalismo do atleta.

Mesmo assim, parece evidente que há algo que se passa com o Vítor. Algo que não tem a ver com a sua qualidade, mas com a moral, com a sua cabeça. Já no início da época passada eu tinha aqui dito que algo tem de ser feito sobretudo a um nível psicológico com o jogador. E no final da mesma temporada o João Paulo defendia que o Vítor precisava de um desafio que o motivasse.

A verdade é que esse novo desafio tarda em surgir e o Vítor também tarda em confirmar tudo o que se espera dele. Então, há que agarrar com muita força o presente, concentrar-se totalmente no Rio Ave, não perder o certo por esperar um incerto que não chega. Eu não conheço o Vítor pessoalmente, não lhe conheço os modos de ser e pensar. Ao vestir aquela camisola que eu tanto gosto, o Vítor terá sempre o meu apoio, mas nunca deixará de ter a minha opinião às vezes menos positiva sobre o que faz. Mas desejo-lhe o melhor, sempre. E desejo que seja capaz de se tornar o jogador que eu espero que ainda venha a ser. Neste momento, acho que lhe fazia muito bem fazer uma viagem ao seu próprio interior, uma introspecção séria à procura da motivação que parece que estar em falta.

Ou então, não sei minimamente o que estou para aqui a dizer.

26.9.12

Rio Ave ganha 3-2 em Freamunde

Algumas notas:
- a eliminatória decide-se em Vila do Conde, mas o empate já serve;
- Nuno fez entrar, grosso modo, a equipa B de Viana, com Rodriguez a central, sem Pateiro e com Soares no banco; Ederson, André Costa, Rodriguez, Jeferson e André Dias; Vilas Boas, Vitor Gomes e Diego Lopes; Feliz, Tomás e Ukra. na segunda parte entraram Soares (para o lugar de Rodriguez), Hassan (Tomás) e Del Valle (Diego Lopes).
- foi a estreia de Hassan em jogos oficiais pelo Rio Ave;
- marcaram pelo Rio Ave Tomás (2) e Diego Lopes;
- o Rio Ave marcou o primeiro aos 5', de penalti, com um jogador do Freamunde a ser expulso;
- Pateiro (lesionado) e Rafa são os únicos do plantel que não se estrearam;
- o comentador da Linear destacou Diego Lopes como o melhor jogador do Rio Ave, elogiando também Tomás e Feliz,

Fabinho jogou esta noite pelo Real Madrid

Participou como suplente utilizado na vitória dos espanhóis por 8-0 contra o Millionarios no Troféu Barnabéu.

Um Nuno mais exigente nas derrotas

Nuno está a fazer a sua própria aprendizagem e uma das coisas onde é possível perceber isso é na análise no fim dos jogos: quer no final do empate com a Académica quer em Braga, domingo, achei que o mister foi pouco exigente na análise para a comunicação social.
Empatar em casa com a Académica é uma derrota, para mim; ser goleado em Braga é no mínimo embaraçoso.
Gostava de ver um pouco mais de ambição relativamente ao desempenho do Rio Ave também quando as coisas correm mal!

Demos um trambolhão na classificação

Baixámos até ao 13º lugar, o que significa que perdemos 5 posições. Ainda assim mantemos 2 pontos de vantagem sobre os lugares de descida.

ASC: Nuno "está a produzir um trabalho positivo"

Na última jornada, a equipa treinada pelo estreante Nuno Espírito Santo foi goleada em Braga, por 4-1. A exibição não agradou ao líder do clube, mas António Silva Campos acredita na qualidade do técnico, considerando que "está a produzir um trabalho positivo".

(pode ser positivo pelos quatro pontos face a algumas equipas com outra ambição, pode ser positivo porque ainda estão decorridas quatro jornadas, pode ser positivo porque é preciso dar confiança ao treinador; ASC faz bem)

Golos é com Edimar

4 jogos e 2 golos marcados, ambos pelo defesa esquerdo Edimar. As leituras a fazer são várias, mas por agora só nos interessam os números. Foram os dois obtidos de pé esquerdo, um de bola corrida, outro de bola parada, um na primeira parte outro na segunda, um dentro da grande área e o outro fora.

Os sofridos...

Colombo & Zappa - 51

Terceiro onze diferente

Já aqui hoje falei de padrões, mas no caso do onze inicial não há padrão definido. Foi o terceiro onze distinto em 4 jornadas. Para encontrarmos um padrão temos de olhar para Braga que foi substituído nos 4 jogos. Esmael que também tinha sido trocado nos 3 jogos anteriores desta vez escapou ao banho antecipado.

Coentrão vai investir no Varzim?

O novo presidente do Varzim diz hoje que sim, no JN; eu não gostava que isso acontecesse, mas já estou por tudo!
(Postiga e Bruno Alves também aparecem citados na entrevista, mas esses são varzinistas)

A equipa não evoluiu em dois meses

Ontem, no 12º Jogador, Vitor Carvalho dizia que a equipa, em quatro jogos, não tinha evoluído, que não se viam melhoras.
É absolutamente verdade.
Mas eu vou ainda mais longe, e penso que o Vítor também estaria a pensar nisso: desde os jogos de preparação que não se sente uma evolução evidente na equipa! Cruel? Infelizmente, mas acho que é verdade.

(Não estou contra o nosso treinador, como é evidente, mas preocupado com a falta de qualidade do futebol que tem sido demonstrada)

PS - ainda no programa de ontem, quer Vítor Carvalho quer Carlos Costa falaram na identidade que falta à  equipa (o Vítor até lhe chamou a raça vileira). Existe mesmo uma identidade vileira no Rio Ave ou gostávamos que existisse?

Um padrão?

A época ainda mal começou, mas já há algumas coisas que dão um ar de poderem criar um padrão. Por exemplo, não temos o mesmo resultado em 2 jogos seguidos, temos D V E nos primeiros 3 jogos (o primeiro décimo de Liga) e no segundo décimo (os seguintes 3 jogos) começámos com uma derrota. Se o padrão anterior se repetir, então vamos vencer o Porto e empatar com o Estoril. Se o futebol fosse assim...

(e não é, basta ver que contra o Marítimo estávamos empatados ao intervalo e depois perdemos, enquanto que nos jogos seguintes, o resultado ao intervalo foi o mesmo do fim dos jogos. Não há padrão. Mas não custa desejar, seriam mais 4 pontos somados! Tendo em conta que um dos adversários é o Porto, mesmo em casa, não seria mau.)

Cardinal prós Piratas (ATUAL)

Pelos vistos já chegou o certificado e Cardinal já pode jogar.

ATUALizo a 27/9: apresentado amanhã.

Alguém adivinha um onze para logo?

Adivinhar, adivinha-se, mas acertar...
Ederson, André Costa [?], Rodriguez, Jeferson e Edimar
Vilas Boas, Soares [Wires?] e Vitor Gomes
Ukra, Tomás e Del Valle

ATUALIZO: o onze de Viana pode ser uma inspiração, mas Vilas Boas não será certamente central.

E vão 20

Com a estreia de Rodriguez e de Ukra, são agora 20 os jogadores que Nuno ES já usou em 2012/13.

