31.12.10

Balanço de 2010 - Atleta, figura e acontecimento do ano

GIL:
Atleta do Ano - João Tomás.
O João praticamente só esteve meio ano connosco, mas a sua presença ou falta dela fizeram e fazem ainda toda a diferença. Não sendo insubstituível, tem sido indispensável para levar o Rio Ave à concretização do objectivo de manutenção. Após a sua saída para as Arábias em Fevereiro, o Rio Ave apenas venceu por 3 vezes e empatou por 5 ocasiões, marcando apenas 8 golos em 16 jogos. Já na nova época é o melhor marcador do clube, leva 60% dos golos marcados para a Liga. Não há como esconder, Tomás é fundamental e o jogador que individualmente mais peso teve em campo no ano de 2010.
Menção honrosa – Gaspar.
Não só por ter sido o Rei de 2009-2010, mas também porque continua pendular na nova época.
Figura do ano – Henrique Maia.Discreto e eficaz. A sua saída levantou algumas ondas, o que só demonstra que tinha imenso peso na estrutura que António Silva Campos lidera. Rejeitou a polémica, guardou para si o que havia para conter e até integra de novo os órgãos sociais do clube. Por ter agido com subtileza e serenidade, é a figura do ano (e uma espécie de reserva de luxo).
Menção honrosa 1 – António Silva Campos.
Reeleito presidente, continua a fazer do Rio Ave um clube tranquilo e orgulhoso de si mesmo.
Menção honrosa 2 – Paulo Morim.
Não sendo eu grande fã de futsal, congratulo-me pelo regresso à 1ª divisão pelas mãos deste treinador.
Acontecimento do ano – A manutenção na 1ª Liga: Há 3 grandes acontecimentos a marcar 2010: a subida do futsal, a manutenção da equipa de futebol profissional na 1ª Liga e as eleições. Duas com peso desportivo, outra com peso administrativo. Manter ASC na presidência é sinal que a estabilidade vai continuar, mas garantir a permanência na 1ª Liga é o objectivo principal do clube, logo aquele que eu considero o facto do ano.

JPM:
- o atleta do ano: João Tomás: pelo que fez na segunda metade do ano e pela falta que fez na primeira. O seu fantasma esteve sempre presente. O melhor avançado que passou em Vila do Conde desde Armando Fati, esse furacão que o futebol português já não lembra;
- menções honrosas para Fábio Faria e Gaspar: o primeiro porque, além de ser um jogador da formação, foi sempre um excelente profissional, e o segundo porque merece ser o Rei!
- personalidade do ano: António Silva Campos: estatisticamente era quase impossível um ano melhor!
- menção honrosa para Pedro Cunha, treinador dos juniores: tem vindo a fazer um trabalho de grande qualidade e sem o devido reconhecimento;
- o acontecimento do ano: a manutenção na primeira divisão; com o Rio Ave na primeira divisão tudo é diferente. É sempre uma vitória consegui-lo!

(amanhã: os melhores onzes do ano)

Sem comentários: