15.3.11

O presidente e o treinador (ACT)

Até que ponto pode um presidente impor ao seu treinador que jogue determinado jogador?
Dito por outras palavras, pode ou não o presidente de um clube de futebol exigir que determinado jogador seja escolhido pelo treinador?
Do meu ponto de vista, em determinadas circunstâncias, pode.
A primeira preocupação do treinador deve ser escolher aqueles que, em cada momento, considera os melhores para atingir os resultados que lhe pedem (e portanto não tem de ser sensível a questões como a necessidade de valorizar determinado jogador, que pode vir a resultar em vendas). Há, como em tudo, uns mais sensíveis do que outros a esta questão.
Não estando o treinador muito preocupado com essa questão, deve o presidente impor a sua vontade?
Em determinadas circunstâncias, em que os resultados desportivos já não sejam o mais importante, pode. Mesmo sabendo que: o treinador aceita contrariado e pode abrir-se um conflito; o treinador não aceita e vai ser preciso demiti-lo a seguir.
O ideal é que haja uma sintonia entre ambos e um equilíbrio nas áreas de influência de cada um. Mas não é o treinador que gere o clube, é o presidente! É o presidente quem vai pagar ao treinador...

ACTualizo, com o resto da reflexão: ... mas uma coisa é a intervenção do presidente do clube ter sido feita 'a tempo', outra é ter sido feita quando já havia um onze definido, com os jogadores a ficarem a saber o que se passou (não dá bom ambiente);