30.7.10

Uma das 'surpresas' da pré-temporada (ACT)

Faremos o balanço da pré-temporada no momento certo, mas há uma coisa que é possível perceber desde já: ao contrário do que eu próprio admitia, Brito não ensaiou o 4-4-2, o que faria algum sentido devido às características e quantidade de jogadores que podem encaixar nesse sistema (um losango, com Chaves/Wires/Vitor Gomes mais recuado, Braga na direita, Felicio na esquerda e Vítor Gomes/Tarantini no topo e dois avançados, como Tomás ou Yazalde/Cícero)

Se Brito estivesse a pensar em recorrer mais vezes ao 4-4-2 já o teríamos visto em jogos de preparação e isso não aconteceu. Ou seja, continuaremos em 4-3-3.

ACTualizo: este texto podia ter esperado algumas horas e já não era escrito... É que acabo de ler no Record que, ontem, no jogo-treino com os juniores, Brito ensaiou precisamente o losando, «uma inovação que permitiu juntar Tomás e Cícero no ataque» (de acordo com o esquema do jornal, Júlio ALves foi trinco, Braga na direita, Mendes a pivô e Chaves a médio esquerdo; é um pouco estranho mas é o que lá está); O Jogo diz que foi só na segunda parte.