18.2.12

(19ª Marítimo) Os jogadores devem fazer uma séria auto-crítica!

Há, como sempre, pelo menos duas maneiras de ver o jogo de ontem:
- o Marítimo é melhor, está muito mais confiante, marcou no primeiro lance que dispôs e beneficiou de um Rio Ave que ficou bastante intranquilo. Depois foi só gerir a vantagem e nisso os jogadores do Marítimo, não sendo nada de especial, são bons; trocam a bola, enervam e foram ganhando faltas. O campeonato do Rio Ave é outro e portanto esta foi uma derrota normal;
- o Rio Ave teve algum azar (sofrer o primeiro golo daquela maneira não ajuda nada) mas seria de esperar muito mais. Na primeira parte só existimos nos primeiros três e nos últimos cinco minutos e o golo de Braga até é um remate de fora da área. O que se conclui é que os índices de confiança estão muito baixos e que um golo nos deita logo abaixo.
Mas se é assim, como se explicam os primeiros 15 minutos da segunda parte, do melhor que vimos nesta temporada? Afinal o Rio Ave sabe jogar à bola! Mas só 15 minutos?
A minha perspectiva é, como imaginam, a segunda.
Reconheço o azar mas esperava muito mais.
Estou a pedir o impossível a estes jogadores?
Provavelmente sim, mas vou aceitar que são fracos? Vou dar-lhes um 'desconto'? Recuso-me! Continuarei a criticá-los, quando achar que merecem, porque são os nossos jogadores e temos de lhes exigir o máximo (ainda por cima para quem tem os ordenados em dia e alguns não tão pequenos como isso).
Também critico Brito, mas apenas pelas opções durante o jogo. Penso que devia ter arriscado mais quando tirou Wires, penso que Mendes (o melhor em campo) não devia ter saído (a menos que estivesse esgotado fisicamente) e penso que devíamos ter feito pelo menos os últimos 20' em 4-2-4 como aconteceu com a Académica.
Mas o mérito dos 15 minutos de excelente qualidade na segunda parte é em grande parte seu e também apoio o onze que escolheu.
Dou-lhe nota 2, porque responsabilizo mais os jogadores pela derrota.

PS - péssima arbitragem de Manuel Mota; não teve influência no resultado, não favoreceu  nenhuma das equipas, mas percebe-se que é fraco, que não sabe; tantos erros, tantas más decisões (dele e dos seus auxiliares). Um jogador que protege a cara num livre directo vê ser marcado penalti?????