Quanto a convocados são 25, faltando apenas convocar Soares e Hassan.

Juniores:ainda o jogo de sábado

Pedro Cunha manteve-se fiel ao onze-base e só trocou o defesa esquerdo Tiago Santos por Daniel Santos, que acabou expulso.
Foi a estreia deste jogador , tal como a de Nélson Monte (suplente, usado escassos minutos).

25.9.12

Diálogos imaginários 30

- Tu também levaste muitas vezes quatro ou cinco...
- ... mas nunca joguei só com um avançado!

Braga: Nuno diz que foi um mau jogo

Depois desta análise, Nuno diz que «o grupo admitiu que fez um mau jog

Taça da Liga: só quatro titulares vão

Nuno chamou 17 (o site diz 18, mas só tem 17 nomes...) para o jogo de amanhã em Freamunde:
Guarda-redes: Rafa e Ederson
Defesas: [André Costa] Rodriguez, Jeferson, Edimar e André Dias
Médios: Vitor Gomes, Braga, André Vilas Boas, Diego Lopes, Soares e Wires
Avançados: João Tomás, Ukra, Hassan, Del Valle e Feliz

Notas:
- dos titulares em Braga estão Edimar, Braga, Diego Lopes e Wires;
- Oblak, Lionn, Marcelo, Nivaldo, Tarantini, Filipe Augusto e Esmael ficam a ver;
- O 18º é de certeza André Costa
- Pateiro e Tope estão lesionados.

(qualquer opção é discutível, mas eu compreendo bem esta decisão de Nuno: por um lado, não quer sobrecarregar aqueles que têm mais jogos e que jogarão sábado com o FC Porto e por outro há uma absoluta necessidade que outros elementos joguem; falta saber se os que vão entrar em Freamunde estarão suficientemente concentrados no objetivo, porque às vezes as coisas não correm bem)

Rio Ave recebe o Portimonense na Taça de Portugal

Fábio Felício e Mendes regressam a Vila do Conde!
(Jogo a 21 de Outubro)

Edi(t)rio volta a ganhar! - ATUAL.

Terceira semana em que Edimar é o melhor da jornada.
Apenas 33 pontos, mas o suficiente para vencer.
Até porque ainda ficou com mais três pontos do que Oblak, o segundo.
Segue-se Tarantini, com 27, e depois  três jogadores com 23 (Marcelo, Lionn e Wires).
O titular menos pontuado foi Nivaldo, com apenas 18 (os mesmos de Ukra, o suplente mais escolhido)
(três semanas seguidas com um mesmo jogador a ganhar!! Há quanto tempo não acontece, Gil?)
(ATUALIZADO: Nunca aconteceu. Há vários jogadores que nas 3 épocas de Prémio venceram em 2 jornadas seguidas, mas nunca houve um que vencesse em 3. Edimar continua a fazer história!)

Filipe Augusto encostado...

... à linha, pelo segundo jogo.
É impressão minha ou nas alas ainda rende menos do que tem rendido no centro do terreno?

24.9.12

Yazalde e Kelvin...

titulares ontem pelo Braga B e FC Porto B.

Colombo & Zappa - 50

João Eusébio no Varzim?

Não, não é como treinador, mas sim como coordenador do futebol poveiro, diz A Bola de ontem.
A concretizar-se é o culminar de um namoro antigo.
Esperemos que fique por aqui o envolvimento dos rioavistas...

Ainda o jogo de ontem

Curiosidades:
- Tomás pela primeira vez suplente não utilizado, no seu terceiro jogo no banco;
- Tarantini capitão;
- André Dias 19º;
- Estreia de Diego Lopes a titular;
- Nivaldo, primeiro expulso da época;
- Dois golos marcados, dois de Edimar
- Estreia de Rodriguez com a camisola do Rio Ave

Nuno analisou mal o jogo

Foi a primeira goleada da carreira do Nuno.
Talvez por isso a sua análise no final tenha sido menos lúcida do que seria de esperar: «Não sei se fizemos só um remate durante todo o jogo, sei que entrámos com uma estratégia bem definida, sabíamos como o Braga ia jogar, da necessidade imperiosa que tinha de vencer, e queríamos ter explorado mais o contra-ataque e aí falhamos.»
Sim, Nuno, só fizemos!

A violência verbal de Tarantini contra Paixão

E eu a pensar que ninguém lhe batia mais do que eu...
Há pessoas que não deviam estar a apitar"

(o meu comentário: respeito o que diz Tarantini, até porque respeito todas as opiniões. Mas não concordo. Paixão até pode ter tido um ou outro erro, mas não foi por ele que o Rio Ave perdeu. Perdeu porque fez um remate à baliza em 90 minutos e quase não teve defesa...)

Três diferenças entre Alvalade e Braga

- Sorte: mais em Alvalade do que em Braga (mesmo assim aquele frango...)
- Qualidade do adversário: o Braga, sem ter jogado muito, jogou mais e melhor do que o Sporting;
- Nosso acerto defensivo: em Alvalade foi o 'segredo; em Braga foi um desastre;

Quem é o melhor marcador

 da 2ª Divisão Zona Norte, quem é?

Igor Lopes!

Quem?

Emprestado pelo Rio Ave ao Gondomar!

(algum consolo se tira esta semana, nem que seja emprestado!)

(e já agora, o Rio Ave C ganhou 2-1 com golos dos nossos Nandinho e Jorge Humberto)

O pior fim de semana do ano?

Derrotas pesadas no futebol e no futsal, empate dos juniores, temos de recuar até aos iniciados para uma alegria...

23.9.12

4j: Braga, um desastre.

Quando a primeira parte acabou, acredito que não houvesse um único rioavista que não estivesse desiludido com o facto de sofrer o golo tão perto do intervalo. Desilusão, sim, mas que não se deve confundir com falta de merecimento. Oportunidades o Braga teve umas quantas e só lhes faltou pontaria. Fomos dominados. Não é pecado deixar-se dominar fora por um adversário que em teoria se sabe que é melhor que nós. Pecado é ser-se tão permissivo tão perto da nossa defesa, sofrer-se tanto nas bolas aéreas, andar sempre de coração na mão sempre que a bola ficava ali na zona da nossa grande área. Eu compreendo a opção de Nuno ES em tentar ter a técnica de Diego Lopes no meio.campo. O treinador deve ter pensado que o futebol atrevido e de toque fácil e rápido do brasileiro podia tornar o nosso jogo mais esclarecido e que com isso se pudesse chegar mais rápido e com mais perigo perto da baliza do adversário. Mas falhou porque o Rio Ave concentrava muito o seu jogo no miolo, poucas vezes entrava na zona mais recuada da defesa adversária e remates e perigo eram miragens. E se a segunda parte até começou com um Rio Ave melhorzinho e o golo de Edimar ainda nos deu alguma esperança e se se pensou que a forma como foi obtido poderia abalar o Braga, também isso nos correu mal. As nossas torres de defesa anti-aérea estavam em dia em que não acertavam uma. E depois...
Nuno ainda não encontrou a fórmula certa para esta equipa. Para já mostrou ter várias fórmulas, o que não é de todo mau. Mas com uma equipa que não se conhece muito bem, o funcionamento das mesmas tem deixado a desejar: não há entrosamento suficiente para cada um poder movimentar-se à-vontade entre as  matizes pintadas pelo mister. Acredito que daqui por uns meses esta variedade de soluções tácticas seja uma mais valia. Para não têm tido o efeito desejado. No jogo de hoje dou nota 1 a Nuno.

