16.8.12

Apenas dois ou três de Jorge Mendes no onze inicial? CORR

Um dos assuntos discutidos ontem no debate foi o peso dos jogadores de Jorge Mendes no plantel e se isso poderia provocar problemas internos com os não-Jorge Mendes.
No debate avancei com este número, que concretizo melhor: se o onze das primeiras jornadas for aquele que penso haverá apenas dois ou três jogadores da Gestifute em campo:
[castigado] Oblak (Berater)/Ederson (Gestifute)
Lionn (Berater?/CCA? António Araújo?)
Marcelo (CORR: Antonio Teixeira)
Nivaldo (Jorge Gama)
Edimar (António Araújo?)
Wires (Teixeira)
Tarantini (SportisUlisses Santos)
Filipe Augusto (Gestifute)
Esmael (ISM?Gestifute? CORR)
Tomás (Baidek?/International Foot?)
Braga (Teixeira)

O que mostra isto?
Uma coisa muito simples, mas que nem sempre é evidente: que Nuno vai escolher os melhores jogadores em cada momento, independentemente de terem este ou aquele empresário. O que Nuno quer é ganhar os jogos e isso não vai acontecer com empresários.

(PS - não é nada fácil, para quem está de fora, ter uma ideia definitiva sobre 'quem é quem' neste campo dos empresários; não só porque não há informação oficial, também porque os sites nem sempre estão atualizados [Marcelo e Filipe Augusto não constam no da Gestifute, por exemplo) e depois porque há volatilidade (Tomás aparece referenciado em dois, mas uma das fontes é o Transfermarket): o jogador muda com muita facilidade de empresário; finalmente, porque há associações internacionais entre empresários, o que pode indicar que têm mais do que um, para diferentes mercados; mas penso que, com um ou outro erro que aceito e assumo, a situação é perfeitamente clara)

CORRigido: depois de publicado este texto, chegaram-me vários contributos, que muito agradeço. Tinha a noção perfeita de que haveria erros, pelas razões expostas, mas o essencial está reforçado: Jorge Mendes tem três jogadores no onze inicial do Rio Ave, tantos como António Teixeira!