12.9.11

Fecho de plantel

Já li críticas sobre o fecho de mercado acontecer apenas em 31 de Agosto e não antes do início do campeonato. Pessoalmente não tenho nada contra o facto de o mercado estar aberto até à data actual. Cabe aos clubes decidirem e definirem alvos e tentarem atingi-los na altura que considerem mais apropriada.
No caso do Rio Ave que, fruto da estabilidade directiva, financeira e desportiva, se tem virado para uma postura de alargada prospecção de mercado e de contratações que visam muito o futuro, custa-me compreender (para não dizer aceitar) que ainda no último dia de mercado se façam contratações para integrar o plantel principal. Por outro lado, dispensámos 4 jogadores que integraram convocatórias, sendo que dois deles chegaram a jogar. Correu mal a prospecção? Os jogadores não corresponderam? Foram oportunidades excepcionais as que se encontraram para reforçar o plantel? Poderá haver muitas explicações e justificações. Mas custa-me aceitar que em primeira instância e como prioridade não se esteja concentrado em encontrar as soluções certas e definitivas para a primeira equipa. Porque, honestamente, até parece que não foi. Quantas equipas têm a estabilidade que nós temos em termos de Direcção e equipa técnica? Foi a renovação de Brito que atrasou alguma coisa?
Seja como for, as indefinições em termos de plantel estão a pagar-se caras. Já no ano passado vivemos uma situação semelhante com os centrais. Este ano com o entra e sai tardio a equipa demora a encontrar-se. Eu acredito que vamos dar a volta por cima, mas também acredito que não havia necessidade. E o Sporting não é o melhor adversário para conquistarmos a primeira vitória.