19.9.10

5ªj - Académica: eu acho que não merecemos mais

Custa-me ter de dizer que o Rio Ave não teve mais porque não mereceu.
Mas vamos por partes: houve erros de arbitragem? Sim, mas não foram todos contra nós. Jogámos mal, ocupámos mal os espaços e não soubemos neutralizar o futebol mais esclarecido do adversário. Acho que foi culpa nossa não ter vencido o jogo. Quando se tem mais um jogador que o adversário, não se pode andar a correr atrás da bola pelo campo fora, não a recuperando e vendo que o opositor encontrava sempre alguém livre para receber a bola e lançar perigosos contra-ataques. A nossa equipa está sem alma, está abatida pela falta de pontos, fica ansiosa e medrosa na hora de defender, tem um meio-campo que está sempre a ver jogar. Os nossos 3 médios que parece que nunca sabem onde devem ficar no terreno, dão espaços para o adversário jogar e têm em Felício um criativo que ainda está a aprender as artes do controlo de jogo. Depois estamos com laterais deprimidos. E depois ainda, com uma pontaria desgraçada para os postes e a trave.
Hoje não gostei de ver que Yazalde raramente era opção de passe, ele que quando arrancava deixava Pedro Costa a ver-lhe sempre as costas. E por isso não gostei que tivesse saído. E, mais uma vez, detestei o nosso meio-campo. Acredito que é o sector onde é preciso mais ajustes.
Duas coisas para terminar: primeira, dou 2 a Carlos Brito. Não era necessário tanto avançado. Era necessário ordem no meio-campo. O mais parecido com isso, mesmo assim escasso, que se conseguiu foi a entrada de Braga que, não sendo brilhante, repôs algum equilíbrio na forma de a equipa se posicionar. Os resultados têm de aparecer, mister. Eu que até acredito numa melhoria começo a ficar desconfiado. Segunda, Wires tem vindo a decair de há muito tempo para cá. Não me lembro de uma exibição de encher o olho há muito tempo. Que se passa?