26.5.11

Luís Lourenço responde ao Reis do Ave (4)

(quarta de cinco questões)

O departamento médico trabalha sempre na sombra, mas há médicos de clubes da 1ªa Liga que vão tendo algum protagonismo na suas respectivas áreas. No seu caso, podemos falar de discrição completa. É de propósito?
Tenho a minha própria opinião sobre o que é um médico enquanto elemento de um grupo de trabalho no futebol profissional. A sua função fundamental é preservar o bem estar físico e psíquico dos elementos desse grupo, contando para isso com formação profissional na área de medicina deportiva, uma necessária competência na área médica,um gosto especial pelo jogo e um certo espírito de missão.
No Futebol Profissional o protagonismo principal terá que ser sempre daqueles que realmente proporcionam o próprio jogo. O médico terá sempre que se regozijar com a saúde dos seus atletas e durante o jogo deverá fundamentalmente estar atento aos lances que poderão por em causa a integridade física dos atletas.
Estarei sempre disponivel para emitir a minha opinião, no entanto entendo que a minha função passa muito mais por estar atento a quaisquer incidências que colidam com o bem estar físico dos elementos do grupo de trabalho.

(amanhã: a falta de reconhecimento público)