Contra o Braga, um a um

Oblak 3. Nota prévia: do que vi até agora de Oblak, não lhe aprecio muito o estilo. O guarda-redes às vezes parece-me fraco de mãos, lembra-me um poste da baliza (sem ofensa para o jogador) a bola bate-lhe e não entra mas não fica imediatamente retida. Acredito que isto seja fruto da tenra idade e que não é por si mesmo um defeito. Não sei se este facto destabiliza a defesa. Sei que Oblak não tem estado mal apesar disto e que hoje voltou a não comprometer isoladamente.

Edimar 3. Foi o melhor, apesar de não ser perfeito. Voltou a marcar, de forma fortuita, está bem, mas se não tentasse o remate não teria marcado mesmo.
Nivaldo 1. Daqueles dias em que não devia ter saído de casa. Não pareceu o mesmo jogador que já vimos esta temporada. Foram demasiadas asneiras e é pena.
Marcelo 2. Melhor que o parceiro do lado, mas mesmo assim insuficiente.
Lionn 1. Sobretudo a defender foi mau. E a um defesa em primeiro lugar pede-se que defenda.
Filipe Augusto 2. Que lutou, lutou. Mas a este jogador parece que falta uma equipa com maior envergadura pelas alas que lhe permita libertar a bola mais rápido e não o obrigar tanto a reter a bola no pé.
Wires 1. Confesso que não dei por ele em campo e num jogo destes fora com uma equipa como o Braga é mau sinal.
Tarantini 2. O melhor do meio-campo no seu estilo discreto mas sempre empenhado.
Diego Lopes 1. A imprensa chamava por ele ao 11, ele lá foi, mas não era este o jogo para se mostrar.
Braga 1. Continua demasiado preso de movimentos e não lhe flui.
Esmael 1. Se, primeiro, estava demasiado abandonado na frente de ataque, segundo, nas poucas vezes em que pode fazer alguma coisa não fez.

Ukra, Del Valle, Rodriguez 1. Sem registo.

(4j Braga) Como o Rio Ave acabou goleado em Braga (4-1)

Porque perdeu o Rio Ave 4-1 em Braga?
Fundamentalmente porque Nuno achou que poderia repetir em Braga o que aconteceu em Alvalade: com alguma sorte, concentração defensiva e dois remates à baliza, ganhar ou pelo menos empatar.
Como escrevi ao intervalo, o Rio Ave não teve uma oportunidade de golo nos primeiros 45 minutos e limitou-se a defender (até lembrei Brito, longe de imaginar que - como tantas vezes aconteceu nos últimos anos - saíamos de Braga goleados!).
A perder aos 45 minutos, até entrámos bem e fomos melhores naa partida em 10 minutos, empatando.
A partir daí voltaram os problemas.
É que ao contrário do que aconteceu em Alvalade, a defesa esteve muito mal, deixando os jogadores do Braga (desde avançados a Paulão, passando por Custódio) cabecearem vezes sem conta.
Estes centrais que tanto elogiei hoje fizeram um jogo para esquecer!
Do meio campo para frente, outra desgraça, como aliás se percebe pelas notas dadas: o único golo foi marcado pelo defesa Edimar, já lá vão quatro jogos e o ataque não consegue um golo! O outro lance mais perigoso foi de... Lionn!
Nuno falhou várias vezes: por exemplo na aposta em Diego Lopes e num trio de meio campo inoperante (Braga, Filipe Augusto e Diego não 'deram uma para a caixa'). Nota 1.
A sorte de Alvalade não passou duas vezes pela mesma ponte (ou melhor, até passou, já que o frango de Beto no golo de Edimar não acontece todos os dias).
E sem jogar bem só se ganha com sorte.
Temo que este seja o verdadeiro Rio Ave e se é assim...

PS - Bruno Paixão esteve bem ao expulsar Nivaldo e mal ao validar o primeiro golo do Braga, já que houve braço. Mas não teve influência, já que na generalidade das decisões acertou e o Braga foi muito melhor. É preciso dizê-lo sem meter a cabeça na areia.

(4j Braga) Um-a-um: Edimar não chegou

Oblak: 3 (fez três bolas defesas e comprometeu no primeiro golo; mas não foi por ele)
Lionn: 2 (defendeu mal, atacou um pouquinho melhor)
Marcelo: 1 (o pior jogo; nem parecia Marcelo)
Nivaldo: 1 (saiu alguma coisa bem? Os jogadores do Braga cabecearam quase sempre como quiseram na área; ainda foi expulso)
Edimar: 3 (foi o menos mau da defesa e ainda marcou; falhou no 4-1, ao deixar fugir Mossoró e ao obrigar Nivaldo a forçar a expulsão)
Wires: 1 (demasiado discreto, quase só defendeu e esteve pouco em campo)
Tarantini: 2 (enquanto jogou no seu meio campo esteve sempre bem, quando passava a linha para a frente saía tudo mal)
Filipe Augusto: 1 (tarde para esquecer)
Braga: 1 (muito mau; inexplicável)
Diego Lopes: 1 (zero)
Esmael 1 (o seu rendimento em campo limitou-se a receber, quase sempre de costas, duas ou tres vezes a bola e a tentar jogar, sempre sem êxito)
Ukra 1 (sem tempo?)
Del Valle 1 (jogou?)
Rodriguez 1 (não deu para mais)

Rio Ave perde ao intervalo (1-0 em Braga

O Rio Ave está a perder um jogo que verdadeiramente nunca quis ganhar. Beto não fez uma defesa, o Rio Ave preocupou-se sobretudo em segurar o meio campo do Braga, mas sem criar perigo.
O Braga teve três ou quatro oportunidades e marcou na última jogada da primeira parte, num daqueles lances caricatos, em que Oblak e Nivaldo tiveram algum azar (e em que parece que um jogador do Braga, antes do passe final, toca a bola com o braço; os jogadores do Rio Ave reclamaram junto de Bruno Paixão, sem sucesso).
Vai ser preciso fazer muito mais na segunda parte.
Diego Lopes é, até agora, uma aposta por ganhar

(PS - este jogo fez-me lembrar Brito; jogar para o empate...)

Diego Lopes é surpresa!

Sai Del Valle e entra Diego Lopes.
Completamente inesperado, digo eu!
Meio campo com cinco?
Veremos se Braga joga mais adiantado ou mais como médio.

