21.1.10

(Taça; Guimarães) Houve vontade e força!

Gostei bastante da exibição do Rio Ave; aquilo que faltou nos últimos jogos (sobretudo no último) não faltou ontem: determinação, vontade e força.
O Rio Ave entrou muito bem em jogo e adiantou-se no marcador justamente.
Claro que o Vitória é melhor, tem melhores jogadores e até estava mais fresco fisicamente. Mas o Rio Ave esteve globalmente bem (excepto, talvez, no início da segunda parte, quando se percebeu que o nosso meio campo não estava a segurar a bola).
Além do mais entrámos em campo sem o nosso ponta de lança (o Vidal dizia, com alguma razão, que entrámos a perder). Ou seja, por tudo isto, a equipa revelou maturidade, personalidade e uma força que eu não imaginava.
A defesa esteve muito bem (Magno e Sílvio a brilharem, os centrais também, apesar de algumas fífias menos comuns), Vila Boas mostrou que é insubstituível e ontem apareceu Bruno Gama (e, no momento-chave, também apareceu Mora, claro). Magno, já o disse, foi o melhor em campo, com destaques muito bons para Sílvio, Gama e Vilas Boas.
Para Brito nota 3: desenhou o onze possível (e não havia muitas alternativas) e soube motivar os jogadores (quando corre mal a responsabilidade é sua, quando corre bem também deve merecer os louros). Mas, sobretudo, é 3 e não 2 pelas declarações finais. Pela coragem de responder a Paulo Sérgio e de defender a equipa e o clube. Pela atitude de 'não levar desaforo' para casa! Obrigado, Brito.

PS - não me pareceu falta para penalti aquele que Vitor Gomes falhou. Felizmente o Rio Ave não venceu com esse lapso do árbitro.