23.9.12

(4j Braga) Como o Rio Ave acabou goleado em Braga (4-1)

Porque perdeu o Rio Ave 4-1 em Braga?
Fundamentalmente porque Nuno achou que poderia repetir em Braga o que aconteceu em Alvalade: com alguma sorte, concentração defensiva e dois remates à baliza, ganhar ou pelo menos empatar.
Como escrevi ao intervalo, o Rio Ave não teve uma oportunidade de golo nos primeiros 45 minutos e limitou-se a defender (até lembrei Brito, longe de imaginar que - como tantas vezes aconteceu nos últimos anos - saíamos de Braga goleados!).
A perder aos 45 minutos, até entrámos bem e fomos melhores naa partida em 10 minutos, empatando.
A partir daí voltaram os problemas.
É que ao contrário do que aconteceu em Alvalade, a defesa esteve muito mal, deixando os jogadores do Braga (desde avançados a Paulão, passando por Custódio) cabecearem vezes sem conta.
Estes centrais que tanto elogiei hoje fizeram um jogo para esquecer!
Do meio campo para frente, outra desgraça, como aliás se percebe pelas notas dadas: o único golo foi marcado pelo defesa Edimar, já lá vão quatro jogos e o ataque não consegue um golo! O outro lance mais perigoso foi de... Lionn!
Nuno falhou várias vezes: por exemplo na aposta em Diego Lopes e num trio de meio campo inoperante (Braga, Filipe Augusto e Diego não 'deram uma para a caixa'). Nota 1.
A sorte de Alvalade não passou duas vezes pela mesma ponte (ou melhor, até passou, já que o frango de Beto no golo de Edimar não acontece todos os dias).
E sem jogar bem só se ganha com sorte.
Temo que este seja o verdadeiro Rio Ave e se é assim...

PS - Bruno Paixão esteve bem ao expulsar Nivaldo e mal ao validar o primeiro golo do Braga, já que houve braço. Mas não teve influência, já que na generalidade das decisões acertou e o Braga foi muito melhor. É preciso dizê-lo sem meter a cabeça na areia.