Esmael quer jogar na seleção nacional

Uma página (bastante interessante, por sinal) sobre Esmael ontem em O Jogo.
Algumas notas
- tem a ambição de jogar pela seleção portuguesa, uma das razões que o terá feito vir de França (onde viveu quatro anos) para Portugal (a outra razão foram as saudades da família);
- foi internacional sub 16 e sub 17 por Portugal;
- «quando estiver no auge da forma tudo é possível», mas ainda não está «na forma ideal», pois pode «dar muito mais»; «quero afirmar-me no Rio Ave».
- sonha jogar no campeonato inglês;

PS - veio para Portugal aos três anos mas a mãe morreu pouco tempo depois e foi adotado por uma nova família do Porto (jogou no Boavista);

(só não se esclarece porque é que escolheu ser Izma na camisola)

No 'campeonato' das redes sociais

não descemos, mas quase...
(no Jogo de ontem)

22.9.12

Futsal: Rio Ave perde 6-3

Desilusão em Porto Salvo.
3-0 (ao intervalo) é recuperável, mas indicia muitas dificuldades.
6-3, resultado final
(confirma-se: Cardinal ainda não é jogador do Rio Ave)

ATUALizo: pela marcha do marcador (1-0, 2-0, 3-0, 4-0, 4-1, 4-2, 5-2, 5-3, 6-3), os de Porto Salvo tiveram sempre o controlo do jogo e o Rio Ave pouco ou nada riscou; entre os minutos 14 e 18 da primeira parte sofremos três golos! A ever?

Juniores empatam

1-1 frente à Oliveirense.
Kiki marcou de penalti, jogámos boa parte do segundo tempo com 10 e mandámos três bolas aos ferros.
Mais: o adversário marcou aos 94' e acabou o jogo!
O Rio Ave continua invicto no nacional de juniores!

Nuno quer bom resultado em Braga

E nas palavras do próprio, um bom resultado em Braga é a vitória!

Saúda-se a ambição do mister! Mesmo sabendo da dificuldade do jogo perante um adversário com outros objectivos, um discurso positivo motiva até os adeptos. Venha o jogo!

Rodriguez e Ukra convocados (ATUAL)

Nuno leva 19 para Braga:
Guarda-redes: Oblak e Ederson
Defesas: Rodriguez, Nivaldo, Edimar, André Dias, Lionn e Marcelo
Médios: Tarantini, Vitor Gomes, Braga, André Vilas Boas, Filipe Augusto, Diego Lopes e Wires
Avançados: João Tomás, Ukra, Del Valle e Esmael

Notas:
Saem Jeferson, Pateiro e André Costa.Ukra treinou sem limitações ontem e hoje de mnhã, mas não acredito que seja titular (idem para Rodriguez...)
ATUALIZADO:
- Feliz continua fora dos convocados
- Soares e Hassan (está fora de Vila do Conde, na seleção do Egito) sao os únicos que ainda não foram convocados.
- Tope é o único lesionado

Nuno disse na conferencia de imprensa que Rodriguez não tem sido convocado por opção.

Futsal junior: outra vez goleados pelo Caxinas

Depois da pesada derrota da época passada, mais uma derrota - bem clara - ontem à noite, no Pavilhão, na 1ª jornada do campeonato distrital de juniores. 4-0 para o Caxinas.
Custa...

(tanto quanto me explicaram, já depois deste texto, existe uma grande cooperação entre Rio Ave e Caxinas, tendo sido dado como exemplo o facto de haver um jogador dos juniores do Caxinas que treina com o plantel senior do Rio Ave. Louvo a ideia de cooperação, mas - custe o que custar - sem que nos esqueçamos que o Rio Ave é o Rio Ave!)

21.9.12

Tiago Santos, defesa-esquerdo dos juniores

Os quatro magníficos de Pedro Cunha são Paulinho, Baldaia, Silvério e Kiki (os quatro jogadores que fizeram os seis jogos na totalidade).
Depois há outros que estiveram não nos seis mas em cinco. É o caso de Tiago Santos, pela terceira época em Vila do Conde.
Defesa-esquerdo, só falhou a última partida.

PS - aproveito para corrigir esta informação do zerozero. Nuno Santos não está emprestado pelo FC Porto; aliás, não há jogadores emprestados nos juniores (como faz todo o sentido).

Paixão apita Rio Ave em Braga

Bruno Paixão vai apitar o nosso jogo de Domingo. Que apite bem e sem se dar por ele.

O meu comentário (JPM): um ano e oito meses depois, Paixão volta a apitar o Rio Ave. Infelizmente. Mas continuando ao serviço da arbitragem (?), é normal que mais cedo ou mais tarde. Muito aguentámos nós! Eu espero o pior.

Nuno repete o onze?

Sem Ukra, não parece haver muitas dúvidas sobre o onze.
A não ser que o JVC continue muito bem informado...

20.9.12

O guarda-redes menos batido dos juniores (Paulinho)

Jogador da formação do Vitória de Guimarães, foi dispensado e esteve na época anterior no Maria da Fonte (o clube da terra, Póvoa de Lanhoso). Descoberto por Francisco Costa, chegou a Vila do Conde. E pegou de estaca na baliza.
Fez os seis jogos, sempre a titular.
Sofreu três golos até agora, o que faz dele o guarda-redes menos batido da zona norte e o segundo menos batido de todo o nacional, atrás do do Benfica.
Tem 17 anos.

(Bruno) Novo fisioterapeuta do futsal

às 18h, em entrevista na Linear, recordando a época que jogou no Rio Ave.

Ainda não há Cardinal esta semana?

É verdade que a apresentação não está marcada, mas o jogador tem estado com a seleção.

Eu chamo a isto confiança. E gosto!

Em complemento a isto, gostava de elogiar a atitude de Nivaldo, positiva, sem ficar encolhido, sem querer sumir ou somar. Até podemos perder, mas, porra, vamos lutar para ganhar!

O melhor momento para derrotar o Braga?

Dirão alguns que o Braga não perde três jogos seguidos, mas quem o garante?
A derrota ontem pode ter acentuado alguma 'crise' em Braga, que o Rio Ave só tem de aproveitar. Um bom início sobretudo na defesa, alguma sorte e um bom desenho tático para anular o meio campo bracarense podem ser a solução para trazer de Braga três pontos.

Colheita de 1975, a mais valiosa

Qual é o jogador do Rio Ave mais valioso?
Depende do critério de avaliação, mas um deles pode ser o da Liga Record, que estipula um valor para cada jogador.
Tomás surge destacado com dois milhões de euros.
Muito depois surgem Rodrigues e Vítor Gomes (apenas 800 mil)
Avaliados em 700 mil euros surgem Nivaldo e Oblak. Pelo meio, Tarantini, com 750 mil.
Todos os restantes (com exceção de Ukra, que ainda não vi classificado) valem 600 mil euros ou menos (no ataque, todos estão com 500 mil).
Mas, ou me engano muito, ou vão ser os mais baratos os que mais valor vão ter no final! Veja-se o que se passa com Edimar!

19.9.12

Haverá claque em Braga?

Ou isto vai repetir-se?

Baldaia, o futuro defesa-direito do Rio Ave?

Mais um jogador da equipa júnior em destaque - e este é um velho conhecido e apreciado!
Baldaia cumpre a segunda época em Vila do Conde, sempre titular a defesa-direito. E na pré-época até foi chamado a jogar pela equipa principal.
Esta época fez os seis jogos e cumpriu-os na totalidade (só há mais três jogadores nessas circunstâncias, um deles Silvério)

Diego Lopes começa a justificar uma chamada ao onze


... diz o Record de domingo, na sequência do que o jogador fez em Viana.
Será?

