22.5.12

Gaspar confirma a saída

Gaspar confirma hoje no Record que não vai continuar no Rio Ave, como já se ia percebendo.

Mas, segundo se deduz da notícia, vai continuar a jogar futebol e até, quem sabe, na primeira divisão*. «Ainda tenho muito para dar ao futebol», diz. Sobre as razões da saída há uma frase que esclarece alguma coisa: «Felizmente há pessoas que não olham para os jogadores apenas como fonte de rendimento».

O meu comentário: ninguém ficará surpreendido com a saída Gaspar, embora a sua permanência também não fosse total surpresa! Incoerente? Penso que não. Do ponto de vista meramente futebolístico, precisamos de novos centrais e Gaspar já não é exatamente o mesmo que há dois anos foi o melhor jogador da temporada (nota-se sobretudo falta de velocidade). Cumpriu quando foi chamado? Sim. E ainda fez bons jogos pelo Rio Ave. Não seria titular esta época mas talvez fosse útil. Outra questão diferente, e que tem de ser uma prioridade no Rio Ave, é a necessidade de ter sempre meia dúzia de jogadores jovens 'no mercado', coisa que falhou esta época. Em resumo: foram cinco épocas, 128 jogos pelo Rio Ave, quase sempre como capitão, e só temos de estar gratos pelo que Gaspar fez com a nossa camisola. Ao contrário de outros que agora estão de saída, Gaspar deixou a sua marca! E não nos vamos esquecer dele.

* a notícia também diz que pode ficar na Liga de Honra; dois clubes são prováveis: o Trofense, ao pé de casa, e o Aves, que o quis contratar há dois anos.