13.6.11

A descida do futsal: três treinadores (o bom e o mau)

Como prometido, aqui fica o primeiro de vários textos sobre a descida da equipa de fusal.
Comecemos pelos três treinadores.
- Paulo Morim pareceu a escolha lógica no regresso à primeira divisão, mas saiu cedo de mais. Ainda  hoje não se conhecem todos os pormenores que ditaram a sua saída, mas é curioso que tenha acontecido depois de um jogo que não orientou (por estar castigado). Ainda assim, terá as suas responsabilidades, quer na escolha dos reforços quer pelos maus resultados nessas primeiras jornadas;
- Fernando Melo foi o treinador que fez mais jogos, mas isso não lhe permitiu fazer melhor do que o seu antecessor. Deixou o Rio Ave no mesmo lugar e saiu sem glória. Deveria ter saído antes, porque se é certo que houve um ou outro resultado bom, no geral esteve sempre abaixo.
- Raul Moreira é o menos culpado. Falhou o milagre, é verdade, mas não era legítimo pedir mais. A AMSAC era mesmo melhor e o Freixeiro tinha muito mais pontos. E a verdade é que conseguiu adiar a descida de divisão até ao limite do possível.
Assim sendo, nota negativa para Fernando Melo, nota neutra (mas a pender ligeiramente para o negativo) para Paulo Morim e nota positiva para Raul Moreira.

(amanhã: os reforços)