Nivaldo quer ganhar em Braga

e até já indicou a fórmula para o fazer: “Contrariar o favoritismo do Braga, tirar partido do seu desgaste do jogo com Cluj e seguir o exemplo da exibição em Alvalade que resultou em triunfo

Anda por aí algum mecenas (futsal)?

Quanto melhor a equipa de futsal jogar mais interesse os rioavistas terão pelo seu percurso. Acontece que nos jogos fora só a Linear nos poderia dar a informação de que necessitamos.
Mas a Linear não tem encontrado os patrocínios que paguem as despesas (deslocações, comunicações e o trabalho de quem faz as reportagens). 
Por isso na época passada já não houve relatos.
Nesta, mesmo na primeira divisão, será diferente?
Se andar por aí algum disponível/interessado, a gente a agradece!

18.9.12

Yazalde só é feliz em Vila do Conde!

Gosto muito de Yazalde e mesmo quando o critico é apenas porque sinto que tem potencialidades incríveis para ser um fora de série (técnica acima da média e capacidade física).
Voltou a Braga na expetativa de um grande contrato. Mas não só não surgiu como voltou a lesionar-se.
Agora roda na equipa B do Braga e está fora da lista da Champions.
Yazalde: rescinde com o Braga e vem para Vila do Conde!

Rodriguez pediu para não ser convocado?

O selecionador do Perú diz que alguns jogadores que alinham no estrangeiro pediram para ser convocados para os dois jogos de Outubro frente à Bolivia. Mas Rodriguez não consta.
(o jogo em La Paz, a 3600 metros de altitude, exige um tipo de treino específico, o que pode explicar esta ausência)

Tomás e Esmael mostram serviço

Tomás até pode andar a navegar por mares pouco conhecidos para ele, mas não deixa de dizer presente. Marcar num jogo-treino, como aconteceu em Viana, pode não parecer grande coisa, mas deixa um aviso claro: Tomás não está acabado. O treinador viu e de certeza que registou.

Esmael não estando em Viana, esteve em Esposende e fez 3. Também não deu pontos, mas aguçam o apetite. Se ambos afinarem a pontaria para os jogos da Liga, ganha o Rio Ave. E nós queremos que o Rio Ave ganhe sempre!

A versão definitiva do plantel

Pelo menos até Janeiro.

(Como se sabe, raros são os jogadores que jogam realmente ou sempre nas suas posições 'de origem'; Vilas Boas já foi central; Esmael tem sido extremo; Pateiro foi usado no meio campo)

Nuno Santos, seis golos marcados (ATUAL.)

Antigo jogador do FC Porto, reforço do Rio Ave nesta época, já leva seis golos, um por jogo (só falhou um encontro, mas marcou dois na primeira jornada, para compensar). Foi titular nos seis e só duas vezes não foi substituído. Bahia, com três, surge em segundo lugar.
Nuno Santos está emprestado pelos portistas, de acordo com o zerozero [também há empréstimos nas camadas jovens?)

ATUALizo: ouvi ontem Pedro Cunha na Linear dizer (e já o tinha dito antes) que esta equipa não tem uma referência no ataque, um ponta de lança, o que torna ainda mais notório os resultados que estão a ser alcançados

17.9.12

Da sexta vitória

Pedro Cunha usou nove dos tradicionais titulares, mas juntou dois novos, um deles em estreia absoluta: Bruno Coelho, defesa-esquerdo, ex-Braga (Tiago Santos tem sido a opção). O brasileiro Kaique também se estreou, mas no seu caso já tinha sido utilizado três vezes como suplente.
20 jogadores utilizados até agora.

Nuno, Cathro e Villas Boas

André Villas Boas foi tirar o curso de treinador à Escócia, quando tinha 17 anos.
Nuno Espírito Santo e Ian Cathro escolheram o mesmo local para a sua formação.
E conheceram-se nesse momento.

Ukra, amigo de Tomás

A ausência de Tomás do onze não tem apenas uma explicação, penso; além de, em certo tipo de jogos (como Alvalade ou agora em Braga) ser mais lógico usar dois avançados do que o 4-3-3 [e quantas vezes se criticou aqui Carlos Brito pelo imobilismo tático???], a verdade é que continua a faltar gente que cruze para o ponta de lança. Desde Bruno Gama que não há um extremo que o faça realmente bem e este ano ainda estamos pior do que com Yazalde e Atsu, parece-me.
Daí que a chegada de Ukra possa também significar boas notícias para Tomás.
Ukra é um bom flanqueador e sabe cruzar para o ponta de lança.

PS - não teremos Ukra em Braga, depois desta lesão?

Única equipa com 18 pontos

Ao empatar ontem na Madeira, o Benfica deixou o Rio Ave como única equipa do nacional de juniores só com vitórias.
Mais mérito para o que estão a fazer estes jovens!

Memórias...

Ao fazer umas arrumações, encontrei a revista anual do nosso Clube relativa à época 96/97.
Entre muitas coisas curiosas, fui recuperar esta foto da equipa de iniciados, que jogou no campeonato nacional.
Entre muitos nomes, lá está André Vias Boas (é o oitavo, em baixo, da esquerda para a direita)
(clicar para aumentar)
PS - patrocínio nas camisolas: Forninho; o Miguel lá está! (é o penúltimo, em pé)

Futsal: confirmada a saída de Márcio

Tal como aqui se avançou.
Vai para o Freixieiro e junta-se a Ricardinho.

16.9.12

Tomás elogia Brito

«Felizmente tive o Carlos Brito que só olhava para aquilo que fazemos em campo»

O 'patrão' da defesa do Rio Ave

Nivaldo?
Não, Marcelo!
(o jogador terá de ser o primeiro a saber lidar com este tipo de elogios, sobretudo quando são exagerados, como é o caso)

Quem é o jogador da equipa principal inscrito pelos juniores?

Um prémio para quem descobrir nesta lista

Nuno esteve em Viana

... o que me parece ter toda a lógica, pois foi a 'equipa' que nunca viu jogar. Boa decisão do míster, que confiará nestes onze para um bom resultado frente ao Freamunde.

Juniores levam cinco pontos de vantagem (ATUAL)

sobre os segundos classificados, Porto, Braga e Guimarães.
Cinco pontos perdem-se com duas derrotas, ou seja, é fácil isso acontecer, mas os 18 pontos conquistados já ninguém os tira.
E a partir de agora todos vão olhar para esta equipa de forma especial.
Para o bem e para o mal.

ATUALizo com aqueles que jogaram ontem:
Pedro Cunha fez alinhar: Paulo Jorge, Baldaia, Nini, Silvério, Bruno Sendim, Kaique, Rúben, Kiki; Nuno Santos, Bahia e Miguel Costa.
Na segunda parte o treinador rioavista fez entrar: Daniel (57 minutos), Diogo Mota(74 minutos) e Pena(85 minutos) para os lugares de Kaique, Bahia e Miguel Costa respetivamente.
Os golos da nossa equipa foram marcados por Kaique (23 minutos) e Nuno Santos (81 minutos).

15.9.12

Futsal: entusiasmei-me!

