29.7.09

Sim, era este o central (Jeferson)!

Os leitores deste blogue não ficarão surpreendidos com a notícia: o Rio Ave contratou o central brasileiro Jeferson. Desde domingo que as notícias que aqui fomos deixando apontavam para este desfecho.
As indicações que chegam do Brasil são boas, ainda por cima trata-se de um esquerdino (que faz falta ao plantel e que bem pode complementar Gaspar, mais habituado a dar para a direita); de tal maneira que em Setúbal Azenha ficou zangado por ter perdido o jogador.
Em Rio Preto dizem o melhor de Jeferson: «O clube português contará por ano com o jogador revelado nas categorias de base do "Glorinha". É uma pena. Um de nossos melhores valores sendo rifado a preço de banana...»

O meu comentário: o avançado até pode ficar para Janeiro, pelo que o plantel quase se pode considerar fechado; se Gaspar é o principal candidato a um dos lugares no centro da defesa, Jeferson vem para o outro? E Fábio Faria? Caro Fábio, há que aproveitar as oportunidades que vierem a surgir, a começar já por logo?
Já agora, pode o Rio Ave ser acusado de ter contratado um jogador que estava 'comprometido' com outro clube? A verdade é que, se fosse connosco, também não gostaríamos (não esquecer que ele chegou a dizer coisas como «Estou entusiasmado, venho para um clube com história, com gente que vai ao futebol, gente que honra os seus compromissos, com história e taças ganhas»), mas por um lado Jeferson não estava comprometido com o Setúbal (que demorou a oficializar o contrato) e por outro, tanto quanto julgo saber, o seu empresário garantiu aos responsáveis pelo Rio Ave que se tratava de um jogador livre (se não ficasse em Setúbal ia para outro clube); se pelo menos desde sábado estava claro que Jeferson não ficava em Setúbal, estes dias terão servido para o empresário esclarecer as questões do empréstimo e para que não ficasse a ideia de um 'roubo'.