13.1.10

(TaçaLiga - Nacional) Faltou (falta...) qualquer coisa

No sábado escrevi que «infelizmente, todos saímos do estádio com a ideia de que o Benfica mereceu ganhar»; hoje saímos todos dos Arcos com a impressão de que o Rio Ave não ganhou porque 'não quis'. Mora não fez uma defesa na segunda parte (o Nacional marcou um golo na primeira  mas desistiu de mudar o resultado na segunda!).
Claro que o relvado não ajudou, que o vento foi um obstáculo (perdemos três ou quatro cantos em que a bola não chegou a entrar nas quatros linhas - não me lembro de ver uma coisa assim!), mas faltou força e - é uma crítica a Brito - audácia/garra na última meia hora (com o vento claramente a favor).
Pareceu-me que o nosso treinador ficou relativamente satisfeito com o empate, que dá quatro pontos e mantém o Rio Ave na luta pelo apuramento. Digo isto baseado em quê? No facto de só ter feito duas substituições e de ter mantido até final o 4-3-3 (o 4-3-3 está para Brito como o casamento está para os católicos - até que a morte os separe!). Dou nota 1 a Brito por isso.
Atenção: o Rio Ave fez uma primeira parte muito boa (não sei mesmo se não foi a melhor primeira parte desta época futebolística, o que atendendo ao relvado e ao tempo é ao mesmo tempo estranho e notável) e se o resultado ao intervalo fosse de 3 ou 4-1 seria normal. Depois, na segunda, caiu radicalmente.
Desiludido? Não exactamente. Talvez desanimado. Continuo sem ver o Rio Ave ganhar. Mas a vitória domingo é muito mais importante.

PS - o relvado lá se aguentou, mas vai ser preciso poupá-lo estes dias.