Em complemento a isto, gostaria de acrescentar que fiquei muito bem impressionado pela qualidade da equipa.
Se os reforços fazem realmente a diferença (a começar em Coelho, passando por Fábio, Israel e Vítor Hugo), os da 'casa' também sentem que têm de dar máximo para conseguir um lugar. E para jovens como Cristiano e Julinho é um privilégio poder jogar com jogadores com tanta classe.
Raul fez rodar todo o plantel, com exceção de Alex, sendo que Renato Pontes e João 'Rato' só tiveram uns minutos.
Com Cardinal esta equipa poderá bater-se com Benfica e Sporting?
É cedo para se dizer e o mais certo é responder que não, que essas duas equipas continuam a ser de outro campeonato, mas eu espero para ver.
Fiquei, podem estar certos, bastante entusiasmado com o que vi.
E se Formiga, por exemplo, ainda está uns furos abaixo do que pode fazer, esta equipa em forma será muito forte!
Melhor em campo: Coelho (marcou um golo para o youtube, mas não tenho imagens...)

Rio Ave ganha 5-1 ao Cascais

Vitoria sem contestação perante um adversário com valor e com bons jogadores. Mas o Rio Ave foi sempre melhor e mostrou classe.
Confirma-se: temos equipa.

Juniores ganham 2-0 no Bessa e...

... têm seis vitorias seguidas!!!
Notável.

Futsal: 3-1 ao intervalo

Excelente exibição do Rio Ave, que marcou três e falhou sete ou oito golos. Só uma nota que salta muito à vista: a qualidade dos reforços! São muito bons!

Futsal: Cardinal aqueceu mas ainda não joga

Rio Ave com Vítor Hugo, Coelho, Fábio, Israel e Cristiano.
Cardinal deve jogar em Porto Salvo.

Dos dois jogos-treino desta manhã

Em Esposende o Rio Ave ganhou 4-0 (Golos: três de Esmael e um de Lionn) e alinhou com:
Rafa (Oblak), Lionn, Nivaldo, Marcelo, Edimar, Wires, Tarantini, Filipe Augusto, Braga, Del Valle e Esmael (Diego Lopes).
Em Viana venceu por 3-0 (Golos: João Tomás, Vítor Gomes, Hassan) e alinhou com:
 Ederson, André Costa, André Vilas Boas, Jeferson, André Dias, Soares, Vítor Gomes, Pateiro, Ukra (Hassan), João Tomás e Feliz (dados aqui).
Notas:
- Em Esposende jogou a equipa principal, com Rafa a titular, mas sem Ukra;
- em Viana aquela a que chamei a equipa B, com Vilas Boas no 'lugar' de Rodriguez (o único não utilizado); Feliz voltou a ser extremo; Hassan marcou o seu primeiro golo pelo Rio Ave, como jogador senior

Sábado, 29 de Setembro

É num sábado, o Rio Ave - FC Porto (20h30)

14.9.12

Outro jogador dos juniores (Ruben)

Andou pelo Sporting, quando era muito novo, regressou a casa e jogou as últimas três épocas no Feirense. Os responsáveis do Rio Ave viram-no nos jogos que esta equipa fez frente ao Rio Ave e gostaram. Hoje é titular do meio campo e fez os cinco jogos (substituído nos últimos).
Chama-se  Ruben Oliveira.

Onde está Rodriguez?

Foi hoje a foto do plantel.
Estão 26 jogadores. Quem falta?
Tanto quanto percebi, Rodriguez perdeu a ligação aérea e não chegou a tempo, a uma sessão que estava marcada previamente. Amanhã estará em Viana?

Amanhã, 18h...

... se não forem à manifestação, têm o futsal no Pavillhão.

Ainda Rodriguez

Hoje é A Bola que pega no assunto, numa peça que tem como título: «Porque só joga Rodriguez pelo Peru?».
«Em Vila do Conde começam a circular rumores de que o peruano não está satisfeito com a condição de suplente e prefere ficar de fora da convocatória de Nuno Espírito Santo, em vez de ir para o banco. Os vencimentos do jogador, garantem, também são custeados por Jorge Mendes, empresário do atleta (...).  A única certeza é que esta época começa como a passada: Rodriguez não joga no clube que representa mas na seleção do Peru é imprescindível. Um caso que ninguém quer (ou consegue) explicar».

(o meu comentário: é a primeira vez que ouço esta explicação e não acredito, porque a ser verdade seria grave; mais: continuo a dizer que Rodriguez não joga porque Nivaldo e Marcelo têm estado muito bem)

Uma equipa B frente ao Freamunde?

Com jogos em Braga e frente ao FC Porto antes e depois, o encontro da Taça da Liga com o Freamunde vai obrigar Nuno a usar uma espécie de equipa B.
Não digo que os onze titulares sejam diferentes daqueles que jogaram em Braga, mas quase...
Além do mais, um plantel com 27 elementos tem de ter muitas opções e os jogadores que ainda não se estrearam merecem/precisam dessas oportunidades.

Mais um jogador dos juniores em destaque: Kiki

É um dos sete jogadores que transitaram da época passada (todos eles titulares ou a entrar regularmente) e um dos cinco que esteve a tempo inteiro nas cinco vitórias desta época: Kiki já era titular na época passada e nesta tem sido um dos esteios do meio campo, apesar de ainda só ter 17 anos.
Mais um vilacondense na equipa, apesar de ter nascido em França, com uma passagem pela formação do FC Porto. [Kiki/Christian é de Vila Chã, mas de... Esposende]

13.9.12

JVC antecipa alterações no meio campo (Vítor Gomes)

«(...) o meio campo pode ainda melhorar o seu já bom desempenho assumido por Wires, Tarantini e Felipe,  com o reforço de Vítor Gomes, que está a subir de forma e a aproximar-se do excelente nível de épocas anteriores, mantendo-se também a possibilidade de Braga recuar um pouco no terreno, em relação à forma como tem sido utilizado»

(uma coisa é certa: cinco não vão jogar no meio campo; entra Vítor Gomes e sai quem? Outra coisa parece clara: Nuno jogará com dois avançados em Braga)

Futsal: Márcio de saída? (ATUAL)

O único reforço que não jogou sábado frente ao Freixieiro foi Márcio, que na época passada esteve no Póvoa Futsal. A ser verdade o que ouvimos, poderá estar de saída do Rio Ave.

(a confirmar-se, a equipa não fica curta de mais, se houver duas ou três lesões?)

ATUALizo a 14/9/12: o JVC desta semana apresenta Márcio em destaque e fala dos que saem: Camarão mais uma vez não é referido...

Gilmar no Ribeirão?

Terminado o tratamento, Gilmar pode finalmente voltar a competir. Embora se falasse num empréstimo ao Tirsense, parece ser agora o Ribeirão o candidato a (voltar a) receber o jogador, de acordo com A Bola de hoje.
(a confirmar-se, juntar-se-á ao guarda-redes João e a Tiago Silva, este também emprestado pelo Rio Ave)

21 de Setembro, a banda mais rioavista...

... toca no Teatro Municipal (22h30). Já falámos deles!
Só falta vê-los em palco equipados à Rio Ave! antes de tocarem nos Arcos...

