20.7.09

A questão central

Fica-me do jogo de sábado que a equipa que será titular está mais próxima da que jogou na primeira parte. Há três posições estão para mim em aberto: o central que jogará ao lado de Gaspar, e dois dos três médios. Pareceu-me que Brito não quis colocar Gaspar e Bruno Mendes na mesma equipa porque não quis jogar com dois adaptados na segunda parte. Por outro lado, sempre deu para ele ver Vilas Boas a regressar à sua posição original.
No meio-campo, se Adriano está numa fase de ambientação, já Vitor Gomes na segunda equipa foi mais empreendedor e disponível que R. Chaves e parece-me ter ganho vantagem. Entre estes três um ficará de fora, tenho Wires como intocável.
No ataque, apesar de mexido e de até ter feito um golo, Chidi foi perdulário e não é o ponta de lança que precisamos.

Por isso a questão é mesmo central: falta um defesa e um ponta de lança. E o míolo, em minha opinião, ainda não está definido.

O meu comentário (JPM): só concordo contigo relativamente a Bruno Mendes, que - tendencialmente - não será o central que Brito quer para titular; já no meio campo, acho que Wires vai ser sacrificado; para mim a dúvida não é Wires; é se Ricardo Chaves será titular; Vilas Boas, Vítor Gomes e Adriano serão talvez os titulares; veremos...; o ataque é o único sector sem dúvidas (com os actuais elementos): Sidnei, Tomás e Bruno Gama;

O meu comentário (GIL) ao teu: comparativamente, acho Wires melhor "equipado" que Chaves. É mais móvel, mais rápido, mais polivalente (médio ou defesa), mais participativo. A única vantagem (?) de Chaves é ser o único médio canhoto da equipa (Ricardo Martins também é, mas não creio que seja aposta do treinador).