24.11.12

A construção do plantel (entrevista a Raul Moreira6)

6) Sabendo que vários jogadores apareceram no Rio Ave por terem falhado apostas iniciais (portuguesas ou estrangeiras), manter a motivação elevada é um grande desafio?
«As coisas que transpiram para fora não são por vezes a realidade, nem de longe nem de perto.
As contingências inerentes à atual situação económico-social do Pais e da Europa não nos passaram ao lado e limitaram-nos a escolha, em vários fatores, desde a primeira a hora.
O orçamento que a Direção do clube atribuiu à secção foi igual ao da época passada o que nos obrigou a uma gestão criteriosa e tremendamente meticulosa pois não poderíamos errar nas contratações.
A vinda do Fábio Lima e do Coelho foram primeiríssimas escolhas, pois apesar de jovens são já duas certezas de grande qualidade do Futsal Português.
Numa primeira fase, as contratações do Israel e do Formiga não foram equacionadas pois estes dois atletas já tinham assumido compromisso com o Lamas Futsal, daí termos tentado contratar outros atletas disponíveis no momento. Posteriormente, tivemos conhecimento que, primeiro o Israel e depois o Formiga, tinham conseguido “libertar-se” do acordo que tinham feito com o Lamas e foram contratados pouco tempo depois. 
Como disse anteriormente, o Vitor e o Cardinal “caíram do céu”.
O Cardinal está entre os 3 melhores jogadores portugueses da atualidade e é um dos melhores finalizadores do Mundo e o Vitor Hugo é tão só, para mim, o melhor guarda-redes Português, sendo por este facto, que o “gigante” Alex tem jogado esta época menos tempo do que o normal.
Qual é o treinador português que ousava recusar estes dois atletas?
Por isso, a Direção do Clube foi sensível ao facto de podermos ter no plantel estas duas mais-valias e reajustou para valores próximos, mas ainda abaixo, do orçamento de há duas épocas, para que pudesse ser possível contratá-los.
Temos um plantel curto, mas de grande qualidade, escolhido com critério e seriedade, tendo eu a certeza absoluta de que todos os atletas estão, desde o primeiro dia, mais do que motivados para colocarem o Rio Ave nos lugares cimeiros do principal patamar do Futsal Português, tentando fazer história e colocando o Rio Ave no lugar que bem merece. 

(a entrevista na íntegra aqui).