Rodriguez «está muito bem e pode jogar»

Na linha disto e disto, O Jogo ouviu o médico da seleção do Perú sobre Rodriguez. «Fez um jogo fantástico, não tem qualquer lesão, está muito bem e pode jogar».

(pode ser um disparate da minha parte, mas sinceramente não acredito que, mesmo em forma, tire o lugar a Marcelo e a Nivaldo; mas não ser convocado é diferente de poder ou não jogar)

12.9.12

Colombo & Zappa - 49

Brito e Atsu

Dizem que Atsu é o sucessor de Hulk, afirmação que me parece despropositada. Quando muito será o jogador, no plantel do FC Porto, que melhor o pode substituir [e isto porque há um mistério chamado Iturbe que não joga].
A propósito disto, lembrei-me de uma frase que o antigo seleccionador António Oliveira escreveu recentemente no Record: «o ano de aprendizagem [de Atsu] em Vila do Conde, com grande mérito para Carlos Brito, serviu para lhe aprimorar o posicionamento e a leitura de jogo».

Camarão não faz parte do plantel de futsal

É certo que nesta notícia o seu nome não aparece. E aqui também não está. Mas em lado nenhum se disse que Camarão, um dos melhores da época passada, não fazia parte do plantel (foi um leitor nosso que nos chamou a atenção!).
Pois não faz.
Por isso não foi convocado para o primeiro jogo.
Tanto quanto julgo saber deixou Portugal.
Artur Camarão deixa saudades!
ATUALizo: está inscrito na FPF.

PS - e afinal, por agora, o plantel tem apenas 13 jogadores.

Da equipa de juniores

Pelas minhas contas, baseadas sobretudo na informação que o site vai divulgando, Pedro Cunha usou até agora 17 jogadores, sendo que apenas 12 foram titulares - ou seja, basicamente há um mesmo onze: Paulinho foi sempre o guarda-redes; depois os eleitos têm sido Baldaia, Nini, Silvério, Tiago Santos, Daniel, Ruben, Kiki, Nuno Santos, Bahia e Miguel Costa (Diogo Mota e João também foram titulares num jogo)

PS - Bruno Costa, da equipa do ano passado, está no Taipas, como senior.

Os elogios de Luís Freitas Lobo a Marcelo

... perfeitamente justificados.
(Em A Bola de hoje)

PS - excerto: «anda por lá Rodriguez e suas lesões musculares que desaparecem sempre quando joga a seleção»

Cardinal vai à Rússia

...e assim espera trazer o certificado, conta o JN, reforçando o que escreveu ontem A Bola. «Nos próximos dias ficará tudo resolvido. Espero começar a jogar rapidamente». Cardinal está convocado para os jogos particulares da próxima semana da seleção.

Oblak quer regressar ao Benfica daqui a três meses

Não é uma coisa agradável de se ler (embora legítima, por parte do jogador). Pelo menos não esconde o que quer...

Futsal: uma equipa nova

Pelo que se viu em Matosinhos, apenas Lipa, da época passada, teve lugar no cinco inicial. É certo que Alex estava castigado (do jogo final da época passada), mas ainda falta entrar Cardinal. E Camarão?

Aqueles que trabalham com pouca ou nenhuma visibilidade

Aqui ficam os nomes dos responsáveis técnicos das várias equipas do Rio Ave, treinadores cujo papel é fundamental mas que não têm o devido reconhecimento público:
sub 10 - João Carneiro e Ricardo Dias
sub 11 - Bragança e Tino
sub 12 - João Paulo e Eduardo
sub 13 - Paquito e Manuel Costa
sub 14 - Pedro Carvalho e André Gonzalez
sub 15 - Luís Silva e Manuel Gamboa
sub 16 - Tiago André
sub 17 - Alfredo Lapa e Fábio Fernandes
sub 18 - Rui Carvalho
sub 19 - Pedro Cunha e Mateus Lima
(os primeiros nomes de cada escalão são os treinadores principais; se houver algum erro, agradeço correção)

Rodriguez jogou

Afinal não só pode fazer dois jogos seguidos, como até os pode fazer em quatro dias seguidos. Ontem voltou a fazer 90 minutos e a ser dos melhores.
(o que é que os rioavistas estranham? Já não tanto se joga ou não, mas pelo menos nunca ter sido convocado pelo Rio Ave)

11.9.12

Em Braga, na Sporttv

É domingo, dia 23, às 18h
(em quatro jogos, três na televisão)

Mais um jogador a ter em atenção: Silvério

Depois de Bahia, falamos hoje de Silvério, titular na defesa nas opções de Pedro Cunha.
(foto: site)
O que distingue Silvério, além de outras características, é a sua idade: apenas 16 anos, tendo sido juvenil na época passada. Aliás, ainda lá aparece. Uma aposta consistente, de um jovem Caxineiro, que vale a pena seguir com atenção.

(continuaremos nos próximos dias a falar dos jovens que tão bom campeonato estão a realizar)

«Setor intermediário pede um criativo»

...frase retirada de A Bola do dia 4/9/12.
Vítor Gomes ou Diego Lopes?

Ponto ... Cardinal?

A Bola de hoje esclarece o que se passou ontem com o apresenta-não-apresenta de Cardinal: o clube russo a que se vinculou, de S. Petersburgo, não o quer libertar a custo zero e não envia o passe do jogador. Já o internacional português acusa os russos de não cumprirem o que foi contratualizado.

Não é um jogo-treino, mas dois (ao mesmo tempo)

Inovador, no mínimo!
O Rio Ave faz dois jogos-treino às 10h de sábado, em Viana do Castelo e em Esposende.
Curiosidades:
- Nuno estará em qual?
- os dois onzes correspondem às duas equipas que vão jogar em Braga e alguns dias depois com o Freamunde?
- com 26 disponíveis (Tope, out), Nuno terá dois suplentes em Viana e em Esposende.

Edimar lidera o 'Rei' após três jornadas

Foi o melhor duas vezes em três jornadas, não admira pois que seja o mais votado, somando 106 pontos. É aliás, o único com mais de cem pontos.
(é caso para dizer que os últimos - a chegar - são os primeiros...)
Nos cinco primeiros lugares estão os quatro defesas, mais Wires.
Del Valle, que só fez dois jogos a titular, tem um bom resultado [e é um dos mais pontuados do campeonato no Mais Futebol, ainda sem ter feito um golo!].
Esmael, dos que fizeram os três jogos do início, é o que soma menos pontos.
Conferir tudo aqui.

"A vedeta é o Rio Ave, é o símbolo do Rio Ave"

Ouvi ontem Raul Moreira na Linear falar da vitória em Matosinhos e da contratação de Cardinal, que classificou de «melhor jogador português a atuar em Portugal» e «se conseguir render o que rendeu noutras equipas, uma grande mais-valia».
Sobre Cardinal e os restantes internacionais que jogam no Rio Ave (Vítor Hugo, Formiga e Israel), Paulo Vidal perguntou ao mister se não poderá haver (excesso de) vedetas. Gostei da resposta de Raul Moreira: «A vedeta é o Rio Ave, é o símbolo do Rio Ave», prometendo trabalhar para continuar a ter um «balneário espetacular».

