27.3.11

V.Olivais - futsal: falta de qualidade = derrota

Quando alguma coisa me incomoda a ver o Rio Ave opto por não escrever logo.
Foi o que aconteceu ontem no jogo de futsal entre o Rio Ave e o Vitória de Olivais, a equipa que estava imediatamente atrás na classificação.
O Rio Ave perdeu e esta derrota não deixará de ter consequências (pelo menos desportivas).
O que é que me incomodou?
Desde logo queria dizer que não faltou empenho aos jogadores. Faltou discernimento, alguma concentração, também sorte, mas empenho não. Alguns correram até caírem para o lado.
Enquanto o V. Olivais é uma equipa muito bem orientada, com jogadores pouco mais do que medianos, a equipa do Rio Ave é tecnicamente um 'barco à deriva', que atacou muito mas sempre em força e com base na insistência ('fé em Deus...' que a bola há-de entrar!). Cada vez que o V. Olivais contra-atacava, em jogadas estudadas, perfeitamente ensaiadas nos treinos, nós ficávamos a ver. E a esperar que Alex defendesse. Um lição táctica, foi aquilo que o V. Olivais veio dar a Vila do Conde.
Como se isto não bastasse, quando os de Lisboa empataram o Rio Ave foi incapaz de responder com o guarda-redes avançado, como se o empate fosse um bom resultado (ouvi o treinador-adjunto do Rio Ave dizer à Linear que não recorreram a essa solução porque não a treinaram, mas nem quero crer que seja possível, porque então seria mau de mais!).
Para além da falta de qualidade táctica, houve ainda outro factor que muito contribuiu para a derrota: parece-me que a equipa não recuperou da derrota em Gaia, na última jornada, e - destacando mais uma vez a entrega dos atletas - a verdade é que os jogadores pareciam estar um pouco apáticos, mais lentos do que o costume, aqui e ali como que desnorteados.
Resultado injusto? Talvez o empate fosse mais justo (se contarmos as oportunidades de golo), mas o V. Olivais teve mais alma, mais cabeça e mais qualidade. Nós só tivemos mais coração!
(foto AVL)
PS - jogadores que se tenham destacado na nossa equipa? Bem, Alex voltou a ser o melhor; Ricardo Santos esteve muito abaixo; Jaime nem se fala. Libório idem aspas; Camarão ou Pontes quase não se viram; Ramada fez o pior jogo dos últimos meses, Teixeira continua sem mostrar as qualidades que o trouxeram para Vila do Conde. Exibições positivas? Talvez Lipa e Bruno Miguel, que marcou o (bonito) golo do Rio Ave.