17.1.10

16ª j - Leiria - Virar muito mal o campeonato

Chegar em duas jornadas consecutivas a casa saído do estádio e ter a sensação que perdemos e perdemos muito bem, não é coisa que me agrade.

Mas foi o que aconteceu, perdemos e perdemos muito bem, contra um Leiria que jogou sempre organizado e concentrado, com certeza nos passes, encaminhando a bola sempre para onde havia gente sua, passando pelo estático Rio Ave com demasiada facilidade. O terreno estava mau nalgumas zonas, mas aguentou-se, quem esteve mal foi unicamente o Rio Ave.

As alterações na equipa inicial eram obrigatórias, mas acho que Brito esteve muito infeliz. Chaves a trinco foi ineficaz e a Vitor Gomes e a Wires faltou esclarecimento. Evandro voltou a ser um fantasma em campo, Tomás estava só e quando muito cheirava a bola de longe a longe. Bruno Gama escapou e a defesa aguentou-se, com a excepção de Mora que hesitou a sair no primeiro golo e abdicou sempre de barreiras mais compactas nos livres de Ronny, com os maus resultados que se viu para nós.

Porquê Evandro no onze inicial? A meio da semana afirmei que foi o melhor Evandro que vi em muito tempo, mas sempre achei que fôra titular por se tratar de um jogo de Taça. Sidnei nesse jogo entrou e esteve muito bem. Hoje ficou no banco e nem primeira opção foi a saltar do banco, quando foi Evandro a sair do jogo. Por outro lado, em dia que se fala de novo reforço que até esteve na bancada, causa-me alguma estranheza que esse novo elemento não venha ou para o centro do meio-campo ou para o centro do ataque. No meio-campo falta um pensador (Silas foi um gigante com a bola nos pés e fez uma gato-sapato dos nossos médios) e isso está a ser cada vez mais evidente. Para mim, neste momento é o nosso sector mais débil.

Eu continuo a acreditar na equipa. Acho que temos argumentos suficientes para nos mantermos sem passar por grandes aflições, mesmo concordando com Brito que a partir de agora vai ser mais complicado, porque quem estava pior foi reforçar-se. Acho ainda que esta pausa a competir para as Taças nos vai fazer bem. E ainda acho que deve ser dada uma oportunidade a outros jogadores, a Terroso, a Wesllem, para compensar os momentos menos bons de alguns dos seus colegas que têm jogado mais.

Carlos Brito leva 1. Ele terá os seus motivos para deixar Sidnei no banco, mas não gostei que tivesse Chaves no míolo do meio-campo, não gostei que fosse Chidi o primeiro a entrar para o ataque e não gostei de perder. Mexeu cedo na equipa, mas as suas escolhas correram mal.