PS - Raul também disse que o orçamento desta época, mesmo com os craques, será menor do que o de há dois anos, quando descemos de divisão.

A t-shirt - 10

10.9.12

Ukra e Braga (em Braga)

Já o escrevi, para Ukra entrar no onze, Braga será o principal candidato a sair. Mas isto no pressuposto tático do 4-3-3.
Se - como hoje A Bola diz - Nuno vai voltar ao 4-2-2 de Alvalade em Braga, já me parece mais difícil que Ukra jogue a partir do meio campo, como Braga fez.
Nesse caso, sairá Esmael ou Del Valle?
Não acredito. 
São dois jogadores que tanto jogam a extremo como a ponta de lança, pelo que têm mais perfil para um 4-4-2. Ukra esperará mais uma jornada?

Rodriguez vai fazer dois jogos em três dias?

Na madrugada de terça para quarta logo, Peru-Argentina. A confirmar.

Cardinal vai assinar esta semana (ATUAL.x2)

Com Cardinal nunca se sabe, mas todas as indicações apontam para o facto de assinar esta semana pelo Rio Ave (esteve no sábado a ver o jogo no Freixieiro, para onde vai Ricardinho, segundo o Record de ontem, e até marcou num jogo-treino).

Uma nota mais pessoal: aparentemente o Rio Ave com Cardinal ficará mais forte. Mas para quê? Para lutar pelo apuramento pelo playoff? O atual plantel seria suficiente para isso. Pelo título? Aguardo que os responsáveis pelo Rio Ave expliquem esta contratação, que não deixará, certamente, de representar custos acrescidos no orçamento.

ATUALizo: é apresentado amanhã antes do almoço. ATUALizo novamente: ao que parece, a apresentação foi adiada

9.9.12

Paragem até 23 de Setembro

Muitos rioavistas se perguntaram - a começar aqui no Reis do Ave - porque é que não antecipámos o jogo da Taça da Liga, que é quarta-feira dia 26, quando agora há duas semanas de paragem.
A explicação é mais simples do que parece: o Freamunde jogou ontem para o campeonato (3ª jornada, 0-0 com o Aves) e domingo tem Taça de Portugal.

Futsal: Cardinal voltou a jogar pelo Rio Ave

Esta tarde em Vieira do Minho, na apresentação da equipa local.
O Rio Ave ganhou por 9-1 e Cardinal marcou dois golos
É o 15

A t-shirt - 9


Jogo-treino sexta-feira com o Vianense

... da terceira divisão, às 10h.
(não podíamos, nesta altura, ficar 20 dias sem competir).

A Bola diz que o jogo será a porta fechada. Será? Nuno não disse que faria todos os jogos-treino de porta aberta?

Iniciados perdem no arranque

Primeira jornada, derrota por 4-2 com  o Boavista, esta manhã (e não 4-1, como estava no zerozero; obrigado PV).

Por que não acabam os jogos ao intervalo?

Mais uma vez se confirma algo que já sucedia em épocas anteriores: ao intervalo o Rio Ave por norma tem melhores resultados do que no final dos jogos.

Juniores: um jogador a ver com atenção?

Lembram-se disto?
Um dos jogadores então observados e trazidos esta época por François para Vila do Conde é este médio Bahia, que tem dado nas vistas na equipa junior. Ontem voltou a marcar e já leva três golos.
Tanto quanto percebi, é um jovem cujo passe pertence ao nosso Clube, o que é sempre positivo.

8.9.12

Rio Ave esclarece equipa de futsal feminino (ATUAL)

A propósito disto, a direcção do Rio Ave entendeu esclarecer os associados e adeptos através do site. Um excerto: «Em momento algum o Rio Ave FC teve a intenção de prejudicar o SC Canidelo ou outra instituição aquando da estruturação do projecto do futsal feminino. Aliás relativamente ao SC Canidelo tivemos o cuidado de não contratar atletas desse mesmo Clube».

PS- o comunicado tambem esclarece esta questão.

(pelo nosso lado, embora gostássemos mais de só dar informações positivas, sentimos ter cumprido um dos nossos objetivos, dar voz aos rioavistas)

ATUALizo a 9/9/12: o presidente do Canidelo esclarece, em email enviado ao Reis do Ave, que uma atleta que na última época representou o SC Canidelo (que identifica) "e que rubricou no final da época novo vínculo connosco para a época 2012/2013, está no novo projecto rioavista". Junta uma declaração da atleta colocada no seu Facebook juntamente com uma foto do Rio Ave FC, no dia 29 de Agosto de 2012: "Em breve irei jogar com este emblema ao peito, apesar do meu favorito ser Varzim, eu irei respeitar este clube com dignidade e irei dar o máximo dentro de campo por ele...Para mim vai ser um orgulho muito grande e de certeza que para as minhas companheiras também" (mensagem que confirmei no Facebook da atleta em causa).

Juniores: e vão cinco!

E  vão 15 pontos, em cinco vitórias.
Hoje mais uma, 3-0 ao Paços de Ferreira!

PS - se o Rio Ave tem 15 pontos, o Varzim tem um!

Futsal: entrada em grande (ATUAL.)

O Rio Ave confirmou o favoritismo e ganhou no Freixieiro por 1-4.
Tres dos golos foram marcados por reforços (Coelho, 2, e Formiga). Julinho marcou o outro.

ATUALizo a 9/9/12: Rio Ave: Vítor Hugo; Coelho (2), Israel, Fábio Lima e Lipa - cinco inicial - Paulo Leite, Formiga (1), Julinho (1), Renato, Cristiano e Rato. (faltam Alex, Camarão e Márcio)

PS - de acordo com uma lista publicada no JN, o Rio Ave tem, nesta altura, um dos planteis mais curtos, com 14 elementos. A generalidade das equipas tem 15 ou 16 elementos.

1 golo de cada vez

1 golo contra e outro a favor ditam para já a história de 2012-2013. Com um golo perdemos, com um golo ganhámos. Em comum o facto de o golpe final ter acontecido no interior das grandes áreas.

Rodriguez foi titular esta madrugada (ATUAL.)

Na vitória do Peru frente à Venezuela. Jogou os 90 minutos.

ATUALizo: e, diz quem viu o jogo, fez uma exibição muito boa, sem falhas!

7.9.12

Diálogos imaginários 29

- Tiro este...
-... ou tiro aquele?

Colombo & Zappa - 48


Ainda o aquecimento na linha lateral

Um responsável pelo Rio Ave leu isto e ligou-me: afinal foi o árbitro que decidiu que os jogadores deveriam fazer o aquecimento na linha lateral.
Sobre a decisão do árbitro, não sei o que diga; sobre a correção, só a posso agradecer sinceramente.

3 jogos 18 jogadores

Levamos 3 jogos disputados e Nuno já utilizou 18 jogadores diferentes.

Olhando o que foram os nossos onzes iniciais desses jogos, percebe-se já que Oblak é aposta para a baliza e que só falhou o primeiro jogo por castigo e que a defesa está encontrada.

Por outro lado, há jogadores que sendo titulares, são sempre sacrificados nas substituições. Braga e Esmael foram sempre substituidos. Wires só não foi trocado em Alvalade.