21.12.09

Ainda Guimarães

No lançamento do jogo de sábado em Guimarães e já no interior do estádio, afirmei que estava pouca gente. Depois os números oficiais indicaram qualquer coisa como 10 mil espectadores. Admitamos que de Vila do Conde havia 500 visitantes. 9500 adeptos do Vitória, naturais do concelho.

Se pensarmos que Gumarães tem uma população de cerca de 160 mil pessoas, estiveram no estádio cerca de 6% da população do concelho. Se é muito ou pouco, sinceramente não sei. Sei que em Vila do Conde as assistências foram em média de 2460 adeptos. Admitindo que Vila do Conde tem cerca de 75 mil habitantes, é uma percentagem de 3,3%, grosso modo (menos até, porque não descontei os adeptos dos clubes visitantes). Pouco mais de metade da que tem o Guimarães que é 4º na tabela de assistências desta temporada (já nós...).

Acho que é deveras pouco e é sempre possível fazer mais. Seja com entrada de novos sócios, seja de que forma for. A crise, o preço dos bilhetes, as más condições do estádio (?) não explicam tudo. Este voltar de costas tem de mudar.

Será por causa disto?