19.10.10

Balanço do mandato de ASC - as finanças (ACT com foto)

Depois do património, os dinheiros.

O tempo em que havia salários em atraso no Rio Ave não está muito distante e ASC prometeu que, com ele a presidente, isso não aconteceria. Cumpriu (aliás, segundo julgo saber, já está novamente a cumprir - e, também segundo julgo saber, sem exigir juros do dinheiro que avança).
Por outro lado, o passivo foi sendo reduzido (veremos em quanto está, na próxima AG), ainda que beneficiando das vendas feitas no final do mandato de Paulo de Carvalho (no final da última época não houve vendas significativas). Mas também há mérito de ASC, que, por exemplo, tem feito uma gestão cuidada, a ponto de as obras no Estádio não agravarem os orçamentos;

Finalmente, como na altura aplaudi, ASC, quando entrou ,entendeu regularizar as contas do Rio Ave, acabando com pagamentos paralelos, que vinham do passado (daí o tal orçamento recorde, que impressionou toda a gente).
Como elemento menos positivo, e que resulta também da falta de informação sobre os negócios, o facto de se vender muito barato (acho eu...).

Em resumo: nota 4 (até 5) para ASC, que teve na parte financeira um dos trunfos deste mandato. Como lembrava recentemente o presidente da AG, o Rio Ave é um clube hoje mais respeitado do que no passado (sem que isto represente, pelo menos da minha parte, uma crítica aos anteriores presidentes) e isso deve-se bastante às questões financeiras.

Gil: subscrevo na íntegra o que diz o João Paulo. ASC ainda pode melhorar sobretudo no que toca aos negócios das transferências, mas tem o mérito de não ter estragado o bom que vinha de trás e ajudou a trazer alguma moralidade ao orçamento com a equipa de futebol. Sim, o Rio Ave está mais credível para os jogadores, para já não há grandes dividendos disso, mas acredito que o tempo lhe dê razão em declarar tudo e sobretudo por cumprir com a palavra.